Palestra sobre empreendedorismo agita alunos do Moura Lacerda
Carla Sarni comandou uma apresentação focada em paciência, atenção, ousadia e espírito empreendedor; rede de clínicas odontológicas é a maior do paísPara se obter conquistas na profissão a coragem de arriscar e a construção de uma carreira sólida são elementos fundamentais na vida do empreendedor. E foi isso que a dentista e proprietária da Sorridents, maior rede de clínicas odontológicos do Brasil, Carla Sarni, mostrou aos convidados de sua palestra Como alcançar o sucesso com atitudes empreendedoras, ministrada no Moura Lacerda na última quinta-feira (30/8). O evento foi direcionado aos alunos dos cursos de Administração e de graduações tecnológicas do Centro Universitário.No início da apresentação a profissional contou um pouco sobre suas dificuldades no ingresso da faculdade e como conseguiu vencer as barreiras ao longo de sua graduação e de sua colocação no mercado. Carla relatou ainda sua preocupação com a saúde e o bem-estar de pessoas de baixa renda e como isso, além da ousadia e visão de futuro, a ajudaram a montar sua primeira clínica. Atualmente a Sorridents conta com 183 franquias em todo o país e é a segunda do mundo, ficando atrás apenas da Espanha.A sequência ficou por conta de uma importante lição cuja essência é ter paciência e construir relacionamentos duradouros. “A juventude hoje está muito ansiosa e o ato de esperar virou um desafio. É preciso estudar e ter determinação. O que todos devemos saber é que a vida germina o que se planta. Então cultive flores e deixe que o tempo faça com que elas cresçam. Outro fator importante é nunca ser esquecido pelas pessoas. Faça amizades, seja atencioso e conquiste tudo com muito mais prazer”, comenta.
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brAna Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.brConfira outras fotos desse evento em nosso Flickr e Facebook
Colégio Moura Lacerda/Jaboticabal é campeão dos Jogos Escolares
Os alunos do Colégio Moura Lacerda da Unidade III Campus Jaboticabal alcançaram o primeiro lugar na classificação geral na categoria Mirim da segunda edição dos Jogos Escolares. O evento aconteceu na cidade de 22 a 28 de agosto e foi realizado no Clube da Prefeitura, no Ginásio de Esportes e na Sociedade Mascagni. O torneio contou com cerca de 1500 competidores de 22 escolas diferentes.A conquista de tão grandioso prêmio veio por meio da soma do quadro de medalhas de algumas modalidades participantes. As equipes foram dividas em pré-mirim e mirim masculino, de 11 e de 12 a 14 anos, respectivamente, e mirim feminino. Já as modalidades disputadas foram karatê, futsal, futebol mini para os meninos e karatê, basquete e handebol para as meninas.As estudantes também tiveram uma atuação fundamental no atletismo, o que possibilitou medalhas de prata e bronze e o troféu de 3º lugar na classificação geral. No karatê a atleta Andrea Luiza Veiga Henrique conseguiu medalha de prata, além do troféu de vice-campeã. Já no handebol e no basquete ganharam medalhas de ouro e troféus de campeãs também nas duas modalidades.Segundo o diretor de esportes da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Jaboticabal, João Pifer, a participação dos alunos demonstrou, acima de tudo, o espírito de organização, competitividade, lealdade e respeito em todos os jogos disputados. “Parabenizo à toda direção do Colégio Moura Lacerda através dos coordenadores Fábio, Profa. Cristina e Profa. Mila, á todos os profissionais de educação física, aos alunos e suas família pela brilhante participação nos 2º Jogos Escolares Municipal de Jaboticabal, conquistando o título de campeão geral. Esperamos que na edição de 2013, o Colégio Moura Lacerda participe dos Jogos Escolares com a mesma garra”, concluiu João. Para a coordenadora pedagógica do Colégio Maria Cristina de Souza Petracca o lugar de destaque funcionou como um reconhecimento pela excelência e tradição da Instituição Moura Lacerda. “A participação e os ganhos permitiram o resgate de valores como respeito, união e amizade. Recebemos até a torcida de outras escolas que partilharam da nossa alegria, pois era possível perceber que estávamos competindo com lealdade, garra e, acima de tudo, com muita dignidade. Para nós, coordenadores do Colégio Moura Lacerda, essa conquista foi a concretização de um sonho de poder ver o nosso colégio num merecido lugar de destaque, principalmente por exercer um trabalho em prol de uma educação de qualidade, pautada na formação integral do ser humano”, conclui Maria Cristina.A aluna do sétimo ano e vice-campeã de karatê, Andrea Luiza Veiga Henrique, conta que a experiência vivida foi motivo de satisfação e honra. “Para mim tudo é uma grande aventura, principalmente por conhecer pessoas e lugares novos, sem contar que representar a escola foi um orgulho muito grande pois foi aqui que aprendi a ler, a escrever e foi o local onde cresci. Treino com a esperança de um dia participar de um campeonato mundial, finaliza Andrea.O Centro Universitário Moura Lacerda parabeniza os alunos, porfessores e coordenação do Colégio Moura Lacerda, Unid. III/Jaboticabal pela conquista do primeiro lugar, na classificação geral – categoria mirim, do 2º Jogos Escolares, realizado em Jaboticabal/SP.
Fale, Professor: Fabrício Garcia
No último dia 2 de agosto o julgamento do Mensalão no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, teve início. As principais acusações em pauta foram formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupções ativa e passiva. Para discutir um pouco do tema convidamos o docente Fabrício Garcia para participar desta edição do “Fale Professor”.
Como o profissional de Direito pode atuar em crimes como este? Ele precisa ter alguma formação específica? Qual?
É importante frisar, inicialmente, que, conforme expressa o Artigo 133 da nossa Constituição Federal “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”. Sendo assim, é importante que se esclareça que as críticas recentemente feitas por alguns órgãos de imprensa aos advogados que estão defendendo os interesses dos acusados no processo do mensalão, não procedem. O direito de defesa é uma das “vigas mestras” do nosso Estado Democrático de Direito, até porque ninguém poderá ser considerado culpado até que sobrevenha o julgamento definitivo da causa. Não se confundem as figuras do defensor e a do acusado. Por isso, a atuação do advogado, em crimes como este, é no sentido de defender, de forma intransigente, os interesses de seu cliente. Neste sentido, compete ao advogado a utilização de todos os meios de prova permitidos pela legislação para que demonstre a inocência de seu cliente ou a insuficiência de provas contra ele. Para atuar em casos como este, o advogado, além do conhecimento do direito constitucional, que é disciplina básica para o exercício da profissão, deve-se ter profundo conhecimento do direito penal e possuir o dom da oratória. No que se refere à titulação acadêmica, não há necessidade de se possuir formação específica para atuar na área. Exige-se, apenas, a graduação e a aprovação no exame da OAB.
Você acredita que com o andamento atual do processo o desfecho terá consequências positivas para o país? Você acredita em mudanças?
Creio que, independente de qualquer caso, o simples fato de, no Brasil, um Tribunal Superior, como é o caso do Supremo Tribunal Federal (STF), poder julgar com imparcialidade políticos, do alto escalão, envolvidos em escândalo de corrupção já é uma conquista significativa para a consolidação de nossas instituições democráticas. Como sou uma pessoa bastante otimista, acredito que a sociedade brasileira esteja se conscientizando, ainda que de forma bastante inicial da importância de sua participação nas decisões políticas do país. Um exemplo é a lei da ficha limpa, cujo projeto foi levado ao Congresso Nacional por iniciativa da população brasileira. Este é o nosso papel como cidadão, ou seja, o de fiscalizar os agentes e os órgãos públicos, no sentido de exigir mudanças e denunciar irregularidades.
E os brasileiros, estão reagindo com mais consciência? Como você vê o acompanhamento da nação em relação ao processo?
Parece-me que sim. Boa parte da população tem consciência da importância deste processo. Frequentemente, os meios de comunicação têm divulgado o resumo das sessões do julgamento. Este é, sem dúvida, o julgamento mais aguardado da história do Supremo Tribunal Federal.
Fundadora do maior grupo de redes odontológicas do país ministra palestra no Moura Lacerda
Evento é voltado para estudantes dos cursos de Administração e de graduações tecnológicas e contará com a presença de Carla Sarni, presidente da maior rede de clínicas odontológicas do BrasilOs alunos dos cursos de Administração e das graduações tecnológicas do Centro Universitário Moura Lacerda poderão enriquecer seus conhecimentos ou alavancar seus negócios com a palestra Como obter sucesso com o empreendedorismo, que será ministrada pela dentista Carla Sarni, nesta quinta-feira (30/8), na unidade I/Sede da Instituição. A profissional é presidente e fundadora do maior grupo de redes odontológicas do Brasil, a Sorridents. Na ocasião, ela irá abordar como as conquistas podem chegar para quem não tem medo de arriscar.Segundo o professor de Administração Marcelo Brandão a apresentação servirá para que os futuros administradores abram o campo de visão e utilizem os conteúdos vistos em sala de aula com responsabilidade e atenção. “O principal objetivo é mostrar aos estudantes que as ferramentas de gestão quando utilizadas de forma adequada contribuem e muito para o sucesso de qualquer empresa”, explica Brandão.As apresentações serão realizadas em duas edições que acontecem às 8h30 e às 19h30. Sobre a palestrante: Carla Renata Sarni Souza é formada em Odontologia pela Unifenas. É especialista bucomaxilo e destacou-se em sua profissão pelos trabalhos comunitários realizados desde a graduação. Com espírito empreendedor fundou e preside a maior rede de clínicas odontológicas do Brasil, a Sorridents. Seu ótimo desempenho tem atraído atenção das universidades que a procuram para comentar o sucesso do empreendedorismo na área odontológica e de maneira geral.ServiçoPalestra: Como obter sucesso com o empreendedorismo Palestrante: Carla Sarni presidente da SorridentsData: 30 de agosto (quinta-feira)Horários: às 8h30 e às 19h30Local: Centro Universitário Moura Lacerda – Unidade I/SedeDestinada a estudantes dos cursos de Administração e graduações tecnológicasNúcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brAna Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Saiu na Mídia: Publicidade e Propaganda
Os alunos do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda são destaque mais uma vez. Na edição da Veja dessa semana, foi publicado o anúncio vencedor do Concurso Social com o tema principal “Doação de Órgãos”, realizado durante o 11º Festival Universitário de Propaganda do Interior (Festin), realizado pela Associação dos Profissionais de Propaganda (APP Ribeirão), em maio, em Ribeirão Preto.
O trabalho vencedor dos alunos foi a criação de uma peça publicitária com o título “Podemos Conversar?” que foi doada para o Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos para Transplante (Spot) do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. As revelações do primeiro período do curso, Ricardo Cefali, Lucas Barreira e Gabriel Zanco atuaram em conjunto com os professores e absorveram o aprendizado em cada etapa do projeto. Como recompensa, foram presenteados com a oportunidade de um estágio em uma agência de publicidade de Ribeirão Preto.
Veículo: Revista Veja – Nacional Data: 22/08/2012
Projeto Jovem Doador Moura Lacerda – Ação Solidária. Participe!
Os alunos do Centro Universitário Moura Lacerda poderão participar nesta terça-feira (28/8), a partir das 18hs, de mais uma ação solidária de doação de sangue. A coleta, realizada por uma equipe do Hemocentro de Ribeirão Preto, acontece na Unidade I – Sede e também será aberta à comunidade em geral, professores, colaboradores e estudantes que desejarem contribuir. Ao todo, serão disponibilizadas 100 senhas para a participação. Neste ano, o Centro Universitário foi palco de outras duas ações, ocorridas nos dias 8 e 22 de maio.
Curso de Direito promove a IX Semana Jurídica
Evento terá como destaque diversos assuntos que fazem parte do cotidiano da sociedadeO Centro Universitário Moura Lacerda realiza de 27 a 30 de agosto a IX Semana Jurídica destinada aos alunos do curso de Direito e ao público em geral com entrada gratuita. O evento acontecerá no auditório Ilka de Moura Lacerda, sempre a partir das 19h30, e terá como destaque diversos temas que fazem parte do cotidiano da sociedade.Na abertura, os advogados Guilherme Adolfo dos Santos Mendes e Camilo Zufelato irão discutir os temas Tributação, incentivos, interesses e privilégios e Aspectos atuais e polêmicos do projeto de novo CPC, respectivamente. Já na terça-feira (28/8), o público poderá ficar mais informado sobre as leis no universo do futebol com a palestra As alterações na Lei Pelé e os impactos no futebol brasileiro. A apresentação será comandada pelo presidente e pelo advogado do Botafogo Futebol Clube de Ribeirão Preto, Gustavo Assed Ferreira e Eduardo Abreu Denúbila. Sancionada em 1998, a norma foi criada com o intuito de dar mais transparência e profissionalismo ao esporte nacionalO terceiro dia (29/8) ficará por conta dos advogados Ana Cristina de Paiva Franco Toledo e Alexandre Meneghin Nuti que discutirão o Direito Internacional a partir dos assuntos asilo politico e extradição e advocacia e o Direito Internacional. Em 30 de agosto a advogada Isabel Novembre Sangali apontará a melhores medidas para no processo de registro de imóveis com medidas cautelares no registro de imóveis a partir da discussão Os reflexos da atividade do Registro Imobiliário na sociedade. Para fechar a programação o agente da polícia federal Moacyr de Moura Filho contará um pouco mais sobre a atuação destes profissionais no combate a delitos de grandes proporções com a palestra Crimes Federais e atribuições da Polícia Federal.
Serviço: IX Semana Jurídica do Curso de DireitoData: de 27 a 30/8/2012Horário: A partir das 19h30Local: Auditório Ilka de Moura Lacerda – Unidade I Sede (rua Padre Euclides, 995, bairro: Campos Elíseos)Programação:Dia 27/08 (segunda-feira)19:15 – Abertura 19:30 – “Tributação, incentivos, interesses e privilégios”.- Palestrante: Prof. Dr. Guilherme Adolfo dos Santos Mendes. Professor Doutor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, professor conferencista do IBET – Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, professor do Curso Jurídico FMB, auditor fiscal da Receita Federal do Ministério da Fazenda, e Conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais.21:00 – “Aspectos atuais e polêmicos do projeto de novo CPC”.- Palestrante: Prof. Dr. Camilo Zufelato.Professor Doutor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Dia 28/08 (terça-feira)04:00: Visita monitorada – São Paulo/SP• Tribunal de Justiça• Museu do Crime19:30 – 21:00: “As alterações na Lei Pelé e os impactos no futebol brasileiro”.- Palestrante: Prof. Dr. Gustavo Assed Ferreira. Professor Doutor de Direito da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Presidente do Botafogo Futebol Clube.- Palestrante: Eduardo Abreu Denúbila.Advogado do Botafogo Futebol Clube.
Dia 29/08 (quarta-feira)19:30 – “Asilo politico e extradição”.- Palestrante: Prof. Ms. Alexandre Meneghin Nuti. Advogado, professor e coordenador pedagógico adjunto do curso de Direito da Universidade Paulista (UNIP), campus de Ribeirão Preto.
21:00 – “Advocacia e o Direito Internacional “.- Palestrante: Profa. Ms. Ana Cristina de Paiva Franco Toledo.Advogada, mestre em Direito e especialista em Relações Internacionais: Integração Regional e Mercosul pelo Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais – NUPRI.
Dia 30/08 (quinta-feira)19:30 – “Os reflexos da atividade do Registro Imobiliário na sociedade”.- Palestrante: Isabel Novembre Sangali. Escrevente autorizada do Segundo Registro de Imóveis de Ribeirão Preto. Especialista em Direito pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA-USP.
21:00 – ” Crimes Federais e atribuições da Polícia Federal”- Palestrante: Moacyr de Moura FilhoAgente da Polícia Federal
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brAna Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Alunos do Moura Lacerda participam de Corrida e Caminha 6 Milhas Bombeiros
Os alunos do Moura Lacerda participaram, no último domingo (19/08), da Corrida e Caminhada 6 Milhas Bombeiros, em Ribeirão Preto. A competição fez parte da campanha de doação de sangue “Bombeiro Sangue Bom” e teve como ponto de partida e de chegada a avenida Paschoal Inecchi. O percurso total foi composto de cinco e dez quilômetros para os corredores e de três quilômetros para os que participaram apenas da caminhada.Quem foi conferir a manhã animada participou de atividades como o quiz vocacional e um jogo de profissões que foram realizados no estande da Instituição. Outro destaque foram os exames de prevenção como aferição da pressão arterial e cálculo do IMC (Ìndice de Massa Corporal) realizados pelos futuros profissionais de Educação Física dos 7º e 8º períodos. A integração do Centro Universitário foi mais uma das ações no apoio ao desenvolvimento do esporte na região.Confira outras fotos dessa ação em nosso Flickr e Facebook
Cursos de TI e ADS promovem palestra com profissional da área de software empresarial
Os alunos dos cursos de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação (TI) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) participaram na última quarta-feira (15/08) da palestra “SAP Foundation”, realizada no Auditório Ilka de Moura Lacerda, na Unidade I/Sede, em Ribeirão Preto.O aluno Diogo Fernandes enfatizou que eventos como esse contribuem para a carreira de TI. “Nesta noite, tivemos a oportunidade de conhecer informações atuais do setor, como um sistema de software robusto e presente em grandes e agora em médias e pequenas empresas”, conclui.Para o aluno Luiz Henrique Honorato, a apresentação dos conceitos e programas de capacitação oferecida pelo software, facilitou no entendimento da utilização desses aplicativos empresariais em diversos segmentos do mercado.Segundo o coordenador de ambos os cursos, Fabiano Gonçalves dos Santos, o objetivo do evento foi oferecer aos alunos o contato direto com um profissional da área de TI, que trouxesse o conhecimento prático de empresas de softwares empresariais, atuantes no mercado regional. “Por meio de estudos de caso, os alunos aprendem em sala de aula a importância das empresas atuarem com estes softwares. Por isso, a participação dos alunos é fundamental para a construção da formação teórico/prática”, explicou Fabiano.
Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo participa de projeto de acessibilidade para a Copa do Mundo
José Antonio Lanchoti foi convidado para integrar o grupo de vistoria responsável pela melhoria da infraestrutura dos aeroportos nos jogos de 2014O professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Moura Lacerda, José Antonio Lanchoti, foi convidado para participar de um importante projeto de acessibilidade para a próxima Copa do Mundo, que será realizada no Brasil em 2014. O programa prevê melhorias na acessibilidade da infraestrutura dos aeroportos das cidades que receberão os jogos. O contato partiu da Diretoria de Acessibilidade e Planejamento Urbano do Ministério das Cidades, via Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), em que o docente é conselheiro federal e recebeu o apoio da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos.A primeira reunião que selou a integração de Lanchoti aconteceu na semana passada em Brasília. Na ocasião foi possível iniciar a aplicação de um check-list no Aeroporto Internacional da capital federal como piloto do projeto e que será executado nos demais municípios. A equipe responsável é formada por representantes do Ministério das Cidades, da Infraero, da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR e do Conselho de Arquitetura e Urbansimo do Distrito Federal – CAU/DF.Além de avaliação, faz parte do trabalho do professor a consolidação de um relatório que será encaminhado à Casa Civil da Presidência da República. A análise das condições dos locais é uma solicitação da ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann em atendimento a um pedido da presidente Dilma Rousseff. Os principais critérios a serem observados constarão da chegada ao aeroporto até o embarque, passando pelo check in, atendimento, condições físicas do local, lanchonetes, banheiros, e demais serviços das empresas aéreas e da Infraero, que tem como principal função administrar os aeroportos.Segundo Lanchoti acompanhar todo o processo nos aeroportos é muito importante também para demonstrar aos estudantes todas as dificuldades e relevâncias no engajamento técnico, servindo de exemplo como “um algo a mais” dentro da profissão. “Esta nova atividade profissional a qual fui convidado traz contribuições aos meus alunos ao considerar a experiência adquirida e o repertório ampliado, que acaba refletindo em minhas aulas, além de levar o nome da nossa cidade e da Instituição, a quem tenho muito a agradecer pelo apoio recebido em todos os anos de licenciatura”, finaliza.Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa (16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brAna Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br