Curso de Medicina Veterinária realiza palestra sobre Fisioterapia Veterinária

Objetivo da apresentação é fazer com que os futuros profissionais de Medicina Veterinária aprendam um pouco mais sobre a técnica e os benefícios que ela oferece aos animais; encontro será no dia 26 de setembroOs alunos do décimo período do curso de medicina veterinária do Centro Universitário Moura Lacerda participarão no dia 26 de setembro (quarta-feira), das 19h às 22h15, da palestra “Fisioterapia Veterinária em Pequenos Animais” com José Geraldo Meirelles Palma Isola. O objetivo é fazer com que os futuros profissionais aprendam um pouco mais sobre os benefícios da técnica. O encontro será realizado no  Hospital Veterinário, localizado na Unidade II Campus, é também direcionado para atuantes na área e demais interessados.O profissional, que é doutorando em cirurgia veterinária pela Unesp de Jaboticabal, fará uma apresentação de todos os processos que colaboram com a saúde do animal. Na sequência, os participantes colocarão em prática o que aprenderam na teoria. Conceituado desde o final do século passado o procedimento aplicado em cães e gatos tem o propósito de melhorar a reabilitação pós-operatória, aliviar a dor e preservar a função dos músculos, nervos e articulações, contribuindo assim para prolongar a qualidade de vida.Um dos organizadores do evento, o aluno Vitor Ferreira Gomes diz que o encontro é muito importante para que mais uma fonte de conhecimento seja disseminada. “O tema tem sido muito estudado atualmente devido aos ótimos resultados que a ferramenta apresenta no tratamento de patologias de pequenos e grandes animais. A realização irá colaborar muito para que a fisioterapia seja conhecida entre todos os estudantes e profissionais da Medicina Veterinária”, comenta Vitor. Serviço:Palestra: Fisioterapia Veterinária em Pequenos AnimaisData: 26/09 (Quarta-feira)Local: Auditório do Hospital VeterinárioCentro Universitário Moura Lacerda – Unid. II/CampusAv. Dr. Oscar de Moura Lacerda, 1520 – Ribeirão Preto/SPProgramação:19h – 19h30: Recepção e Entrega de Material19h30 – 21h: Princípios de Fisioterapia Veterinária em Pequenos Animais 21h – 21h15: Coffee Break21h15 – 22h15: Prática da Fisioterapia em Pequenos Animais22h15: Encerramento / Entrega de CertificadosValores:17 a 21/09: R$ 10,0022/09 a 24/09: R$ 15,0026/09: R$ 20,00Inscrições:e-mail: medvetlacerda@gmail.comNúcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br Ana Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.br Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br 

Moura Lacerda exibe documentário internacional inédito sobre novos modelos educacionais

Produção de jovem diretor argentino apresenta diferentes formas de ensino aplicados em oito países ibero-americanos; profissional conheceu 45 novos métodos e entrevistou 90 educadores e especialistasO Centro Universitário Moura Lacerda será palco de um grande acontecimento na área educacional. Na noite de 25 de setembro (terça-feira), a exibir o documentário  “La educacion prohibida” de autoria do jovem argentino German Doin, promete revolucionar métodos de ensino por meio de modelos não convencionais. O evento será realizado no auditório Ilka de Moura Lacerda, das 19h30 às 22h30, e será voltado aos alunos dos cursos de Pedagogia, Economia, Relações Internacionais, Letras e para o público em geral.O projeto das filmagens nasceu com o objetivo de auxiliar a reflexão sobre os modelos educacionais já existentes. Na época, o diretor viajou por oito países ibero-americanos, conheceu 45 novas formas de ensino e entrevistou 90 educadores e especialistas para tentar apontar novas alternativas. A produção foi lançada no dia 13 de agosto deste ano.Para o professor e coordenador do curso de Pedagogia Osvaldo Tadeu Lopes as práticas não convencionais propostas  servem como reflexão para as atividades pedagógicas. “O material é um importante instrumento para fomentar o debate sobre os fundamentos de educação com o objetivo de melhorar também os valores humanos”, comenta Lopes.Segundo Fernando Mello, coordenador de comunicação e extensão do Moura Lacerda, o longa despertará nos presentes novas formas de pensamento à respeito das metodologias utilizadas atualmente dentro da sala de aula. O filme ilustra diferentes processos escolares o que pode servir como um filtro para novas ideias e um novo jeito de se educar”, diz Mello.A produção conta hoje com mais de 180 downloads e um passo a passo para que os espectadores também se tornem divulgadores do trabalho por meio de apresentações independentes em teatros, cinema ou escolas, como é o caso do Moura Lacerda. “Não pensamos duas vezes em trazer esta grande oportunidade de conhecimento aos nossos estudantes. O Centro Universitário foi o primeiro interessado e, até o momento, a única Instituição de Ribeirão Preto a exibir o documentário”, conclui Mello.A entrada é gratuita e também destinada ao público em geral.Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br Ana Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.br Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br 

Mauro Inácio e Fernando Chiarelli confirmam presença em sabatina no Moura Lacerda

Durante o mês de setembro, o público terá a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre melhorias na educação, segurança, saúde e outros setores diretamente com os candidatos à prefeitura de Ribeirão PretoOs candidatos à prefeitura de Ribeirão Preto Mauro Inácio (PSTU) e Fernando Chiarelli (PT do B) confirmaram presença na primeira noite daSabatina Moura Lacerda, marcada para acontecer nesta quarta-feira (19/9) no auditório Ilka de Moura Lacerda. Atento à eleição municipal de outubro, que definirá o sucessor ao governo de Ribeirão Preto, o Centro Universitário Moura Lacerda organizou o circuito de discussões que está previsto para acontecer no mês de setembro. Idealizado pelos cursos de Direito e Publicidade e Propaganda, a participação será direcionada para alunos e professores da Instituição.No encontro cada candidato se apresentará em horários diferentes, sendo dois agendados por noite e com início previsto sempre às 19h15. Na pauta, os assuntos serão Educação, Saúde, Meio Ambiente, Finanças Públicas, Juventude e Violência. O tempo máximo de respostas é de cinco minutos e, em seguida, um mediador abrirá as perguntas para o público.Segundo a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda Carmen Justo a ideia surgiu com o intuito de aproximar alunos e comunidade acadêmica das atividades políticas da cidade. “A iniciativa ocorreu a partir de conversas que constataram a importância de exercermos o papel de cidadãos. Este evento será de grande valia para que todos expressem pensamentos, sugestões de melhorias e interesses próprios e coletivos”, afirma Carmen.Já para Flávia Meziara, coordenadora do NPJ e também responsável pelo encontro, a presença dos estudantes irá colaborar para a construção de uma parte da história das eleições. “Há uma necessidade muito grande dos futuros graduandos formarem suas próprias opiniões, pois assim como todos nós, eles escolherão o próximo representante de nosso município. Por isso a participação ativa na formulação das questões se faz tão fundamental”, conclui Flávia.Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br Ana Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.br Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br 

Moura Lacerda realiza Semana de Qualidade para colaboradores

Programação acontece de 17 a 21 de setembro nas três unidades da Instituição e terá temas como saúde, educação de crianças e ousadia no ambiente de trabalhoCom o intuito de promover melhorias na saúde e no bem-estar o Centro Universitário Moura Lacerda promoverá nas suas três unidade, de 17 a 21 de setembro, às 9h ou às 17h, a VIII Semana de Qualidade de Vida/Sipat.  O evento tem a promoção da diretoria, dos professores, do departamento pessoal, dos membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e dos profissionais das empresas Unimed e São Francisco. A participação é direcionada  aos colaboradores da Instituição.No primeiro dia, segunda-feira (17/9), os colaboradores da Sede assistirão ao coral Colaboradores e à apresentação “Auto Estima”, da psicóloga Lídia Berlamino, que dará dicas sobre como melhorar a própria confiança e conseguir êxito no trabalho e na vida. Já, na terça-feira (18/9), a profissional retorna para abordar a educação infantil com a palestra “Criança tem Limite”. A Uni. II/Campus contará com a presença do professor José Aurélio M. Resende que falará sobre a luta do ser humano em fazer com que as alegrias durem para sempre a partir do assunto “A busca constante pela plena felicidade: será que ela existe mesmo?”. Na mesma data a Unidade III em Jaboticabal receberá a enfermeira Rafaella Besson para falar sobre saúde na relação sexual a partir do tema DST/AIDS. Na quarta-feira(19/9), Rafaella colocará em pauta os hábitos saudáveis com os funcionários da Unidade I a partir da discussão do título “Qualidade de Vida”.Ainda no dia 19 de setembro, a Unid. II/Campus/RP receberá a fonoaudióloga Lygia Maria Figueiredo que discutirá os principais distúrbios da voz e melhorias para esta ocorrência tão comum com a palestra “Prevenção de Problemas Vocais”. Outro convidado será o professor Antônio Fernandes que abordará as dificuldades que o homem encontra em se permitir transformar a partir de situações novas com “As pessoas não resistem às mudanças, resistem a ser mudadas”.A quinta-feira (20/9) será reservada para a reeducação da postura e exercícios de adaptação confortável e produtiva entre o ser humano e o seu ambiente de trabalho com a palestra “Reeducação Postural e Ergonomia” com o médico Sérgio Assis. O encontro acontece na Unid. I/Sede do Moura Lacerda. No Auditório da Unid. II/Campus/RP o professor Luimar Heck Paes Leme pregará um trânsito mais gentil a partir do tema “Cidadania no trânsito”. Para finalizar a apresentação “Atitude ou Nada” da psicóloga Marcela Pontes, também na Unid. II, tem o propósito de evidenciar o quanto a ousadia é importante no trabalho. Na Unidade I a discussão “Como lidar com o estresse” da também psicóloga Camila Nigro abordará a relevância de se manter a calma e contornar os problemas de maneira branda, sem que estes interfiram na saúde do colaborador.
 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br Ana Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.br Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br 

Alunos do curso de Direito participam de simulado preparatório para a OAB

O objetivo da prova é fazer com que os participantes entendam o sistema de avaliaçãoO curso de Direito do Centro Universitário Moura Lacerda realizará, neste sábado (15/9), um simulado preparatório para o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para cerca de 100 alunos. O objetivo é fazer com que os estudantes entendam o formato da prova constituída atualmente por 80 testes.A avaliação é destinada para as turmas de todos os períodos da graduação. “Mesmo que muitos ainda não tenham visto alguns conteúdos, esta realização é muito importante para que os futuros profissionais treinem e se familiarizem desde o início. Já para os veteranos, será fundamental como preparação para o Exame da Ordem”, comenta Carolina Assed, coordenadora do curso.Após o simulado, os professores farão a correção de cada disciplina, bem como serão divulgados o gabarito e o desempenho dos alunos. As inscrições podem ser feitas até o final da semana.Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br Ana Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.br Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br 

Moura Lacerda promove sabatina com candidatos à prefeitura de Ribeirão Preto

Durante o mês de setembro o público terá a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre melhorias na educação, segurança, saúde e outros setoresAtento à eleição municipal de outubro que definirá o prefeito de Ribeirão Preto, o Centro Universitário Moura Lacerda realizará a Sabatina Moura Lacerda com os candidatos da cidade.  O circuito de discussões está previsto para acontecer durante o mês de setembro e foi idealizado pelos cursos de Direito e Publicidade e Propaganda da Instituição. A participação será direcionada aos alunos e professores.Durante os encontros cada candidato se apresentará em horários diferentes, serão dois agendados por noite e com início previsto sempre às 19h15. Na pauta estarão inseridos temas como educação, saúde, meio ambiente, finanças públicas, juventude e violência. O tempo máximo para as respostas será de cinco minutos e, em seguida, um mediador abrirá perguntas para o público.Segundo a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda Carmen Justo a ideia surgiu com o intuito de aproximar alunos e a comunidade acadêmica das atividades políticas da cidade. “A iniciativa começou a partir de conversas que constataram a importância de exercermos o papel de cidadãos. Este evento será de grande valia para que todos expressem pensamentos, sugestões de melhorias e interesses próprios e coletivos”, afirma Carmen.Já para Flávia Meziara, coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Moura Lacerda e também idealizadora do encontro, a presença dos estudantes funcionará como a construção de uma parte da história das eleições. “Há uma necessidade muito grande dos graduandos formarem suas próprias opiniões pois, assim, como todos nós, eles também escolherão o próximo representante de nosso município.Por isso a participação ativa na formulação das questões se faz tão fundamental”, conclui Flávia. Os outros candidatos estão em definição de agenda para a confirmação de presença.Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br Ana Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.br Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br 

Professores do Moura Lacerda lançam livro sobre negociação empresarial

Evento acontece nesta quinta-feira (13/9), às 19 horas, na Saraiva Mega Store do Novo ShoppingOs docentes do Centro Universitário Moura Lacerda Adriano Marcelo Litcanov, Paulo Alencar Lapini e Silvia Helena Carvalho Ramos Valladão de Camargo participam nesta quinta-feira (13/9) do lançamento do livro “Negociação Empresarial: Estudos de Casos Brasileiros”, escrito por eles. Além da atuação dos professores, a publicação ainda conta com o trabalhos de diversos autores especialistas na área. O evento acontecerá na Saraiva Mega Store do Novo Shopping, a partir das 19h, e é aberto ao público.O livro aborda exemplos de negociações feitas por pessoas e empresas. Nele também estão inseridos relatos de experiências ocorridas no ambiente das organizações nos mais diversos patamares. O conteúdo aplicado na obra é direcionado principalmente para os profissionais que atuam neste mercado e necessitam se relacionar, negociar e solucionar conflitos.Serviço:Lançamento do livro: “Negociação Empresarial: Estudos de Casos Brasileiros” Data: 13/09/12Horário: 19hsLocal: Saraiva Mega Store – Novo Shopping (Av. Presidente Kennedy, 1500 Ribeirânea – Ribeirão Preto)Entrada Gratuita
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br Ana Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.br Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br  

Alunos do curso de Pedagogia prestigiam lançamento de livro sobre acessibilidade

Publicação Estratégias lúdicas para o ensino da criança com deficiência da autora Kellem Zaparoli aborda métodos eficazes na educação de crianças com deficiência; evento é gratuito e aberto ao públicoOs estudantes do curso de Pedagogia do Centro Universitário Moura Lacerda conhecerão, na próxima terça-feira (11/9), metodologias especiais que estão inseridas no livro “Estratégias lúdicas para o ensino da criança com deficiência”, da autora Kellem Zaparoli. O objetivo da publicação  é fazer com que os futuros pedagogos tenham apoio ao trabalho de sala de aula, desenvolvam reflexões e conheçam uma variedade de ideias para lidar com a diversidadeCom participação ativa na divulgação o aluno Paulo Henrique Fernandes conta que o material levanta uma questão muito importante na formação profissional. “O tema  inclusão é algo que está sempre presente, porém nem sempre é trabalhado de maneira correta. Esta obra traz experiências reais  que muitos de nós poderemos passar na educação de uma criança com deficiência, e através de relatos reais, saberemos como agir”, diz.O evento acontecerá nesta terça-feira (11/9), a partir das 19h30, no auditório Ilka de Moura Lacerda e contará com uma palestra e debates sobre o tema. A entrada é gratuita e também aberta ao públicoSobre a autora:Kellem Zapparoli é formada em Pedagogia com complementação pedagógica em deficiência mental pela Unesp (Araraquara). Possui curso de aperfeiçoamento em Educação Inclusiva pela PUC (MG) e em deficiência visual pelo Instituto Benjamin Constant (RJ). Especializou-se em Psicologia Infantil na Unitau (Taubaté). É Mestre em Educação e Membro do GRUPEGI – em na UFF (Niterói).
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br Ana Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.br Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br  

Moura Lacerda faz parceria com tricampeão brasileiro de tênis de mesa

Além do patrocínio em competições, o Centro Universitário apoiará o jogador Daniel Peterossi que levará o esporte às escolas e empresasPara dar continuidade às ações de incentivo ao esporte o Centro Universitário Moura Lacerda fechou mais um patrocínio. Desta vez, a parceria aconteceu com o tenista de mesa e aluno Daniel Peterossi, que já treina pela Secretaria Municipal de Esportes. O atleta de 23 anos cursa o oitavo período de Educação Física e sua carreira anda de vento em polpa. O jogador é tetracampeão dos Jogos Regionais, tricampeão brasileiro de Seleções, campeão da Copa do Brasil, entre outras qualificações, e contará com ajudas de custos da Instituição, válidas para todos os futuros campeonatos disputados.Outra ação importante foi o acerto de um ciclo de visitas mensais às escolas e empresas para ensinar um pouco sobre a modalidade esportiva por meio de teoria, práticas demonstrativas e com a participação dos alunos e por fim um teste de saques em que o participante é desafiado a tentar pegar uma bola lançada por um profissional. Quem conseguir terá direito a um brinde.   Segundo Peterossi a iniciativa é fundamental para ajudar a propagar o tênis de mesa. “A ação é muito importante tanto para divulgarmos o esporte para Ribeirão Preto e região como para o nome da Instituição que ficará em destaque por todo Brasil e mundo, já que a modalidade está crescendo em nível internacional”, comenta.Para o atleta, o segredo do sucesso começa no prazer pela prática esportiva. “O conselho que dou para aqueles que desejam seguir a carreira é escolher  o que faz bem, algo que desperte paixão. Se a vontade for de crescer, a dica é ter perseverança, pois o amor traz motivação nos momentos mais difíceis. Outra dica é trabalhar em equipe e nunca deixar de sonhar alto”, conclui Peterossi.Mais informações sobre o tenista pelo site: www.wix.com/peterossi/tt
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br Ana Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.br Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br

Alunos do curso de Pedagogia participam de Café Filosófico

Evento será no dia 10 de setembro e contará com discussões sobre a profissãoNa próxima segunda-feira (10/9), os alunos do segundo período do curso de Pedagogia do Centro Universitário Moura Lacerda participarão de um Café Filosófico. O evento será realizado a partir das 8h30 no auditório Ilka de Moura Lacerda e contará com a presença de professores que irão auxiliar nas discussões sobre a profissão e assuntos relacionados.Para Fabiana Neves, aluna e uma das organizadoras, o encontro será fundamental para o acréscimo de conhecimento. “A participação de todos é imprescindível, pois com este café poderemos melhorar  o currículo com o que o que não é visto em sala de aula, além de ampliarmos informações do dia a dia como professores e no que diz respeito ao uso da voz em nossa profissão” explica.Segundo o coordenador do curso Osvaldo Tadeu Lopes ações como esta são importantes para o desenvolvimento dos jovens. “Esta reunião é um momento privilegiado para os futuros docentes, já que, foram eles os grandes organizadores. A oportunidade de atuarem como protagonistas no processo de formação, indicando temas e assuntos de interesse para serem debatidos no espaço acadêmico enriquecem bastante a formação de cada um”, conclui Lopes.
 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br Ana Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.br Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br