Atividades proporcionaram grandes experiências aos alunos em relação à sustentabilidade e à produção de sementes
Alunos do Curso de Agronomia do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), visitaram duas fábricas na cidade. Os objetivos foram conhecer o sistema de irrigação localizada por gotejamento da Netafim, em 9 de novembro, e acompanhar a rotina da Wolf Seeds, produtora de sementes, no dia 12 do mesmo mês.
“Os estudantes puderam entender a questão da sustentabilidade atual, observar como é uma montagem de tubulação, como é colocado o gotejador dentro dela e ter ideia da quantidade de água economizada com essa irrigação, já que em nossa região isso ainda não é tão difundido. Ainda usamos muito pivô, que tem gastos de água e energia muito altos”, explicou a professora de Irrigação e Drenagem, Carla Paixão, que acompanhou a visita.
A Netafim é uma empresa israelense que completou 25 anos no Brasil. “Ela está começando a usar a ‘agricultura 4.0’, mais digital, e é interessante mostrar aos alunos e fazer com que eles tenham contato com uma área que poderão trabalhar no futuro”, finalizou a professora, que acompanhou 35 estudantes do 6º período.
Produção de sementes
Na fábrica da Wolf Seeds, 38 alunos do 4º período acompanharam a rotina de produção com a professora de Tecnologia e Produção de Sementes, Silvelena Vanzolini Segato. Eles verificaram “in loco” como se faz o beneficiamento de sementes forrageiras e alguns testes de rotina como, por exemplo, o de viabilidade de sementes: Tetrazólio.
“É importante que o aluno veja todo ou, ao menos, parte do processo de produção de sementes para que fixe conceitos vistos em aula, interagindo com o dia a dia de quem está atuando na prática”, acrescentou Silvelena Segato. O grupo foi recepcionado por três ex-alunos do Curso de Agronomia do Moura Lacerda, Tiago Penha Pontes, Leandro César Esquesário e Larissa Rosifini.
Assessoria de Imprensa: (16) 9-9131-5326