Programa de Pós-graduação em Educação/Mestrado promove aula inaugural

O Programa de Pós-graduação em Educação/Mestrado do Centro Universitário Moura Lacerda, realizará, nesta quinta-feira (24/4), às 9h, uma aula inaugural para o início de semestre. O evento acontecerá no auditório Ilka de Moura Lacerda (Unidade I – Sede) e contará com a presença da professora doutora Rosa Fátima de Souza, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”  –  UNESP – Araraquara/Marília. A profissional falará sobre a “História da Profissão Docente no Brasil”.
 
ServiçoAula inaugural – Programa de Pós-graduação em Educação – MestradoData – 24 de abril (quinta-feira)Horário – 9hLocal – auditório Ilka de Moura Lacerda

Moura Lacerda promove ciclo de palestras sobre o livro “A arte de ser leve”

O objetivo dos encontros, que serão conduzidos pelo professor de Etiqueta Empresarial do Centro Universitário, Aírton Vieira de Almeida, é debater o tema central da obra escrita por Leila Ferreira que viajou o mundo investigando a leveza perdida pela humanidade
O Centro Universitário Moura Lacerda realizará um ciclo de palestras sobre o livro “A arte de ser leve”. Os encontros têm como objetivo debater o tema central da obra escrita por Leila Ferreira. A autora é formada em Letras e Jornalismo e possui mestrado em Comunicação pela Universidade de Londres. Os seminários, destinados aos alunos do Moura Lacerda, serão conduzidos pelo docente de Etiqueta Empresarial da Instituição, Aírton Vieira de Almeida, nos dias 23 de abril e sete de maio, na Unidades I/Sede e II/Campus, e contam com o apoio da docente Maria Helena Alves de Faria.
Segundo a docente Valéria Cristina Gelfuso, que faz parte da Comissão Própria de Avaliação do Centro Universitário, não é necessário ter lido o exemplar para poder acompanhar as reuniões. “Vamos discutir sobre as formas de melhorar os relacionamentos pessoais. Quem explorou o livro percebeu mudanças em seus comportamentos com relação aos problemas que acontecem no dia a dia, assim, será um momento para a reflexão”, explica.
De acordo com Valéria, recentemente, o professor Aírton Vieira de Almeida, participou, de uma apresentação da autora e trouxe uma mensagem dela para os estudantes. “Durante a visita ele vivenciou toda a leveza da escritora e absorveu durante o seu período de estudos os conhecimentos para transmitir aos alunos. Acredito que com este projeto teremos a oportunidade de iniciarmos uma campanha para transformarmos o mundo em lugar mais fácil de viver, mesmo com todas as adversidades”, destaca.
Confira abaixo a programação completa:
1ª. PALESTRA: 23/04 (quarta-feira) às 8h – Auditório Ilka de Moura Lacerda(1º. e 3º. Períodos do curso de Administração) – Diurno.
2ª. PALESTRA: 23/04 (quarta-feira) às 19h – Sala A26 – Sede(1º. Período de Administração) – Noturno.
3ª. PALESTRA: 23/04 (quarta-feira) às 21h – Sala C01- Sede(1º. E 3º. Períodos dos cursos de Ciências Econômicas) – Noturno.
4ª. PALESTRA: 07/05 (quarta-feira) às 8h – Salas D05/06 – Unidade II/Campus(3º. Período de Engenharia Civil – Turmas A E B) – Diurno.
5ª. PALESTRA: 07/05 (quarta-feira) às 19h – Sala A22 – Sede(2º. Período do curso de Administração) – Noturno.
6ª. PALESTRA: 07/05 (quarta-feira) às 21h – Sala A29 – Sede(3º. Período do curso de Administração) – Noturno.

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa (16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brRodrigo Martins – (16) 9233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br

Alunos do curso de Publicidade e Propaganda vencem o FestVídeo 2014 na categoria Universitário

Os estudantes da Instituição conquistaram o prêmio máximo com o vídeo “Só um minuto”, criado pela agência Bla Comunicação; a cerimônia foi realizada no Theatro Pedro II, na última quarta-feira (16/04).
Em uma noite muito especial para a área da comunicação, os alunos do curso de Publicidade e Propaganda do Moura Lacerda venceram o FestVídeo 2014 – maior premiação de filmes publicitários do interior do país e que integra o calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo, na categoria “Universitário”. A cerimônia de premiação foi realizada no Theatro Pedro II, com a presença de renomados profissionais da publicidade, na última quarta-feira (16/04).
Com o vídeo “Só um minuto”, criado pela agência Bla Comunicação, os estudantes Daniele Santos, Tathiane Fernandes, Luciano Carvalho, Moacir Rodrigues da Silva Junior e Wesley Rodrigues abordaram o tema homofobia e deram uma lição sobre tolerância.
A discente Daniele Santos estava feliz e entusiasmada com a conquista e disse, na ocasião, que o processo de produção fluiu naturalmente. “Ser o primeiro colocado evidenciou como o nosso assunto era forte e demos voz a ele. É necessário agir de forma apaixonada para que o resultado seja o melhor”, ressaltou.
Segundo a professora de redação publicitária do Moura Lacerda, Raquel Lovatti, ver os alunos recebendo o troféu foi uma satisfação. “É estimulante para que as outras turmas tenham o mesmo objetivo, levando em consideração o registro que será eternizado na carreira”, afirmou.
Além do trabalho vencedor, o Moura Lacerda também concorreu na mesma categoria com o vídeo “Pra que tanto drama?”, da Agência experimental Groove – Criação e Design – formada pelos alunos Gabriel Zanco Sibin, Jorge Oliveira, Lucas Barreira, Marcela Evangelista e Samuel Fernandes. O grupo destacou a importância da preservação do meio ambiente.
 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa (16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brRodrigo Martins – (16) 9233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br

Curso de Direito promove palestras com o tema “Prática penal no dia a dia”

Os encontros serão conduzidos pelo advogado Luiz Carlos Bento e abordarão o Direito Penal, em especial a disciplina de Medicina Legal, matéria diretamente ligada à área de atuação do profissional; os eventos acontecem na próxima terça-feira (22/04)
O curso de Direito do Centro Universitário Moura Lacerda promoverá palestras com o tema “Prática penal no dia a dia”, que serão ministradas pelo advogado Dr. Luiz Carlos Bento, na Unidade I/Sede, no auditório Ilka de Moura Lacerda, na próxima terça-feira (22/04), nos períodos diurnos e noturnos.  Nas reuniões, destinadas aos acadêmicos do Centro Universitário, estarão em pauta o Direito Penal, em especial a disciplina de Medicina Legal, matéria conectada à área de atuação do palestrante.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas, Soraia Achicar, a Instituição contempla os seus alunos com docentes experientes e capacitados, sendo que, os eventos que são organizados dentro da estrutura curricular da graduação têm o objetivo de colaborar com o aperfeiçoamento do aprendizado. “O Moura Lacerda sempre traz novidades com a finalidade de proporcionar um ambiente favorável para a discussão dos assuntos que são de interesse do Direito. Os palestrantes configuram como uma oportunidade para que os estudantes ampliem os seus conhecimentos”, explica.
 
Serviço:“Prática penal no dia a dia”Data: Terça-feira (22/04)Horário: 10h – 11h30 (diurno) / 21h – 22h30 (noturno)Local: Centro Universitário Moura Lacerda – Auditório Ilka de Moura Lacerda – Unidade I/SedeRua Padre Euclides, 995 – Campos Elíseos – Ribeirão Preto – SPTelefones: 0800 707 1010 | (16) 2101 1010
 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa (16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brRodrigo Martins – (16) 9233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br

Alunos do curso de Administração visitam o Centro de Distribuição da Rede de Supermercados Savegnago

Os estudantes conheceram os funcionamentos dos espaços, bem como aprenderam sobre a gestão e a tecnologia empregadas por uma das principais redes de Ribeirão Preto e região, na última quarta-feira (16/04)
Os alunos do terceiro ano do curso de Administração do Centro Universitário Moura Lacerda participaram de uma visita ao Centro de Distribuição da Rede de Supermercados Savegnago, localizado no Distrito Industrial, na zona norte de Ribeirão Preto, na manhã da última quarta-feira (16/04).
Os estudantes tiveram a oportunidade de verificarem in loco a forma de trabalho adotada por uma das mais importantes redes de supermercados do interior paulista.  A empresa atualmente conta com 33 unidades e está presente em 11 cidades da região de Ribeirão Preto.
Os discentes foram acompanhados pelo gerente logístico do local, Celso Adriano de Oliveira, que explicou, em detalhes, os funcionamentos dos departamentos de recebimento, de separação e de expedição das mercadorias, destacando, inclusive, as tecnologias utilizadas pelas áreas operacionais e administrativas e a sinergia existente entre os setores.
O grupo, enquanto percorria os galpões, teve a oportunidade de fazer questionamentos sobre a estrutura do Centro de Distribuição que possui 25 mil metros quadrados, e, ao longo da caminhada, os universitários adquiriram experiências sobre as demandas e as necessidades do mercado profissional.
Segundo o docente do curso, Antonio Marcelo Brandão, o objetivo proposto pelo encontro foi alcançado. “Os alunos puderam realmente conhecer como tudo acontece, e isto é, com certeza, interessante para o meio acadêmico”, afirma.
A estudante Solange de Oliveira Juns aproveitou todos os momentos para observar e buscar respostas para as suas dúvidas. “É muito bom quando saímos da teoria e encontramos as atividades práticas. Sem dúvida foi impressionante analisar a tecnologia que a Rede Savegnago disponibiliza em seus departamentos”, destaca.
 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa (16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brRodrigo Martins – (16) 9233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br

Sua história, nossa história

Pedro possui uma atividade profissional diversificada. É educador físico, especialista em Fisiologia do Exercício, professor de natação e atualmente, empresário. Deu os primeiros passos da carreira no Centro Universitário Moura Lacerda entre 2004 e 2007 e lembra que teve bons mestres, que proporcionaram conhecimento e mostraram a profissão. “Conciliar o estudo com as pesquisas científicas, o estágio e a vida de atleta de natação permitiu aliar o conhecimento teórico com a prática”, acrescenta Pedro. 
Entre as recordações, o profissional destaca uma avaliação da disciplina de basquetebol, em que o seu grupo montou uma aula recreativa dentro da piscina. “A maneira dos professores ensinar e avaliar, corrigindo erros e mostrando onde e como aplicar a teoria, foi de grande valia para minha formação”, complementa o ex-aluno. Hoje, Pedro possui vitórias pessoais, coleciona medalhas de natação e também se orgulha do desempenho dos alunos da sua escola de natação em provas como o Mundial da Espanha e o IronMan. 
Coordenado por Irana J. C. Ferracioli e Fábio Campanelli, o curso de Educação Física do Moura Lacerda forma profissionais integrados e comprometidos com a qualidade de vida da sociedade, através da aplicação orientada das atividades físicas e dos esportes, seja no âmbito recreativo ou competitivo.

Curso de Direito promove palestra sobre Peticionamento Eletrônico

 
O curso de Direito, do Centro Universitário Moura Lacerda, realiza nesta quarta-feira (16/4) palestra com o tema “ Peticionamento Eletrônico”, com a presença do presidente da 12ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ribeirão Preto, Dr. Domingos Assad Stocco.
O encontro acontecerá no auditório Ilka de Moura Lacerda a partir das 8h15, na Unid. I/Sede – Ribeirão Preto, e será direcionado aos alunos do curso.
No dia 24/04 (quinta-feira), o profissional retornará a Instituição para ministrar a palestra aos alunos do curso, no período noturno, a partir das 19h15, na Unid. I/Sede – Ribeirão Preto.

Moura Lacerda contempla alunos com a exibição de atleta hexacampeão brasileiro de tênis de mesa

Formado em Educação Física pelo Centro Universitário, o jogador Daniel Peterossi realizou uma divertida e informativa apresentação aos estudantes da Unidade I/Sede na última segunda-feira (14/04)
O Centro Universitário Moura Lacerda contemplou os seus alunos com a exibição do jogador de tênis de mesa Daniel Peterossi. O atleta é formado em Educação Física pela Instituição e hexacampeão brasileiro.  A apresentação, realizada para os estudantes do período noturno da Unidade I/Sede, na última segunda-feira (14/04), além de interativa e descontraída, foi informativa, pois, possibilitou aos participantes conhecerem melhor o jogo.  Com a estrutura montada no horário do intervalo, os discentes disputaram saques, aprenderam sobre a modalidade e ainda levaram brindes para casa.
“Proporcionamos uma atividade diferente aos alunos. Os esportes são patrimônios da cultura corporal e deveriam ser de direito que todos os seres humanos os conhecessem. No entanto, observo uma elitização no tênis de mesa e isso dificulta o acesso e o interesse”, destaca Daniel Peterossi.
Segundo o atleta, uma hora de partida pode gerar a perda de até 800 calorias. “O tênis de mesa é fantástico, existem, por exemplo, mais de 700 combinações de efeitos, a bola pode girar 160 vezes por segundo e ainda é a modalidade que mais utiliza o cérebro”, ressalta.
Caio Ruggiero, estudante de Economia, aprovou a iniciativa. “Foi a primeira vez que joguei. É difícil porém muito interessante”, afirma.
 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa (16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brRodrigo Martins – (16) 9233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br

Moura Lacerda promove aula simulada de cena de crime com o tema “50 anos do golpe militar e a investigação criminal”

A atividade integra a grade curricular do programa de extensão em Investigação Criminal e Ciências Forenses da Instituição e será realizada na Unidade I/Sede, em 26 de abril
O Centro Universitário Moura Lacerda contemplará os alunos do programa de extensão em Investigação Criminal e Ciências Forenses com uma aula simulada de cena de crime com o tema “50 anos do golpe militar e a investigação criminal”. O encontro será ministrado pelo professor e perito criminal, Antônio José Ipólito. A atividade será realizada na Unidade I/Sede, no dia 26 de abril, sábado, às 9 horas.
Na ocasião, serão organizadas duas cenas de crimes com situações diferentes: uma delas fará representação à época da ditadura militar no Brasil, enquanto a outra aos dias atuais, com espaço para a reflexão sobre como as provas foram produzidas em ambos os períodos. 
Segundo o docente do curso e policial civil, Leonardo Naves, os estudantes terão participação efetiva e terão a oportunidade de desenvolver um olhar crítico. “A partir da observação é possível adquirir um senso questionador, importante para os advogados que contestam laudos periciais e para os profissionais que atuam na área, no momento de defenderem os interesses de seus contratantes”, explica.
 
Serviço“50 anos do golpe militar e a investigação criminal”Data: 26 de abril (sábado)Horário: 9hLocal – Centro Universitário Moura Lacerda – Unidade I/Sede  Rua Padre Euclides, 995 – Campos Elíseos – Ribeirão Preto – SPTelefones: 0800 707 1010 | (16) 2101 1010
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa (16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brRodrigo Martins – (16) 9233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br

Alunos do curso de Publicidade e Propaganda são finalistas do FestVídeo 2014

 
O evento da área de comunicação é considerado um dos maiores e mais importantes festivais do interior do Brasil e faz parte do calendário oficial do Estado de São Paulo; a premiação será realizada no Theatro Pedro II, na próxima quarta-feira (16/04)
Os alunos do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda estão entre os finalistas da categoria “Universitário” da edição do FestVídeo de 2014 – maior premiação de filmes publicitários do interior do país e que integra o calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo. A cerimônia de premiação acontece no Theatro Pedro II, às 20h, na próxima quarta-feira (16/04).
Segundo a coordenadora da graduação do Moura Lacerda, Carmen Justo, o festival é uma ótima oportunidade para que os estudantes adquiram experiência. “Os jurados que participam do evento são criteriosos e trabalham em grandes agências. A indicação no shortlist é uma vitória. Com os temas livres, os discentes podem exercitar na prática os conteúdos apresentados em sala de aula”, ressalta.
Confira abaixo os concorrentes do Moura Lacerda na categoria “Universitário”, cujos vídeos devem ter, no máximo, um minuto:
Agência Bla Comunicação – formada pelos alunos Daniele Santos, Tathiane Fernandes, Luciano Carvalho, Moacir Rodrigues da Silva Junior e Wesley Rodrigues. Os estudantes deram uma verdadeira lição sobre tolerância, apresentando o tema da homofobia com o vídeo “Só um minuto”.
Agência experimental Groove – Criação & Design – formada pelos alunos Gabriel Zanco Sibin, Jorge Oliveira, Lucas Barreira, Marcela Evangelista e Samuel Fernandes. Foram selecionados com a campanha “Pra que tanto drama?”, que fala sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Fique por dentro do FestVídeo, acesse: www.festvideo.com.br
 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa (16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brRodrigo Martins – (16) 9233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br