Pós-Graduação em Direito Tributário é ferramenta adequada aos desafios da arrecadação de impostos no Brasil

Os múltiplos desafios encontrados no conjunto das leis reguladoras de arrecadação de impostos no Brasil exigem dos profissionais de Direito constante atualização no que se refere aos princípios e à jurisprudência que regem as atividades na área. Focado nesta necessidade do mercado de trabalho, o Centro Universitário Moura Lacerda tornou-se pioneiro entre as instituições privadas de Ribeirão Preto a oferecer uma Pós-Graduação em Direito Tributário. Por conta da especificidade do tema, o público-alvo é ampliado, abrangendo, por exemplo, economistas e contabilistas.

Entre os 23 módulos do curso destacam-se aqueles que abordam os principais tributos brasileiros, como Imposto sobre a Renda, ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), IOF (Imposto sobre Operações Financeiras – Crédito, Câmbio e Seguros), PIS (Programa de Integração Social), Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), ITR (Imposto Territorial Rural) e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

 

Relevância no mercado de trabalho

 

A grade curricular é resultado de pesquisas feitas com alunos e ex-alunos na região de Ribeirão Preto. “Percebemos que as áreas mais procuradas para uma Pós-Graduação são Tributária, Trabalhista e Penal. Porém, nenhuma instituição privada da cidade oferecia a especialização nesta primeira”, explica Jaime Bulos, professor e coordenador da Pós-Graduação. “Além disso, como no Curso de Direito do Moura Lacerda temos um ano da grade para estudos dedicados à área Tributária, a Pós funciona como um aprofundamento de aspectos próprios desse setor, capacitando o profissional para que tenha maior relevância no mercado de trabalho”, completa. O curso tem duração de 18 meses, com aulas três vezes por mês, aos sábados, das 8 às 17 horas.

Segundo Bulos, com a presença ativa de um Corpo Docente composto por mestres e doutores, o curso oferece aos alunos um conteúdo adequado ao mercado, associando ciência e experiência. “Nossa Pós-Graduação é focada na aplicação prática, com resolução de casos concretos e discussões que possibilitam reflexões sobre os principais problemas do Direito Tributário contemporâneo”, diz. A abordagem técnico-científica proporciona as diretrizes e as condições necessárias para uma atuação na advocacia contenciosa ou consultiva, bem como na elaboração de planejamento tributário e na capacitação para a docência do ensino superior.

 

Escolha certa

 

O coordenador da Pós-Graduação em Direito Tributário do Centro Universitário Moura Lacerda lembra que o profissional que procura por um curso específico como este está um passo à frente de sua concorrência. No entanto, como o setor possui um amplo leque de oportunidades, Jaime Bulos dá dicas para o recém-formado escolher. “O primeiro passo é optar por uma especialização que esteja alinhada às habilidades pessoais e às competências de cada um. Procurar pela área com a qual mais se identificou na Graduação também pode eliminar dúvidas. Vale lembrar que uma Pós é uma extensão dos estudos. É preciso disciplina e acreditar na capacidade de aprendizagem. Neste caso, a instituição de ensino também deve refletir positivamente na escolha”, conclui.

 

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3911-6828 | (16) 3443-3443 | (16) 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. – Snapchat: milagredoverbo

Compartilhe: