Brinquedoteca é uma realização das próprias estudantes do Curso de Pedagogia, que utilizaram materiais recicláveis para a construção de brinquedos e jogos que estimulam a aprendizagem
Estudantes do 4º período do Curso de Pedagogia, do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), receberam, na Brinquedoteca, alunos do 1° e 2º anos da Emefem (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Ensino Médio) “Dom Luiz do Amaral Mousinho”, do bairro Campos Elíseos. As professoras Denise Farias Bortoliero e Vanessa Serra acompanharam suas turmas. “Acredito muito nas atividades lúdicas como facilitadoras da aprendizagem”, ressaltou Denise Bortoliero. No espaço há atividades de musicalização, contação de histórias e jogos pedagógicos.
De acordo com a professora Rejane Kobori, a Brinquedoteca é uma realização das próprias estudantes do curso, que utilizam materiais recicláveis para a construção dos brinquedos e jogos. A ação garante que, por meio de atividades lúdicas, as crianças aprendam conteúdos como Matemática e Português, entre outros, e desenvolvam suas habilidades e potencialidades de acordo com a faixa etária.
Para divertir e solucionar problemas
“Inspiramo-nos na Teoria da Aprendizagem de Vygotsky, que parte da filosofia ‘Materialismo cultural dialético’, e na proposta pedagógica de Freinet, que propõem ambientes temáticos para permitir a autonomia e criar possibilidades de aprendizagens. O meio influencia, diretamente, a formação psicológica da criança. É preciso criar oportunidades em sala de aula para que os alunos interajam e solucionem problemas cotidianos e, assim, possam se desenvolver e conquistar sua autonomia”, disse a professora.
Maria do Carmo Pedroso, aluna de Pedagogia, falou que se sente honrada em participar deste projeto. “É possível aprender brincando. Este projeto estimula a imaginação, a criatividade e protege o meio ambiente”, salientou.
A estudante Gabrielle Perna, com seu grupo de classe, fez a proposta da atividade “Laboratório Social”, na qual as crianças aprendem a fazer coisas práticas de seu dia a dia, como varrer, colocar roupas no varal, etc. “Elas se divertem, mas interagem, colaboram e se sentem muito capazes de aprender”, ressaltou.
Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3446-5717 | 3329-7998 | 9-9201-7887
Atendimento: Patricia Moura (16) 9-9112-2018 e Fernando Bueno (16) 9-9131-5326
E-mails: patricia.moura@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo