Moura Lacerda sedia audiências públicas do Plano Municipal de Educação
Encontros aconteceram nos dias 23 e 30 de maio e 13 de junho e reuniram educadores para discutirem as políticas educacionais da cidade
O Centro Universitário Moura Lacerda sediou, nos dias 23 e 30 de maio e 13 de junho, audiências públicas para discutir o Plano Municipal de Educação. As reuniões foram promovidas pela Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria da Educação, reunindo educadores do município que abordaram as políticas educacionais.
Os encontros receberam cerca de 130 participantes em cada edição. Um dos temas em pauta foi o novo Documento-Base do Plano Municipal de Educação elaborado por uma comissão formada por representantes da Secretaria da Educação, Diretoria Regional de Ensino, Conselho Municipal de Educação, Centro do Professorado Municipal, Sindicato dos Servidores Municipais, Apeoesp, Associações de Professores,Universidades e Faculdades, Câmara de Vereadores e OAB-RP (Ordem dos Advogados do Brasil). Após aprovação, o material será enviado à Câmara de Vereadores para análise e votação. Para Oscar Luiz de Moura Lacerda, educador e mantenedor do Centro Universitário Moura Lacerda, a audiência é fundamental para o desenvolvimento educacional da cidade. “Para elaboração do Plano Municipal de Educação temos que ouvir toda a comunidade. Estiveram presentes profissionais de todas as áreas da educação. Foram convidadas várias instituições e, por felicidade, o Centro Universitário Moura Lacerda está entre elas. Faço parte da comissão do Plano como representante da área do ensino privado”, explica.
Para saber mais, acesse www.mouralacerda.edu.br
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brFelipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Moura Lacerda promove Processo Seletivo
Provas foram realizadas no último sábado (13/6) em Ribeirão Preto (Unidade I/Sede) e em Jaboticabal (Unidade III)
O Centro Universitário Moura Lacerda promoveu, no último sábado (13/6), o Processo Seletivo para o 2º Semestre de 2015. As provas foram realizadas às 9 horas, na Unidade I/Sede, em Ribeirão Preto (SP) e na Unidade III/Jaboticabal. Em Ribeirão Preto, foram abertas vagas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Engenharia Civil, Letras e Pedagogia. Os cursos superiores de tecnologia ofereceram vagas para Gestão Comercial, Gestão Financeira, Logística, Processos Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos e em Gestão da Tecnologia da Informação. Já em Jaboticabal a graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) também contou com Processo Seletivo.
A indicação de uma amiga que já estuda no Moura Lacerda, levou Marina Fernandes de Oliveira a prestar a prova para o curso de Engenharia Civil. “Gosto de engenharia, de construção e busco conhecimentos para obter um futuro melhor”, ressalta. Carolina Alessandra Moreno Ferreira escolheu Letras, também por incentivo de uma amiga que faz Medicina Veterinária na Instituição. “Ela me deu boas referências sobre a organização, a administração e sobre o conteúdo. Eu gosto de estudar português, redação e tenho várias expectativas de sucesso”, diz.
Jean de Carvalho Rodrigues, que prestou a prova para Ciências Contábeis, explica que um amigo falou sobre a graduação pelo excelente conteúdo. “Quero cursar e completar meus estudos para conseguir um emprego e uma carreira promissora”, avalia.
Por interesse em crescer profissionalmente na empresa que trabalha, Alex Paschoal de Souza, resolveu prestar tecnologia de Gestão Comercial. “Onde atuo falta gestão por se tratar de uma empresa de pequeno porte. Sei também que Administração é referência no Moura Lacerda”, comenta.
Para saber mais, acesse www.mouralacerda.edu.br
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brFelipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Moura Lacerda é pioneiro no meio acadêmico de Ribeirão Preto ao digitalizar Vara de Justiça
Novidade agiliza trâmite processual e contribui com o meio ambiente
Já é possível eliminar as gigantescas pilhas de papéis acumuladas durante o julgamento de um processo judicial, graças à digitalização das varas de justiça, apontada por estudiosos como uma forma de agilizar a investigação, além de contribuir com as questões ambientais. Em São Paulo, o processo começou pelo Poder Judiciário e chegou até universidades como o Centro Universitário Moura Lacerda. A Instituição foi a primeira, no meio acadêmico de Ribeirão Preto (SP), a digitalizar o Juizado Especial Cível (JEC).
Segundo a Professora Mestra, Soraia Cochoni Achicar, coordenadora do JEC, o Moura Lacerda tem cumprido com todas as exigências do Tribunal de Justiça Paulista quanto às instalações físicas para o bom funcionamento do Anexo. “A coordenação do JEC e os estagiários já passaram pela habilitação do Tribunal de Justiça e estão todos capacitados para trabalhar com o (SAJ) Sistema de Automação da Justiça”, revela.
Na prática, a docente ressalta que, de agora em diante, todos os novos processos serão digitais. “Muitos são os benefícios do projeto 100% digital do Tribunal de Justiça. O portal e-SAJ é uma solução que objetiva facilitar a troca de informações e oferecer maior rapidez para o trâmite processual por meio de diversos serviços voltados para os advogados, cidadãos e serventuários da justiça. Isso ainda traz grande economia de tempo aos que utilizam a justiça e economia de papel, o que favorece os profissionais do Direito, os cofres públicos e o meio ambiente. A documentação apresentada é digitalizada pelos cartórios, e seus anexos e as petições são exibidas eletronicamente através do portal e-SAJ, o que colabora com a consulta aos processos”, explica.
Soraia menciona o diretor do Cartório de Origem, Roberto de Assis Matos, que também é professor, por ter contribuído, em 2008, para a instalação do Anexo na Instituição. “O Moura Lacerda não tem medido esforços para se adequar às exigências do Tribunal. É muito gratificante estar inserido nessa conquista do Poder Judiciário, o que concretiza algo tão esperado no mundo jurídico, sempre visto de forma muito burocrática. Sem contar, a satisfação de podermos dar a oportunidade aos nossos alunos, principalmente aos estagiários do setor, de participarem de perto dessa evolução e aprendizado, o que certamente contribuirá para a inserção no mercado de trabalho”, finaliza.
Para saber mais, acesse www.mouralacerda.edu.br
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brFelipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Alunos do Moura Lacerda participam da APP Estudantil
Iniciativa visa desenvolver interesse de discentes em aprimorar conhecimentos na área de Publicidade e Propaganda
Erick Paluan e William Lopes, estudantes do curso de Publicidade e Propaganda do Moura Lacerda, são os mais novos integrantes da APP Estudantil (Associação dos Profissionais de Propaganda Estudantil), idealizada pela APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda Ribeirão Preto). O grupo tem como propósito promover atividades para incentivar e fortalecer os universitários a se preparem para o mercado de trabalho.
Erick Paluan, do 1° Ano de Publicidade e Propaganda, explica que fazer parte da APP é muito importante por poder interagir com estudantes de outras universidades. “Além disso, podemos trocar experiências com profissionais da área, o que aumentará nossa visão de mercado e de futuro”, ressalta.
Para William Lopes, do 3º ano, esse tipo de iniciativa rompe as barreiras da tradição acadêmica ou até mesmo da rivalidade entre as instituições. “É uma oportunidade de transmitir conteúdo das próprias fontes para um universo muito mais vasto, e se beneficiar com a interação de um campo repleto de profissionais e amantes da publicidade. Como um dos representantes, espero com ansiedade e criatividade atender e zelar pela relação do Centro Universitário Moura Lacerda com a APP Ribeirão, com outras universidades e principalmente com o segmento”, enfatiza.
Segundo a professora, Carmen Justo, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, a APP Estudantil objetiva discutir, planejar ações e eventos que beneficiem os estudantes. “Trata-se de um grupo que vai debater propostas de engajamento dos alunos em torno de temas que são relevantes para o dia a dia da sua formação, além de proporcionar uma maior aproximação com o mercado de trabalho”.
Sobre a APP Estudantil – A equipe será montada por dois representantes de cada universidade, com a supervisão e participação dos coordenadores de curso, para o cumprimento de cronogramas e reuniões mensais. Os participantes também terão o benefício de isenção na anuidade da Associação enquanto fizeram parte do programa.
O grupo foi apresentado no Fest’in (Festival Universitário de Propaganda do Interior), no último dia 30 de maio.
Para saber mais, acesse www.mouralacerda.edu.br
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brFelipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Curso de Pedagogia do Moura Lacerda realiza doação de fraldas e leite para o Cantinho do Céu
Os alunos do curso de Pedagogia do Centro Universitário Moura Lacerda, acompanhados do coordenador da graduação, Professor Osvaldo Tadeu, entregaram, no dia 30 de maio (sábado), ao Hospital de Retaguarda Cantinho do Céu, de Ribeirão Preto, 68 litros de leite, 315 fraldas geriátricas e 515 fraldas infantis. Todo o material foi arrecadado durante o trote solidário – ação promovida pelos estudantes veteranos do curso aos novos discentes. A campanha foi realizada nos meses de fevereiro, março e abril e teve como propósito unir os alunos para praticarem, juntos, a coletividade e a cultura da responsabilidade social. Segundo Sônia Ponciano, fundadora da instituição, o trabalho desenvolvido pelo Cantinho do Céu é de união. “Andamos todos de mãos juntas. Acredito que a maior coisa que Deus me deu foi esta oportunidade para eu aprender, conhecendo o lado da dor, da perseverança, da paciência e da tolerância. Os nossos pacientes têm uma força muito grande. É isto que me move”, explica. “A colaboração da sociedade é fundamental e importante para a continuidade das nossas atividades. Talvez as pessoas não tenham entendimento da ajuda financeira e social com uma visita. O nosso trabalho é diferenciado. Somos o único hospital de retaguarda do Estado”, explica Adair Amorim, presidente do Cantinho do Céu.
Para o coordenador do curso de Pedagogia, Osvaldo Tadeu, gincanas produtivas como as do Moura Lacerda são fundamentais para o crescimento pessoal e profissional dos alunos. “Há três anos criamos uma campanha na graduação que se tornou institucional, que é o trote solidário. A ideia é chamar os alunos para a responsabilidade social, o que tem dado muito certo. Percebemos que todos estão mais sensibilizados. Nessas situações nós não doamos, nós ganhamos”, comenta.
Para saber mais, acesse www.mouralacerda.edu.br
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brFelipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Curso de Direito do Moura Lacerda promove júri simulado
Atividade oferece contato com a realidade jurídica e une a teoria com a prática Vivenciar a realidade da rotina de trabalho de um Tribunal de Justiça. Esse foi o objetivo de mais uma edição do júri simulado promovido pelos alunos do 9º semestre do curso de Direito, do Centro Universitário Moura Lacerda, em 28 de maio, no Auditório Ilka de Moura Lacerda, na Unidade I/Sede. O professor de Direito Processual Penal, Antonio Carlos Oliveira, explica que foi apresentado o julgamento de um homicídio consumado, que envolvia a questão da homofobia. Nesse cenário fictício, um réu mata o pai do seu companheiro por causa das humilhações que sofria. Foram utilizados dois promotores, um assistente de acusação, três defensores, um juiz com dois auxiliares e um oficial de justiça. “Unimos tudo o que os alunos viram na teoria com a questão prática mais a desenvoltura em relação à argumentação, para testar a oralidade dos futuros profissionais”, reforçou. O aluno Luiz Henrique Mariano foi promotor no simulado e se sentiu satisfeito por participar. “A ação proporciona uma noção da realidade. A instrução acadêmica é muito importante pois aprendemos na prática cargos que poderemos exercer no mercado de trabalho”, disse. De acordo com a Aluna Fernanda de Melo Candido, que foi uma das testemunhas, além de ter contato com a rotina de um tribunal, é possível demonstrar para os outros estudantes como funciona uma das áreas do Direito. “Hoje aprendi muito pois pretendo seguir a carreira de promotora”, afirmou.
Para saber mais, acesse www.mouralacerda.edu.br
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brFelipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Moura Lacerda promove segunda edição do “PLUG”
Atividade oferece aos estudantes novos conhecimentos por meio de vídeos que são exibidos antes das aulas
O Centro Universitário Moura Lacerda promoveu, na última segunda-feira (01/06), a segunda edição do projeto “PLUG” – ciclo de vídeos, com conteúdos ligados à arte, à cultura, à educação, ao comportamento, aos negócios, ao cinema e à tecnologia, desenvolvido pelo TED Ideas Worth Spreading. As exibições acontecem sempre antes do início das aulas, às 18h45, no Auditório Ilka de Moura Lacerda, na Unidade I/Sede.
A atividade é direcionada a todos os alunos da Instituição e tem o objetivo de fomentar conhecimentos através de temas conectados aos meios acadêmico e profissional. Os estudantes que participam das exibições recebem certificado de atuação em atividades complementares.
O primeiro vídeo exibido nesta etapa foi “Imaginação” – uma palestra ministrada pelo artista plástico Vik Muniz conhecido mundialmente pelo trabalho que realiza com diversos materiais, muitos deles provenientes de lixo doméstico. Na apresentação, Muniz descreve o pensamento existente por trás de suas criações.
Para Ivair Baliero Filho, aluno do segundo semestre de Administração, a iniciativa é inovadora. “Estive no projeto o ano passado. É muito interessante. São escolhidas pautas que nos ajudam a refletir”, comenta. “A etapa de 2014 também foi muito bacana. É uma oportunidade de contato com informações e pessoas de destaque”, diz a aluna Aline Brito de Souza, do quarto semestre de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos. Segundo o coordenador de comunicação do Moura Lacerda, Fernando Mello, o projeto foi desenvolvido para que o aluno tenha oportunidade de agregar novos horizontes. “Precisamos oferecer diferentes maneiras para que o estudante faça suas atividades complementares. Mais do que isso, a ação é alinhada com as diretrizes da Instituição. Nosso propósito é trazer informações e conhecimentos por meio da arte e da cultura. Os vídeos são de temáticas diversas, que vão desde fotografia até comportamento e negócios”, explica.
Confira a programação completa do projeto “PLUG”:
09 de junho (terça-feira): “Aparência não é tudo. Acreditem, sou modelo”, com Cameron Russel
12 de junho (sexta-feira): “O Drama Silencioso da Fotografia”, com Sebastião Salgado
15 de junho (segunda-feira): “Silêncio: O Poder dos Introvertidos”, com Susan Cain
17 de junho (quarta-feira): “Daniel Pink e a Surpreendente Ciência da Motivação”, com Daniel Pink
Horário: sempre às 18h45
Local: Auditório Ilka de Moura Lacerda (Unidade I/Sede)
Para saber mais, acesse www.mouralacerda.edu.br
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brFelipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Professora e aluna do Moura Lacerda participam da 13ª Semana Nacional de Museus
A Professora de Pedagogia e Letras do Centro Universitário Moura Lacerda, Alice Registro Fonseca, e Denise Justino da Cunha Aleixo aluna de Pedagogia do 5º período, participaram, da 13ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), no Instituto Casa da Memória Italiana, em Ribeirão Preto (SP). A programação ofereceu visitas guiadas, sendo apresentada a edificação histórica de 1925, que preserva mobiliário e pinturas decorativas praticamente originais da construção e moradia. A ação aconteceu nos dias 19, 21 e 23 de maio.
Na terça-feira (19/5), a programação foi restrita ao grupo Oficina da Memória da Universidade de São Paulo (USP). Na quinta-feira (21/5) e no sábado (23/5) a atividade foi aberta ao público interessado e que se inscreveu antecipadamente.No sábado (23/5), foi realizada uma mesa-redonda que abordou o processo de implantação do Museu Casa da Memória Italiana, sobre fontes documentais da imigração italiana e reflexões a respeito da história da casa.
“Foi enriquecedor poder alinhar o trabalho entre as duas instituições em que atuo, a Casa da Memória Italiana e o Centro Universitário Moura Lacerda. Possibilitei que uma aluna fizesse parte da prática de mediação com públicos variados e mostramos esse campo profissional para uma futura pedagoga”, reforça a professora Alice Registro Fonseca, que também é gestora executiva da Casa da Memória Italiana.
Para a aluna, Denise Justino da Cunha Aleixo, ter sido convidada pela professora Alice para ser monitora na visita-guiada foi muito importante, pois proporcionou o contato com pessoas de cultura e idade diversificadas. “A experiência me ajudou a resgatar uma parte da história de Ribeirão Preto, bem como colocar em prática o meu aprendizado. Sou muito grata pela oportunidade de conhecer uma casa maravilhosa que, com esforço de muitos, está enriquecendo a nossa cidade”, afirma.
Para saber mais, acesse www.mouralacerda.edu.br
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brFelipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Saiu na mídia! – 03/06
Capa do Jornal A Cidade – 03/06/2015
A união faz a restauração
Memória em reconstrução
Curso de Educação Física do Moura Lacerda realiza I Festival de Atletismo
O curso de bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Moura Lacerda promoveu, no dia 30 de maio, na Unidade II/Campus, em Ribeirão Preto (SP), o I Festival de Atletismo. O evento contou com a participação de 40 crianças e adolescentes. A atividade foi organizada pelos alunos do sétimo semestre da graduação. A ação faz parte da disciplina Prática Desportiva no Treinamento I, ministrada pelo Professor Pablo Elias.
“O objetivo do encontro é fazer com que os estudantes adquiram experiência em organização esportiva e apliquem na prática a teoria vista em sala de aula. Queremos apresentar aos participantes um pouco da profissão de educador físico”, explica Elias.
Para saber mais, acesse www.mouralacerda.edu.br
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brFelipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br