Docentes e estudantes do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), produziram, no final do ano passado, um trabalho de investigação envolvendo Artes e Ciências da Natureza, no Parque “Prefeito Luiz Roberto Jábali– Curupira”, no bairro Ribeirânia. Os alunos foram divididos em grupos e buscaram coletar dados de pesquisa para desenvolverem projetos de ensino e elaborações de planos de aula. A professora Natalina Aparecida Laguna Sicca, coordenadora da disciplina de Natureza e Sociedade na Educação Infantil, no Curso de Pedagogia, e Alice Registro Fonseca, coordenadora da disciplina Artes na Educação infantil, foram as responsáveis pelo desenvolvimento do trabalho de campo.

A atividade contou com a participação do grupo de pesquisa, Interdisciplinaridade e Ciência do Sistema Terra como Eixos para o Ensino Básico, do Programa de Pós-Graduação em Educação de História e Ensino de Geociências da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado do Moura Lacerda. No referido grupo de pesquisa participam, ainda, pesquisadores da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e da USP (Universidade de São Paulo) e professores das disciplinas de Geografia, História, Química, Física, Biologia e Matemática do Ensino Médio das redes estadual e federal.

Desenvolvimento da pesquisa 

            No trabalho de campo, os estudantes utilizaram materiais do próprio parque, sendo a paisagem o principal meio para a criação artística. Captaram as texturas do meio ambiente para a criação de um diário da visita e utilizaram a técnica “frottage”, na qual se cria uma imagem friccionando lápis, giz, carvão e outras matérias sobre um papel. “O principal desafio da atividade foi propiciar uma visão de natureza de modo a evidenciar os ciclos, fluxos, transformações e interações entre os diferentes elementos do ambiente, de forma com que os alunos compreendessem as transformações da natureza e as transformações do homem sobre a mesma”, salienta Natalina Sicca.

A ação fez com que os estudantes se posicionassem junto à cidade e à sociedade, interagindo na teoria e na prática. “Ao estudar desenhos foram realizadas leituras de produções artísticas chamada de Land Art (utilização de recursos naturais da própria natureza para o desenvolvimento do produto artístico), na qual se observa a construção de imagens em diferentes paisagens, como os grandiosos desenhos geométricos nas areias da praia de Jim Denevan, as composições em florestas, parques e lagos de Sylvain Meyer e Robert Smith”, explica Alice Fonseca. Com nova visão, os estudantes puderam produzir material didático buscando inter-relações entre ciências e arte.

Missão cumprida

Natalina Sicca e Alice Fonseca compreendem que projetos que promovam inter-relações entre Artes e Ciências e que propiciem uma visão sobre a complexidade da dinâmica da natureza e observam a reprodução das coisas da natureza e texturas são de extrema importância para o aprendizado. “Assim Ribeirão Preto vai se tornando um objeto de estudo e de ensino, o que buscamos há 15 anos no nosso grupo de pesquisa”, conclui Natalina Sicca.

 

 

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