Museu Casa de Portinari e Moura Lacerda levam arte, recreação e inclusão a Brodowski
A 8ª edição do Projeto Encontros Plures aconteceu em parceria com o Museu Casa de Portinari, na atividade mensal “Domingo com Arte”
O Projeto Encontros Plures Moura Lacerda, em sua 8ª edição, se uniu ao Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, de Brodowski (SP), para realizar “Domingo com Arte”, no último dia 8 de setembro.
O Curso de Pedagogia do Centro Universitário Moura Lacerda, com o apoio do Nuace (Núcleo de Acessibilidade), levou ao evento a sua Brinquedoteca Inclusiva, construída pelas próprias estudantes, e instalação musical, feitas com materiais recicláveis, jogos sensoriais e oficinas lúdicas.
Um dos objetivos do “Domingo com Arte”, segundo a organização da atividade mensal, é proporcionar ao visitante contato direto com os artistas no momento de sua produção, o que possibilita troca de impressões e partilha de conhecimentos. A ação é sempre aberta a todos os artistas e ao público em geral, como uma experiência de interação entre a arte e a comunidade.
“Este é um dos papéis sociais de um museu, porque ultrapassa a preservação da memória e valoriza o indivíduo e sua relação com outro. A obra de Portinari traz, também, essa mensagem de fortalecimento dos laços entre as pessoas, da comunidade, uma busca, de fato, pela vivência de uma cultura de paz entre os homens. E a parceria com o Moura Lacerda foi muito importante por possibilitar essa transversalidade com as oficinas sensoriais e a brinquedoteca”, afirmou Cristiane Maria Patrici, gerente de Unidade do Museu Casa de Portinari.
Pedagogia e inclusão na esplanada
Alunas do Curso de Pedagogia e do Curso de Extensão em Educação Inclusiva atuaram como monitoras e desenvolveram atividades com as crianças na Esplanada Cândido Portinari, em frente ao museu, em Brodowski. Ao todo foram 34 estudantes.
Fátima Regina Silva Bocalom, formada em Magistério, ficou 25 anos sem lecionar. Foi fazer Pedagogia no Moura Lacerda para se reciclar e melhorar seu posicionamento no mercado de trabalho. Aluna do 6º período da Graduação, foi responsável por adaptar jogos da memória texturizados para mostrar, a quem não tem deficiência visual ou cegueira, mas com venda nos olhos, como é uma pequena porção do mundo de quem é deficiente visual. Após a faculdade quer continuar o trabalho de criar materiais para a formação de professores em Educação Especial.
Aluna do 4º período de Pedagogia e do Curso de Extensão em Educação Inclusiva, Anna Helena Albanez D´Azevedo disse que escolheu o Moura Lacerda pela opção de fazer o curso no período da manhã e pelo Centro Universitário oferecer, prioritariamente, aulas presenciais. “Aqui aprofundo meus estudos em Educação Especial. Em escolas públicas vi alunos com problemas de aprendizagem ou notadamente com algum espectro de autismo serem isoladas e até ignoradas por professores. Quero trabalhar para mudar isso”, contou.