Evento Sala 32, que aconteceu no Espaço Golf, reuniu estudantes do último ano em Projeto Integrado; familiares das alunas também prestigiaram a atividade

            O Curso de Moda do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), apresentou em 21 de novembro, no Espaço Golf, o evento Sala 32. O trabalho de conclusão de curso contou com cinco desfiles de diferentes marcas experimentais criadas pelas alunas com orientação de docentes: B‌ ‌You‌ ‌Custom‌, Camala, Criatura, Hera e Would.

            Os principais objetivos do desfile foram mostrar como funciona a área de negócios de Moda e ensinar os alunos a criarem uma empresa. “Aprendi muito sobre a importância do trabalho em grupo e como utilizar a Moda como veículo de manifestação e expressão”, disse Fernanda Ohofugi Guilhem, uma das idealizadoras da marca Would.

            “Esta foi a conclusão dos conteúdos que as estudantes aprenderam nos quatro anos de curso e a integração desses conhecimentos na forma de um negócio de Moda. A novidade deste ano foi o ‘See now, buy now’ – ‘Veja agora, compre agora’ – as alunas montaram um Instagram coletivo (@eventossala32) para vender as coleções que foram desfiladas”, afirmou Leda Braga Ferraz, coordenadora do Curso de Moda do Moura Lacerda.

            “O Projeto Integrado 2019 trouxe coleções que contemplaram temáticas contemporâneas da Moda, alinhadas com a realidade dos consumidores. Tivemos coleções que valorizaram o feminismo e a Moda feminina, a Moda prática e versátil, o meio ambiente e a magia do cinema. As ações de conclusão de curso se transformam em um portfólio completo para as novas profissionais de Moda”, salientou Carmen Justo, coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Projeto Integrado.

Marcas experimentais que desfilaram

B‌ ‌You‌ ‌Custom‌

            ‌Uma‌ marca ‌que‌ ‌presta‌ ‌serviços‌ ‌de‌ ‌customização‌ ‌e‌ ‌confecciona‌ ‌coleções‌ ‌de‌ ‌vestuário‌ ‌e‌ ‌acessórios‌ ‌voltados‌ ‌para‌ ‌o‌ ‌público‌ ‌feminino por meio ‌de‌ ‌‌upcycling – processo de criar algo novo e melhor a partir de itens antigos. Pode ser visto também como uma reutilização criativa, que transforma produtos indesejáveis ou inúteis em algo novo, de melhor qualidade e com maior valor ambiental.

            Para a coleção “Through The Glasses”, a marca se inspirou e buscou traduzir toda a exuberância e a personalidade de Iris Apfel, uma mulher que enxerga beleza no rompimento de regras e é fiel as suas vontades, ansiando transparecer sua mais profunda individualidade.

            O resultado são peças únicas, excêntricas e carregadas, que ilustram de forma exclusiva os valores que a marca carrega e que a mesma transcende ao público de forma espontânea. Equipe: Júlia Tavares, Júlia Sallum e Luana Lopes.

Camala

            O nome faz referência à palavra camaleão, animal capaz de adaptar-se ao ecossistema e suas necessidades. A marca inspira-se nesse conceito para criar roupas multifuncionais, que se adequam à pluralidade de ambientes e corpos e às mais diversas ocasiões.

            No desfile foi apresentada a coleção “Inclassificáveis”, referência ao álbum de 2008 do cantor Ney Matogrosso. A trajetória do artista tem traços marcantes de uma pessoa plural e multifacetada e foi refletida nas roupas com caráter multifuncional, de uma modelagem que se transforma em outra, podendo variar o design e o tamanho, cada opção é um universo novo. Equipe: Amanda Darcie, Giovana Portugal, Ingrid Libertucci, Pollyana Freitas e Priscila Balbino.

Criatura

            Uma marca de vestuário focada em camisetas e similares unissex, trazendo referências de filmes e séries da cultura pop com o uso de bordados e aplicações. Com conceito geek, a marca lançou uma coleção reverenciando clássicos e best-sellers do cinema, como “Bonequinha de Luxo”, “Harry Potter”, “Rei Leão” e “Clube dos Cinco”, trazendo inspiração para públicos de diferentes idades. Equipe: Caroline Lombardi e Sarah Maria Franco.

Hera

            A marca surgiu a partir do desejo de resgatar a tradição da confecção de trajes para o enxoval de lua de mel, fabricando peças exclusivas de nightwear – termo em inglês que significa “roupa de dormir”. Podem ser chamadas, também, de sleepwear, roupas projetadas para serem utilizadas durante o sono.

            A coleção “Feitiço de LM Titânia”, inspirada na comédia romântica “Sonhos de uma Noite de Verão”, de William Shakespeare, apresentou peças leves e descontraídas, com cores em tons pastéis, flores, rendas e brilhos, remetendo ao universo mágico e à natureza da floresta representados na história. Equipe: Bruna Kanamori e Gabriela Ferraz.

Would

            Marca focada na moda feminina, trazendo roupas confortáveis e com estilo que possam ser usadas no dia a dia das consumidoras. Tem como princípio valorizar os movimentos sociais, defendendo diversas causas, como as questões de gêneros, raciais, preservação da natureza e LGBTQ+.

            No desfile foi apresentada a primeira coleção da marca, “Bendita Geni”, que se inspirou no festival de música “Águas Claras”, que ocorreu durante o regime militar no Brasil. Assim, a Would une o passado e o presente por meio de bordados à mão que trazem músicas de protesto da época e atuais. Equipe: Fernanda Ohofugi Guilhem, Mariana Tolino e Luísa Mariano Cardoso.

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