Alunos do curso de extensão em Investigação Criminal e Ciências Forenses são contemplados com aula diferenciada
No sábado (26/4), os alunos do programa de extensão curricular em Investigação Criminal e Ciências Forenses do Centro Universitário Moura Lacerda participaram de uma aula com simulação de cena de crime ministrada pelo professor e perito criminal Antônio José Ipólito. O tema proposto foi o “50 anos do golpe militar e a investigação criminal”. Na ocasião, foram apresentadas a evolução dos equipamentos e a melhor qualificação de pessoas para a profissão.
O encontro foi separado em duas partes. Na primeira, Ipólito, levou, por meio de argumentos históricos, os estudantes ao mundo da perícia criminal. O docente abordou termos técnicos, artefatos utilizados, conceitos básicos e primordiais da área de Criminalística e também o dia-a-dia dos peritos. Durante a segunda fase, o professor elaborou uma atividade prática e forjou uma cena de crime com dois manequins e os alunos foram os peritos com o objetivo de que eles desvendassem o caso.
De acordo com Ipólito, a procura pela profissão tem crescido no Brasil nos últimos 15 anos. “A partir do período da ditadura a criminalística evoluiu e muita coisa se desenvolveu no país desde o golpe militar. Houve um aumento ao auxílio às instituições e um maior desempenho na criação de materiais e qualificação de pessoal” comenta.
Para as alunas Isabela Roberto Bagili e Thamira Rami Ferreira, do 6º período de Direito, foi interessante a aula ser dividida em duas partes, o que facilitou a compreensão do tema. “A atividade prática nos ajuda a entender e a associar o que foi abordado durante a parte teórica” disse Isabela.
O evento não reuniu apenas alunos de Direito. Rúbia Lainice cursa enfermagem em outra universidade e optou em participar do programa com o intuito de relacionar sua área à perícia criminal através de conhecimentos mais abrangentes sobre como agir em eventuais ocasiões que poderão fazer parte de sua rotina de trabalho.
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Rodrigo Martins – (16) 9233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Moura Lacerda promove palestra sobre Peticionamento Eletrônico
Com o tema “Peticionamento Eletrônico”, uma das palestras contou a participação do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Domingos Assad Stocco, que dialogou com os alunos do curso de Direito do Centro Universitário, na quinta-feira (24/04)
O Centro Universitário Moura Lacerda contemplou os alunos do curso de Direito com palestras sobre o “Peticionamento Eletrônico”. A primeira palestra ocorreu na quarta-feira (16/04), proferida pelo advogado Dr. Glauco Polachini Gonçalves, que contou com a presença de alunos, docentes, componentes das comissões da 12ª subseção da Ordem dos Advogados do brasil (OAB) de Ribeirão Preto e coordenação do curso de Direito, no auditório Ilka de Moura Lacerda, na Unid. I/Sede. A segunda palestra, contou com a participação especial do presidente da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ribeirão Preto, Domingos Assad Stocco, acompanhado das comissões “OAB vai à Faculdade” e “do Jovem Advogado”, e foi realizada na Unidade I/Sede, no auditório Ilka de Moura Lacerda, na quinta-feira (24/04).
Durante o encontro, Domingos Stocco argumentou sobre as missões da Ordem dos Advogados do Brasil, a necessidade do constante preparo técnico do profissional da advocacia e também destacou a importância de um relacionamento mais próximo com a instituição. “Nós precisamos desmistificar a OAB e este projeto nas faculdades é fundamental. Eu trouxe uma palavra de incentivo e tenho certeza de que vocês acertaram na escolha do curso. Acreditem em vocês e não se permitam um minuto sem estudar”, explanou.
Em seguida, os participantes ouviram sobre a função das comissões do órgão e puderam visualizar as principais ferramentas práticas do funcionamento do peticionamento eletrônico, as vantagens da modificação do sistema físico para o virtual, como por exemplo, a diminuição do consumo de papel, de impressões e de fotocópias, os deslocamentos ao Fórum, o acesso imediato aos autos, e entre outros.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas, Soraia Achicar, essa atualização integra uma nova realidade. “Os processos como nós os conhecemos tendem a desaparecer. A graduação em Direito do Moura Lacerda está em sintonia com o que o mercado de trabalho exige. No nosso Escritório de Assistência Jurídica (EAJ), os estagiários já utilizam o peticionamento eletrônico”, explicou.
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa (16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brRodrigo Martins – (16) 9233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Público presente durante palestra proferida pelo advogado e representante da 12ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ribeirão Preto, Dr. Glauco Polachini Gonçalves.
Presidente da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ribeirão Preto, Dr. Domingos Assad Stocco com a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Moura Lacerda, Soraia Achicar, durante palestra realizada no dia 24/04
“História da profissão docente no Brasil” é tema de palestra no Moura Lacerda
O encontro integrou a aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Educação / Mestrado do Centro Universitário e contou com a participação especial da docente Rosa Fátima de Souza, da UNESP de Araraquara / Marília, na quinta-feira (24/04)
O Centro Universitário Moura Lacerda contemplou os seus estudantes e o seu corpo acadêmico com a palestra “História da profissão docente no Brasil”, ministrada pela professora doutora Rosa Fátima de Souza, da UNESP de Araraquara/Marília. O seminário aconteceu na Unidade I/Sede, no auditório Ilka de Moura Lacerda, na quinta-feira (24/04). O encontro integrou a aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Educação/Mestrado, e foi acompanhado, também, pelos cursos de Letras, de Pedagogia, ex-alunos e coordenadores das graduações da Instituição, e por discentes da Universidade de São Paulo (USP).
Durante a informativa reunião, Rosa Souza, explanou e propôs, uma reflexão sobre o processo histórico de profissionalização do professorado, apresentando, ainda, um panorama entre o passado e o presente da função no Brasil, os seus conflitos e as suas condições de trabalho. “O estudo da “profissão docente” deveria ser muito mais ampliado no campo da educação, pois, é fundamental e importante para conhecer e compreender a nossa realidade”, declarou.
Segundo a coordenadora do programa de Pós-graduação em Educação/Mestrado, Natalina Aparecida Laguna Sicca, o evento foi construtivo. “Concordo com todos os argumentos listados pela professora Rosa Souza. É necessário entender o contexto da educação”, explicou.
O aluno Lucas Gonçalves, do PPGE/Mestrado, destacou o conteúdo exibido. “Estava excelente porque a expositora domina o assunto e nos mostrou os temas que devem e podem ser explorados”, afirmou.
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa (16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brRodrigo Martins – (16) 9233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Alunos do curso de Engenharia Civil participam de visita técnica a Leão Engenharia
Os alunos do curso de Engenharia Civil, do Centro Universitário Moura Lacerda, participaram de uma visita técnica na empresa Leão Engenharia e SANEN, empresas da Holding Leão de Ribeirão Preto, localizada na Avenida Thomás Alberto Whately, próximo ao Aeroporto Leite Lopes de Ribeirão Preto ,no dia 23/04.
A Holding Leão tem participação de destaque na incorporação de diversas obras na cidade e em toda a região, com participação em diversos segmentos da Engenharia Civil. A visita técnica teve como objetivo aprimorar os conhecimentos dos alunos visitantes quanto a ensaios geotécnicos, incorporação de obras civis e produção de elementos pré-moldados para drenagem viária.
Durante a visita, os alunos assistiram palestras em que foram abordados os aspectos relevantes do setor de Recursos Humanos em uma empresa com mais de 1000 colaboradores além da importância das obras e acervo da empresa Leão Engenharia.A Em seguida, o grupo foi dividido para poder melhor aproveitar as duas atividades previstas para a segunda parte dos trabalhos.
Segundo o docente do curso, Creso de Franco Peixoto, a visita a Leão Engenharia permitiu aos discentes a visualização de procedimentos técnicos como a visita a um dos laboratórios no qual foi possível visualizar os ensaios fundamentais de caracterização de solos, quanto ao projeto de pavimentos e fundações. “Os alunos entenderam não apenas os ensaios, já apresentados em aulas teóricas, mas também puderam compreender a correlação entre eles e o mercado de trabalho, fomentando a formação de técnicos habilitados sob a ótica da inserção profissional.
Alunos do curso de Engenharia Civil participam de palestras durante visita técnica a Leão Engenharia. Foto: Prof. Creso de Franco Peixoto
IV Campeonato Intercursos de Futsal. Participe!!!
Vem aí a 4ª edição do Campeonato Intercursos de Futsal do Centro Universitário Moura Lacerda
As partidas terão início no dia 25/05 e se estenderão pelos domingos dos meses de maio, junho e julho, na categoria masculino. O objetivo do evento é promover a prática esportiva sadia e a integração entre os alunos dos cursos do Centro Universitário Moura Lacerda.
O congresso técnico será realizado no dia 22/05, às 21h, na Unid. II – Campus – Ribeirão Preto, do Centro Universitário Moura Lacerda. É obrigatória a presença dos representantes de cada time. O uniforme ficará sob responsabilidade dos times.
A cerimônia de abertura será no dia 25/05 (domingo), a partir das 08h30, na Quadra Poliesportiva da Unid. II – Campus/RP, com a presença dos organizadores, arbitragem, alunos e público em geral. A final do 4º Campeonato Intercursos de Futsal acontecerá no dia 06/07 (domingo).
As inscrições poderão ser realizadas no período de 30 de abril a 18 de maio, pelo email: noticia@mouralacerda.edu.br
Todos os alunos participantes deverão doar 1kg de alimento não perecível na abertura do evento. No ato da inscrição, o representante de cada time deverá informar os seguintes dados: nome, código, RG, telefone e e-mail, assim como informar o nome, código e RG dos alunos participantes. A inscrição será por ordem de envio das informações. As 32 equipes deverão ser compostas por no mínimo 5 e no máximo 14 alunos.
Monte seu time, convoque a sua torcida e venha para o jogo!!
Clique aqui e confira o regulamento
Alunos do curso de Moda promovem doação de bonecas customizadas para instituição social de Ribeirão Preto
A ação integrou o encerramento do “Trote Solidário” da graduação e os donativos foram destinados ao Programa De Mãos Estendidas, entidade que atende crianças e jovens de famílias carentes na região oeste da cidade
Os alunos do curso de Moda do Centro Universitário Moura Lacerda promoveram a doação de brinquedos para a ONG De Mãos Estendidas – que atende crianças e jovens de famílias carentes, localizada na região oeste de Ribeirão Preto, na última quarta-feira (23/04). A atividade integrou o encerramento do “Trote Solidário” e os meninos e as meninas da instituição foram contemplados com bonecas Barbie customizadas, cujos discentes foram os responsáveis por elaborarem especialmente para a ocasião o figurino das bonecas.
“Os próprios estudantes escolheram o que seria oferecido e confeccionaram o vestuário para que as bonecas pudessem ser disponibilizadas para a brinquedoteca”, destaca a coordenadora da graduação do Moura Lacerda, Leda Maria Braga Jorge.
De acordo com Luana Regina da Silva, membro da equipe da entidade assistencial, a organização depende da sociedade para existir. “Nós estamos com 80 crianças e 70% da nossa renda e produtos provêm de doações”, explica.
A educadora social do espaço, Jucélia França Heck, argumenta que os brinquedos cedidos pelos discentes do Centro Universitário serão utilizados para a recreação e o aprendizado dos menores. “Possuímos diversas oficinas, como por exemplo, futebol, aulas de luta, de circo. O nosso foco é o fortalecimento dos vínculos”, afirma.
Para conhecer o trabalho da entidade assistencial acesse: www.pme.org.br
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa (16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brRodrigo Martins – (16) 9233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Moura Lacerda realiza ciclo de palestras sobre o livro “A arte de ser leve”
O objetivo dos encontros, conduzidos pelo professor de Etiqueta Empresarial do Centro Universitário, Aírton Vieira de Almeida, é o de debater o tema central da obra escrita por Leila Ferreira que viajou o mundo investigando a leveza perdida pela humanidade
O Centro Universitário Moura Lacerda realiza um ciclo de palestras sobre o livro “A arte de ser leve”. Os encontros têm como objetivo debater o tema central da obra escrita por Leila Ferreira. A autora é formada em Letras e Jornalismo e possui mestrado em Comunicação pela Universidade de Londres. Os seminários, destinados aos alunos do Moura Lacerda, estão sendo conduzidos pelo professor de Etiqueta Empresarial da Instituição, Aírton Vieira de Almeida, com o apoio da docente Maria Helena Alves de Faria, e acontecem nas Unidades I/Sede e II/Campus.
Na primeira etapa, realizada na quarta-feira (23/04), os participantes acompanharam aos principais assuntos da publicação que foram elencados pelo professor Airton de Almeida. “A vida tem várias curvas e nós precisamos aprender a manobrá-las. Uma pessoa mal humorada consegue estragar qualquer ambiente”, destacou.
Para o discente Fagner Santos, do curso de Administração, a leitura de “A arte de ser leve” associada ao ciclo de palestras se completam. “Podemos aproveitar muito do conteúdo em nossa vida e a reunião exemplificou com precisão”, disse.
Segundo a docente Valéria Cristina Gelfuso, apoiadora do evento, não é necessário ter lido o exemplar para poder acompanhar as reuniões. “Vamos discutir sobre as formas de melhorar os relacionamentos pessoais. Quem explorou a publicação percebeu mudanças em seus comportamentos com relação aos problemas que acontecem no dia a dia, assim, será um momento para a reflexão”, explicou.
Confira abaixo a programação dos próximos eventos:
4ª. PALESTRA: 07/05 (quarta-feira) às 8h – Salas D05/06 – Unidade II/Campus(3º. Período de Engenharia Civil – Turmas A E B) – Diurno.
5ª. PALESTRA: 07/05 (quarta-feira) às 19h – Sala A22 – Sede(2º. Período do curso de Administração) – Noturno.
6ª. PALESTRA: 07/05 (quarta-feira) às 21h – Sala A29 – Sede(3º. Período do curso de Administração) – Noturno.
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa (16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brRodrigo Martins – (16) 9233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Docente Valéria Cristina Gelfuso
Docente Maria Helena Alves de Faria
Docente Aírton Vieira de Almeida
Moura Lacerda contempla estudantes com palestra sobre o Direito do Consumidor e o Marketing Digital
O 3º Encontro: “A Publicidade e os Direitos do Consumidor” abordou a relação do tema com as ações online e a aprovação do Marco Civil da Internet no Brasil; o evento foi realizado na Unidade I/Sede, na última terça-feira (22/04)
Os cursos de Direito e de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda contemplaram os seus estudantes com uma palestra sobre o Direito do Consumidor e o Marketing Digital durante o 3º Encontro: “A Publicidade e os Direitos do Consumidor”. O seminário foi realizado na Unidade I/Sede, no auditório Ilka de Moura Lacerda, na terça-feira (22/04). A reunião contou com a presença de especialistas nas respectivas áreas e alcançou a capacidade máxima de participantes no espaço de eventos.
Foram convidados os profissionais Felipe Mendes, publicitário da agência Rebellion Comunicação e o advogado Luciano de Camargo Penteado, professor doutor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP). Os discentes acompanharam por meio de relatos as experiências do mercado de trabalho dos expositores. “Foi um casamento perfeito entre as matérias e reforçou a necessidade do saber sobre as leis no universo publicitário”, destacou o estudante Washington Ricardo, do primeiro ano de Publicidade e Propaganda.
Segundo o publicitário Felipe Mendes, o consumidor dos dias de hoje aguarda pela humanização das marcas. “Atualmente, o cidadão, em algumas situações, reclama e solicita os seus direitos através da internet e está sempre muito bem informado”, afirmou.
Já o advogado Luciano de Camargo Penteado, entre outros assuntos, explicou sobre a privacidade dos dados financeiros que ficam armazenados nas redes online, as suas implicações e os seus riscos. “Sem dúvida alguma, a marca é o principal valor de uma empresa”, disse.
A aluna do quarto ano de Direito, Ravena de Oliveira Tosta, anotou cada detalhe do debate. “Estou gostando muito porque os assuntos se completam e a dinâmica do diálogo é interessante”, ressaltou.
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa (16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brRodrigo Martins – (16) 9233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Coordenadora do curso de Direito, Carolina Assed com o advogado Luciano de Camargo Penteado, a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Carmen Justo e o publicitário Felipe Mendes, durante o 3º Encontro: A Publicidade e os Direitos do Consumidor
Alunos do curso de Direito aprovam palestras com o tema “Prática penal do dia a dia”
Os encontros, conduzidos pelo advogado Luiz Carlos Bento, foram realizados na Unidade I/Sede, no auditório Ilka de Moura Lacerda, na última terça-feira (22/04)
Os alunos do curso de Direito do Centro Universitário Moura Lacerda aprovaram as palestras ministradas pelo advogado Luiz Carlos Bento. Os seminários foram realizados nos períodos diurno e noturno, na Unidade I/Sede, no auditório Ilka de Moura Lacerda, na última terça-feira (22/04).
Com a sala completa de participantes, durante os dois encontros, os estudantes acompanharam com muita atenção os discursos do profissional que aproveitou a ocasião para exemplificar as atividades diárias, as particularidades e os conflitos referentes à função daqueles que atuam no Direito Penal. “As questões éticas devem ser valorizadas. É necessário observarmos que existe muita corrupção em todas as esferas do poder”, afirmou Bento.
Na reunião foram debatidos temas da prática penal do dia a dia, a relação da área com a mídia e, também, abordados assuntos como a questão do aborto, da descriminalização das drogas, além da redução da maioridade penal.
O aluno do terceiro ano, Ueslei Martins de Souza, interagiu com o palestrante. “O Luiz Carlos Bento possui uma didática muito boa e os pontos levantados durante a atividade foram bastante pertinentes”, ressalta.
O estudante Matheus Al Laham destacou a importância do diálogo para o meio acadêmico. “É muito bom porque fugimos da teoria, daquilo que estamos acostumados a ver em classe. O advogado trouxe toda a experiência vivenciada no meio jurídico mas com uma linguagem real, tratando, inclusive, da corrupção”, explicou.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas, Soraia Achicar, a presença de palestrantes é sempre uma oportunidade para os discentes. “Em contato com pontos de vistas diferentes do dia a dia acadêmico e em situações como estas eles podem ampliar os seus conhecimentos”, finalizou.
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa (16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brRodrigo Martins – (16) 9233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Alunos do curso de Publicidade e Propaganda participam de projeto de exibição de filmes
Os alunos do curso de Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário Moura Lacerda, participam nesta quarta-feira (23/4) de mais uma sessão do Projeto Cineclube. O filme “O ano em que meus pais saíram de férias” e o curta-metragem “O menino, a favela e as tampas de panela”, ambos de Cao Hamburger, foram as produções escolhidas pelos idealizadores do projeto.
Projeto CineClube
De autoria e coordenação do professor Silas Nogueira, o projeto tem como objetivo ampliar o conhecimento em técnicas cinematográficas e proporcionar debates sobre vários contextos sociais e partir de filmes de alta qualidade que não foram inseridos no circuito comercial. As exibições acontecerão durante o horário das aulas com eventuais agendamentos para as manhãs de sábado.