Alunos do curso de Publicidade e Propaganda do Moura Lacerda participam de aula inaugural

Encontro reunirá estudantes e profissionais da área de comunicação de Ribeirão Preto na próxima segunda-feira (9/2), às 19h O curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda realizará, na próxima segunda-feira (9/2), às 19 horas, uma aula inaugural para o início do primeiro semestre de 2015. O evento acontecerá no auditório Ilka de Moura Lacerda (Unidade I / Sede) e contará com a presença de profissionais da área. O encontro contará com a palestra “Os atalhos de Murphy” que será ministrada pelo publicitário João Flávio de Almeida – o profissional atua na área de Mídias Digitais, na agência Alta Communicacione, de Ribeirão Preto. Os ex-alunos da Instituição, Vitor Augusto das Neves Martins de Almeida Santos, Jessica Barbosa e Patricia Moura irão participar de um bate papo com os estudantes sobre o mercado da comunicação. Para a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Carmen Justo, a aula é uma troca de conhecimentos entre os alunos e os profissionais. “Como fizemos em outros anos convidamos um palestrante, profissional da área de Publicidade e Propaganda para uma conversa descontraída e interessante com os calouros e veteranos da graduação sobre a formação profissional, mercado de trabalho e os desafios dos jovens que escolhem a carreira”, conclui Carmen.
Programação
19h15 – Palestra “Os atalhos de Murphy” com João Flávio de Almeida 20h – Bate-papo com ex-alunos do curso de Publicidade e Propaganda do Moura Lacerda- Vitor Augusto das Neves Martins de Almeida Santos – Jornal A Cidade- Jessica Barbosa – Revista Aldo Leite House- Patrícia Moura – Milagre do Verbo Agência de Comunicação Serviço
Aula inaugural – Publicidade e PropagandaData – 09 de fevereiro (segunda-feira)Horário – 19h Local – auditório Ilka de Moura Lacerda
Para saber mais acesse www.mouralacerda.edu.br
 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brFelipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br

Curso de Educação Física do Moura Lacerda realiza atividades de integração entre calouros e veteranos

Novos alunos foram recebidos pelos professores e pelos alunos veteranos nos últimos dias 2 e 3 de fevereiro; Ação contou com dinâmicas entre os estudantes

O curso de Educação Física da Unidade II/Campus do Centro Universitário Moura Lacerda, realizou, nos dia dois e três de fevereiro (segunda e terça-feira), uma recepção desenvolvida especialmente para os novos estudantes da graduação.
No primeiro dia (2/2), os alunos foram recebidos pela coordenadora do curso Irana Ferracioli e pelos professores Pablo Elias, Silvia Helena Piantino, José Eduardo, Bruno Galati, Mariana Nobrega e Franco Rodini Garcia.
Os docentes conversaram com os novos discentes sobre a profissão de educador físico. Na ocasião, os profissionais deram depoimentos sobre a importância da habilitação e também a respeito dos segmentos que aluno pode atuar.
Durante o encontro ainda esteve em pauta a regulamentação do ofício, o conceito de licenciatura e bacharel e o mercado de trabalho.
No segundo dia (3/2), os veteranos com habilitação em Licenciatura organizaram atividades recreativas como: queimada, futebol em dupla e dinâmicas que agregaram vivência e entrosamento entre os participantes. Após a integração houve um bate-papo descontraído entre o grupo.
Para Irana ações com este perfil visam promover uma aproximação entre os alunos. “Neste ano a recepção aos calouros partiu dos próprios veteranos. Eles queriam acolher os novos colegas com atividades diferentes e inovadoras. O resultado foi bem positivo. O objetivo foi conquistado com sucesso”, comemora.
 
Para saber mais acesse www.mouralacerda.edu.br
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brFelipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br

Professora de Dança do curso de Educação Física do Moura Lacerda é destaque do carnaval paulistano

Docente desfilará na tradicional escola de samba Rosas de Ouro em 13 de fevereiro, sexta-feira, no Sambódromo do Anhembi
A professora do curso de Educação Física do Centro Universitário Moura Lacerda Marisol Gallo será destaque na comissão de frente da escola de samba Rosas de Ouro de São Paulo. A agremiação vai desfilar no Sambódromo do Anhembi, em 14 de fevereiro, sábado, às 2h30.

Marisol é bailarina e tem como seu parceiro, Elydio Antonelli, há 20 anos. Os dançarinos e ginastas foram convidados para participarem da apresentação pelo carnavalesco Jorge Freitas que os conheceu na Suíça durante um intercambio cultural. A coreografia do espetáculo é assinada por Tatiana Freitas. Marisol e Elydio serão solistas da comissão retratando o próprio samba enredo que tem como tema: “Depois da Tempestade o Encanto”.Este ano será a primeira vez dos artistas como destaques da comissão de frente. Os desfiles carnavalescos fazem parte da vida da dupla que já desfilou em grupos no Rio de Janeiro e na capital paulista.
Marisol está ansiosa para o grande dia de espetáculo e muito confiante. Seu treinamento é diário. “Estamos ensaiando há quase seis meses. A nossa expectativa é grande. Neste ano a comissão está inovada e ousada e envolve vários segmentos artísticos o que exige muito nosso condicionamento físico. Serão quase 60 minutos de saltos rítmicos e evoluções”, explica.
De 12 a 19 julho os ginastas vão representar o Brasil em sua sexta apresentação no Festival Mundial de Ginástica e Dança que acontecerá em Helsink, na Finlândia. O evento atualmente é considerado o maior no segmento de ginástica e dança do mundo e é realizado de quatro em quatro anos. A bailarina já participou cinco vezes. O show contará com técnicas de dança clássica com acrobacias da ginástica artística, sempre ao som de músicas eruditas remixadas.
 
Para saber mais acesse www.mouralacerda.edu.br
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brFelipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br

Moura Lacerda promove Cursos de Nivelamento

Projeto completa 15 anos em 2015. Aulas reuniram 226 inscritos nas revisões de Língua Portuguesa e Matemática

O Centro Universitário Moura Lacerda realizou de 26 a 29 de janeiro mais uma edição dos cursos de nivelamento em língua portuguesa e matemática. O programa, que acontece a cada semestre para os estudantes da instituição, ex-alunos e o público interessado, ofereceu a oportunidade de participação nas aulas no períodos da manhã e da noite. A edição celebrou os 15 anos do programa e teve 226 inscritos. Foram formadas seis turmas que receberam conhecimentos sobre as seguintes disciplinas: Matemática Geral (Básica e Intermediária) durante o dia e Matemática Básica, Intermediária, Avançada I (pré-cálculo), Avançada II (revisão de cálculo) e Língua Portuguesa, à noite. Os professores que ministraram as aulas são, em sua maioria, ex-alunos da Instituição e tiveram o apoio de monitores, discentes escolhidos de acordo com seu desempenho nas disciplinas específicas de exatas ou gramática de suas graduações. Todos já fizeram um curso de nivelamento.
Para a Professora Mestre Valéria Gelfuso, organizadora da atividade, a formação é importantes para todos, pois é uma revisão de toda a vida acadêmica. “O objetivo é relembrar ou mesmo apresentar pela primeira vez tópicos de Matemática Básica e de Língua Portuguesa. Sempre com o intuito de aumentar o nível dos estudantes que podem participar dos estudos quantas vezes acharem necessário”, comenta Valéria.
 
 Para saber mais acesse www.mouralacerda.edu.br
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brFelipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br

Moura Lacerda realizou Semana de Planejamento Docente

O encontro aconteceu de 26 a 30 de janeiro e teve a participação dos pesquisadores professor mestre Alexandre Sequeira e da professora doutora Marlene Gonçalves

O Centro Universitário Moura Lacerda realizou de 26 a 30 de janeiro o “Moura Lacerda Atualiza – Semana de Planejamento Docente”. Com a participação dos gestores e professores, a ação contou com palestras, entrega de prêmios e reuniões para alinharem as atividades que serão desenvolvidas durante o ano letivo de 2015.
Na abertura do encontro, no dia 26 de janeiro, segunda-feira, a ação contou com a presença do professor mestre e fotógrafo Alexandre Sequeira – o profissional ministrou a palestra “Poéticas do Encontro. Fotografia e relações de trocas simbólicas”. O seminário incentivou os educadores a cada vez mais buscarem a transformação do espaço universitário e transformá-lo em um lugar de encontro, parceria, colaboração e trocas de informações.

No segundo dia, terça-feira (27/1), aconteceu a cerimônia de entrega do Prêmio Oscar de Moura Lacerda. Na ocasião, a aluna Rebeka Gomes Pinto Cunha, do quarto período do curso de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação e o seu orientador, o professor mestre Tulio Calixto, foram contemplados por desenvolverem o trabalho “Alterações Biopsicossociais em Idosos que aderiram a inclusão digital”. A premiação que tem como propósito preservar a memória do fundador da Instituição, Prof. Dr. Oscar de Moura Lacerda e também premiar bolsistas da Iniciação Científica do Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário Moura Lacerda que se destacaram academicamente no desenvolvimento das suas pesquisas. Foram considerados os aspectos de relevância e qualidade dos relatórios finais e de suas apresentações.

Para encerrar as atividades, os professores, participaram, da palestra “Educação: ensino, aprendizagem e pesquisa”, com a professora doutora Marlene F.C. Gonçalves, que abordou as inter-relações de ensino, aprendizagem e pesquisa no contexto da educação superior.
Em 28, 29 e 30/1 (quarta, quinta e sexta-feira) os docentes se reuniram com os coordenadores dos cursos para planejarem as ações que serão efetuadas durante o ano.
Para o reitor do Centro Universitário, Denis Marcelo Lacerda dos Santos, a Semana de Planejamento não foi só elaborada para discutir o plano de ensino mas também para os professores agregarem novos conhecimentos. “Os palestrantes foram escolhidos pelo grande mérito que eles têm e em virtude da contribuição em prol da educação.
A programação foi criada com o propósito de cuidar mais do espírito do nosso corpo docente, de forma a complementar a sabedoria e a bagagem que todos possuem. A Instituição reúne professores que fazem a diferença”, conclui o reitor.
 
Para saber mais acesse www.mouralacerda.edu.br
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brFelipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br

Projeto de pesquisa de docentes do PPGE obtêm apoio do CNPq

O projeto de pesquisa “A elaboração de conceitos científicos por alunos com deficiência: formação docente e práticas pedagógicas”, das professoras Ana Paula de Freitas e Evani Andreatta Amaral Camargo foi contemplado com auxílio à pesquisa do CNPq. O projeto conta ainda com a participação da professora Maria Inês Bacellar Monteiro, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimep. A professora Ana Paula, coordenadora do projeto, relata que se trata de um auxílio oferecido pelo CNPq às pesquisas na área das Ciências Humanas, com duração de dois anos para execução e será desenvolvido em escolas públicas da rede estadual, nos municípios de Ribeirão Preto e Piracicaba. O Centro Universitário Moura Lacerda é a instituição sede do projeto e os equipamentos adquiridos com o auxílio recebido (computador, filmadora, projetor multimídia, entre outros), após o término da pesquisa, ficarão sob responsabilidade e posse da instituição. O estudo pretende contribuir com o redimensionamento das práticas pedagógicas assumidas pelo professor diante do aluno com deficiência na escola comum, em termos da efetiva elaboração de conteúdos escolares, considerando o contexto das políticas atuais para a educação inclusiva.
 
http://www.mestradomouralacerda.com.br/noticia/18/Projeto-de-pesquisa-de-docentes-do-PPGE-obt%EAm-apoio-do-CNPq

Bruno Marin Arroyo, Engenheiro Agrônomo

O engenheiro agrônomo Bruno Marin Arroyo, de 24 anos, formou-se em julho de 2014, no curso de Agronomia, do Centro Universitário Moura Lacerda. Durante a graduação, conduziu de forma efetiva dos experimentos realizados na faculdade, entre eles, do Grupo de Pesquisa e Extensão em Controle Biológico, voltado às pragas na agricultura. Com a vivência nos estudos, teve a oportunidade de estar presente em congressos e eventos, apresentando projetos dentro e fora da universidade.Atualmente, o ex-aluno trabalha em uma empresa de agentes biológicos eleita pela revista americana Fast Company como a 33ª companhia mais inovadora do mundo em 2012 e ganhadora, na China, do prêmio “Technology Pioneer” (Pioneiros da Tecnologia), pelo Fórum Mundial de Economia em 2013. O aluno, que ingressou no grupo durante o estágio obrigatório, foi efetivado na área de supervisão de produção, pesquisa e desenvolvimento, além de ser responsável pelos treinamentos e palestras dos produtos da empresa.Para Arroyo, o aprendizado o ajudou a conhecer os detalhes de cada área, estar atualizado, saber lidar com as situações do dia a dia e a utilizar os recursos menos impactantes à população e ao meio ambiente, proporcionando uma agricultura sustentável e tecnificada. “No Moura Lacerda tive a oportunidade de ter constantemente novos contatos. Presenciava com as aulas teóricas e com as práticas no campo experimental e no laboratório um pouco da prática e detalhes da profissão que se renova e se aperfeiçoa a cada dia. Tudo, é claro, com o auxílio do excelente corpo docente que instituição possui”, explica.

Dica – Bloco Os Alegrões no Galpão de Eventos, SESC Ribeirão Preto – SP

O Bloco Os Alegrões, mantendo a proposta de resgatar o carnaval tradicional das marchinhas e frevos, apresenta a marchinha do carnaval de 2015, “Moleque Tião”, em homenagem aos Cem Anos de Grande Otelo, além de marchinhas tradicionais. Em homenagem aos 10 anos do Bloco, o show contará com a participação especial do cantor Roberto Seresteiro. A banda dos Alegrões é formada por Mauro Zacharias (trombone), Manga Moraes (trompete), Márcio Bá (sax), Amaro Zacharias (trombone), Diego do Trompete (trompete), Jorge Nascimento (sax), Germano (trombone), Zé Maria (surdo), Giba do Pandeiro (caixa), Alexandre Peres (cavaco), João Roberto (violão), Artur (voz), Carlos Tampa (voz), Sandro (Voz) e Perci Guzzo (voz).No Galpão de Eventos. 400 lugares em pé.

Fonte e informações: http://www.sescsp.org.br/programacao/53850_OS+ALEGROES

Aluna do curso de Gestão da Tecnologia da Informação conquista o Prêmio Oscar de Moura Lacerda

Estudo realizado pela discente da Instituição desenvolveu trabalho com idosos; pesquisadora participou do 14º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC) com o mesmo projeto

A aluna do Moura Lacerda, Rebeka Gomes Pinto Cunha, do quarto período do curso de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação e o seu orientador, o Professor Mestre Tulio Calixto, foram contemplados, na última terça-feira (27/1), durante a Semana de Planejamento Docente da Instituição com o Prêmio Oscar de Moura Lacerda. A dupla recebeu um certificado e mil reais cada um.
A discente conquistou o prêmio com o projeto de iniciação “Alterações Biopsicossociais em Idosos que aderiram a inclusão digital”. O trabalho foi apresentado no 14º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC), que aconteceu nos dia 28 e 29 de novembro de 2014, na capital paulista.
“O projeto visa a inclusão social e digital por meio de aulas de informática direcionadas para a terceira idade que são ministradas na Unidade I/Sede, da Instituição, juntamente com o desenvolvimento de um software que realiza análises gerontológicas (procedimentos do estado mental, da escala geriátrica de depressão e o diagnóstico nutricional) e análise de resultados”, explica Rebeka. A aluna comenta também que a ferramenta tem como objetivos contribuir com a agilização da realização dos exames que atualmente se encontram em formulários impressos, com inúmeras folhas e o armazenamento das informações do paciente avaliado pelo profissional da área da saúde para futuras consultas, entre outros fins. “Visamos diminuir a lacuna intergeracional que existe entre jovens e idosos, fazendo a integração de gerações distintas”, afirma Rebeka sobre o a sua elaboração.
A premiação tem como propósito preservar a memória do fundador da Instituição, Prof. Dr. Oscar de Moura Lacerda, e também incentivar os bolsistas da Iniciação Científica do Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário que se destacaram academicamente no processo das suas pesquisas, considerando os aspectos de relevância e de qualidade dos relatórios finais e de suas apresentações.
Atualmente Rebeka é bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) pela Startup “CIAware – Centro de Informatizações e Análises” (Empresa em fase inicial) dirigida pelo do Professor Doutor Flávio Barbosa que ministra aulas nos cursos de Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação do Moura Lacerda.
 
Para saber mais acesse www.mouralacerda.edu.br
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brFelipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br