Para tanto, há incentivo para implantação e ampliação da interação com a sociedade, integrando as comunidades interna e externa ao Centro Universitário, por meio de ações comunitárias e esportivas, de difusão cultural, científica, de prestação de serviços e de educação continuada.
Além da transmissão do conhecimento tecnológico e da inclusão dos alunos em atividades de pesquisa e extensão, o Centro Universitário Moura Lacerda preocupa-se com a formação de profissionais dotados de uma visão aberta e atenta aos problemas da comunidade, tornando-os capazes de contribuir para o desenvolvimento social da região.
Para tanto, há incentivo para implantação e ampliação da interação com a sociedade, integrando as comunidades interna e externa ao Centro Universitário, por meio de ações comunitárias e esportivas, de difusão cultural, científica, de prestação de serviços e de educação continuada.
Nesse sentido, podemos citar os seguintes projetos:
Uma equipe do Centro Universitário Moura Lacerda visita Escolas Públicas e Particulares de Ribeirão Preto, além de empresas da região, realizando atividades que auxiliam a comunidade no desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional. Estas atividades são realizadas sob a forma de oficinas de empreendedores, feiras profissionais e dinâmicas, testes vocacionais, apresentações teatrais que contam com a participação de alunos e colaboradores das escolas e empresas, e mostram as várias possibilidades de atuação em cada profissão, as formas e possibilidades de ingresso em cursos superiores, além da identificação de oportunidades de mercado. O objetivo deste trabalho é conscientizar a comunidade sobre a importância do aperfeiçoamento profissional e a real possibilidade de aumento das perspectivas profissionais e pessoais de jovens e adultos.
Este projeto resulta de uma parceria entre o Centro Universitário Moura Lacerda, a Associação Vida Animal e a Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto. Ele tem como objetivo a esterilização reprodutiva de cães e gatos, visando o controle populacional dessas espécies animais, diminuindo-se o número de animais abandonados nas ruas, reduzindo-se também o risco de transmissão de doenças à população. O Centro Universitário, através do Núcleo Hospitalar Veterinário do curso de Medicina Veterinária, disponibiliza toda a infra-estrutura e mão-de-obra, composta por professores e alunos do curso. A Secretaria da Saúde fornece o material e a Associação Vida Animal responsabiliza-se pela seleção e encaminhamento dos animais. São realizados, em média, 4 mutirões por semestre, com cerca de 50 animais atendidos por mutirão.
Tem como objetivo a difusão de tecnologia e inclusão social, através da assistência médico-veterinária gratuita, a pequenas propriedades rurais voltadas à produção leiteira, no município de Ribeirão Preto. Esta assistência objetiva a melhora (qualitativa e quantitativa) do sistema produtivo, para pequenos proprietários rurais sem recursos para custear os gastos veterinários, trazendo-lhe melhores condições de inserção de seus produtos no mercado agropecuário.
Há um convênio com a Cooperativa Nacional Agroindustrial (COONAI), a qual possui 548 cooperados, distribuídos em 46 cidades; destes, 75% são caracterizados como pequenos produtores. À COONAI compete a seleção das propriedades que participam do projeto. Atualmente, são quatro propriedades que participam do projeto, as quais recebem visitas semanais; desde o início do projeto, foram atendidos 342 casos, onde observou-se melhora gradual e efetiva na qualidade e quantidade da produção. Pelo CUML, participam 8 professores, médicos veterinários, zootecnistas e alunos do curso.
Os cursos de Pedagogia, Letras e Educação Física, por meio do envolvimento de docentes e alunos, programam atividades recreacionais em diversas entidades com fins filantrópicos (creches, lares para idosos), em datas específicas (dia da criança, Natal, festas de fim-de-ano, festa junina, etc.).
O curso de Publicidade e Propaganda realiza o atendimento a entidades sem fins lucrativos (por exemplo, Lar do Vovô Albano, Grupar, Movimento do Bem, Núcleo Assistencial Sonho Real, Caeerp (Centro de Atividades Educacionais Especializadas de Ribeirão Preto), AVA (Associação Vida Animal), Apae-Serrana (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Amas (Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional Adelino Simioni – Ribeirão Preto), etc.), desenvolvendo campanhas publicitárias que atendam à demanda dessas entidades.
O curso de Moda, em parcerias com escolas públicas de ensino fundamental e médio, desenvolveu dois projetos de inclusão social:
O curso de Moda, engajado no conceito de responsabilidade sócio-ambiental, desenvolveu uma coleção de roupas totalmente confeccionadas com materiais recicláveis, doados pela Coca-Cola; docentes e alunos do curso desenvolveram a coleção e funcionários da Coca-Cola desfilaram, num evento amplamente coberto pela mídia local.
O Serviço de Assistência Judiciária do Centro Universitário Moura Lacerda tem por objetivo a prestação gratuita de serviços judiciais e extrajudiciais, em matéria cível, a hipossuficientes residentes e domiciliados no município de Ribeirão Preto, nos termos do convênio firmado com a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção de São Paulo.
O Escritório de Assistência Judiciária, vinculado ao Núcleo de Prática Jurídica, tem por escopo recepcionar as atividades desenvolvidas pelo Serviço de Assistência Judiciária e propiciar aperfeiçoamento técnico-cultural e científico à comunidade acadêmica, treinamento prático do exercício da advocacia, aprimoramento das relações humanas e complementação do aprendizado aos acadêmicos do Curso de Direito do Centro Universitário Moura Lacerda.
As atividades são exclusivamente práticas, incluindo a redação de atos processuais e profissionais, as rotinas processuais, a assistência a atuação em audiências e sessões e visitas a órgãos judiciários.
Desde o final do 1º semestre de 2005, quando o Escritório de Assistência Judiciária iniciou suas atividades, já foram realizados mais de 1500 atendimentos dentre os quais quase 500 resultaram em Ações Judiciais.
Dessa forma, o Escritório de Assistência Judiciária, vinculado ao Curso de Direito, representa uma das mais importantes atividades de extensão à comunidade do Centro Universitário Moura Lacerda, pois auxilia significativamente na tutela dos menores de idade, contribui com a solução de conflitos existentes entre entes dos núcleos familiares, fazendo com que fique caracterizado a contribuição no tocante as Políticas Públicas de Proteção à Infância e à Juventude e de Assistência Social à população carente de Ribeirão Preto.
Quando da admissão de ingressantes em nossos cursos superiores, o “trote” foi substituído pelo chamado “trote solidário”, onde alunos são orientados a organizar:
Além do projeto descrito no item acima outros projetos estão sendo desenvolvidos na unidade, na área de educação física para a prefeitura municipal, fundo social de solidariedade, APAE e outros.
Seu principal objetivo é a orientação de pais e filhos sobre problemas decorrentes dos distúrbios de aprendizagem. A orientação é feita por integrantes do curso de pós-graduação lato sensu em psicopedagogia, sob supervisão de professores com larga experiência na área e titulação acadêmica, integrantes também do programa de mestrado em educação. O curso de Psicopedagogia se encontra na 19ª turma consecutiva, tendo se iniciado em 1997 e o núcleo em 1998.
Nos registros do núcleo temos 996 crianças da comunidade cadastradas para atendimento clínico, muitas já tiveram alta, outras passaram por triagem, outras estão em atendimento ou aguardando chamada. Atualmente temos 24 crianças em atendimento e mais 62 passaram pela triagem e iniciarão o atendimento em breve. Em relação ao atendimento institucional já foram realizados estágios no colégio Moura Lacerda, nas escolas estaduais Miguel Jorge, Jesus Guilherme Giacomini, Núcleo da criança e do adolescente no Jardim Marchesi e atualmente na Casa da Criança Santo Antônio, Escola Estadual Cônego Barros e Dom Luiz do Amaral Mousinho.