De 29 de Setembro a 3 de outubro
29 de setembro
“A Psicologia clínica na contemporaneidade: novos sofrimentos, novas escutas.”
Gabriel Fernandes Oliveira:
- Graduado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP (2018), com aperfeiçoamento em Orientação Profissional pelo Instituto de Psicologia da USP (2020). Atua na clínica há sete anos seguindo a abordagem psicanalítica, com atendimento exclusivamente online desde o início da pandemia.
Gabriela Garcia Bruneli: - Graduada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP (2019), especialista em Psicologia da Saúde pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP) e com formação complementar em Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Atua na clínica seguindo a Terapia Analítico Comportamental e Terapias Contextuais há quatro anos, em formato exclusivamente online.
Amanda Kaori Matsuda:
- Graduada em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP (2024), formação em Psicopatologia Infantil pela Advance e em formação em Terapia de Esquemas pela Wainer. Atua na clínica seguindo Terapia Cognitivo Comportamental e Terapias Contextuais há 7 meses, em formato presencial e on-line.
Mariana Gil(mediadora)
Psicóloga (CRP 06/150252) formada pela FFCLRP-USP, Mestre em Psicologia pela mesma instituição e Pós-graduada em Terapias Comportamentais Contextuais, com ênfase em ACT e FAP, pelo Instituto Continuum. Possui Aprimoramento em Psicologia Clínica Hospitalar pelo HC-FMRP-USP e é membro do corpo docente da graduação em Psicologia no Centro Universitário Moura Lacerda.
30 de setembro
“Adultização e cultura midiática na Contemporaneidade”
Alex Paixão Zavitoski
Procurador Municipal em Monte Alto/SP, com atuação voltada à efetivação de políticas públicas, consultoria jurídica em gestão administrativa e defesa judicial da Fazenda Pública. Advogado, pedagogo, especialização na área educacional e Mestrado em Análise e Planejamento de Políticas Públicas pela Unesp de Franca/SP. É Professor de Gestão de Pessoas no Senac/SP, onde ministra aulas com foco em liderança, comunicação assertiva e desenvolvimento de equipes, além de ministrar oficinas e palestras sobre saúde mental no trabalho e fortalecimento institucional.
Coordena o Programa “Cuidar de Quem Cuida”, iniciativa voltada ao bem-estar de colaboradores e lideranças, integrando práticas de autocuidado, prevenção ao esgotamento e valorização da saúde mental na gestão pública.
Atua também como pesquisador em Ciências Políticas, desenvolvendo projeto na efetivação das políticas públicas, com ênfase em governança, inovação e responsabilização estatal.
É autor de artigos científicos nas áreas de gestão municipal, saúde do servidor público e políticas públicas.
Guilherme Galdino
Psicólogo pela Universidade de Ribeirão Preto (CRP 06/223495) e mestrando em Saúde Pública pela FMRP USP. Utiliza diversas abordagens, como a epidemiológica e a qualitativa, desenvolve pesquisas nas áreas de políticas de saúde, desigualdade e acessibilidade em saúde. Possui experiência com crianças em contexto de vulnerabilidades. Utiliza a abordagem histórico-cultural como epistemologia do seu trabalho clínico e acadêmico.
Edie Maria Fernandes
Conselheira Tutelar, Advogada Trabalhista, Membra da Comissão Especial de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes da OAB São Paulo, membra da Comissão da Criança e Adolescente da OAB Ribeirão Preto, advogada colaboradora do MATI (MOVIMENTO DA ADVOCACIA TRABALHISTA INDEPENDENTE).
Patiana Neri
Conselheira Tutelar em Ribeirão Preto, com trajetória marcada pela militância em defesa dos direitos humanos, especialmente da infância e adolescência. Atuou na coordenação de projetos pela ONG Vitória Régia voltados à prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes nas periferias da cidade. Participou de diversas mesas, seminários e eventos sobre a temática, entre eles a Semana de Prevenção ao Abuso do HC-UE, os Encontros pela Cidadania no Cineclube Cauim, a Semana de Prevenção do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil, entre outras iniciativas que fortalecem a rede de proteção infantojuvenil.
Atuação íntegra compromisso político, social e comunitário voltado à construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática.
Priscila Alves Costa (mediadora)
Psicóloga formada pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), com Licenciatura em Psicologia e Pedagogia. Possui Pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia e Mestrado em Educação. Atualmente é doutoranda em Educação pela UNESP (Araraquara), com pesquisa focada em Estudos Culturais em Educação, abordando sobre a Infância, Pedofilização e Educação sexual.
Com experiência significativa na área educacional, atua como Coordenadora e docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Moura Lacerda.
Experiência como docente em cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância (EAD), nas áreas de Administração, Psicologia, Pedagogia, Ciências Contábeis e Letras. Dedica-se também à produção de conteúdos e materiais pedagógicos para cursos de pós-graduação, com ênfase em Psicologia e Pedagogia. Possui vivência na Educação Básica, com destaque para a Educação Infantil e para a Educação Especial no contexto escolar, atuando com foco em desenvolvimento humano e aprendizagem.
1 de outubro
“Vulnerabilidade, resiliência e saúde mental: reflexões sobre emergências coletivas”
Cristina Meira
Assistente Social pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2006). Especialista em Gestão de Políticas Públicas. Especialista em Saúde, Serviço Social, Seguridade Social e Direitos Humanos.
Assistente Social com experiência em atendimentos a crianças e famílias na educação infantil e crianças e adolescentes no Serviço de Fortalecimento e vínculos. Atendimento a pessoa em situação de rua (FAC).
Assistente Social contratada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP)- atendimento em internações de pacientes críticos, luto, terminalidade e cuidados paliativos. Plantonista em casos de urgência e alta hospitalar nas enfermarias.
Assistente Social contratada pelo Grupo de Apoio ao Transplantado de Medula Óssea-(GATMO) para o desenvolvimento de projetos sociais para atendimento e captação de recursos. Avaliação e acompanhamento de pacientes e familiares durante período de pré e pós transplante de medula óssea.
Camila Danielle Garcia Gonçalves
Psicóloga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Especialização em Psicologia Clínica na Saúde Reprodutiva da Mulher e Psicologia Hospitalar pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Psicóloga Clínica e Hospitalar, contratada no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP). Experiência no atendimento ambulatorial e em internação, com ênfase nas seguintes temáticas: pacientes com doenças crônicas, quadros agudos, luto e terminalidade, cuidados paliativos.
Fábio Henrique Leonanjo
Ex militar da FAB, 3º Sargento da Reserva do Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo, mergulhador e instrutor do Corpo de bombeiros, especialista em busca em salvamento, tendo como destaque as ocorrências do desmoronamento no Morro dos Macacos em Guarujá e o grande acidente no rompimento da barragem em Brumadinho.
Karine Jurado (mediadora)
Psicóloga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Membra do Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas (LAPSAPE/FFCLRP-USP). Tem experiência na área de Psicologia Clínica, Psicologia na Gestão Integral de Riscos, Emergências e Desastres e Psicologia Socioambiental com ênfase nas seguintes temáticas: relações sujeito-ambiente em contexto periurbano; relações sujeito-ambiente em situação de desastre, vinculação afetiva com o lugar de vida, vulnerabilidades. Experiência como tutora na faculdade anhanguera de 2010 a 2019 e atualmente é docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Moura Lacerda.
2 de outubro
“A escola como um espaço de desenvolvimento e transformação na sociedade contemporânea”
Mariana de Oliveira
Psicóloga pela Universidade de Ribeirão Preto (CRP: 06/181013), especialista em Neurociências, Educação e Desenvolvimento Infantil pela PUC-RS e Pedagogia pela UniDomBosco. Atuou com crianças neurodivergentes na clínica, em contextos variados como acompanhante terapêutica e também como orientadora escolar. Atualmente, é professora na Educação Infantil bilíngue em uma escola sociointeracionista, com metodologias ativas de ensino, como Inquiry-Based Learning e Project-Based Learning.
Lívia Rodrigues Pinheiro Leiria
Possui graduação em pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e é mestre em Educação pela faculdade de Educação – UNICAMP (2011), na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. São mais de dezessete anos de escola (pública e privada), construindo repertório e vivendo partilhas pedagógicas como professora, contadora de histórias, formadora de professores e coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental 1. São mais de dez anos de experiência com a abordagem de aprendizagem por meio de projetos, passando por escolas da rede pública e privada como professora e formadora de professores. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte de contar histórias e formação de professores (alfabetização, leitura e produção de texto).
Priscila Alves Costa (mediadora)
Psicóloga formada pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), com Licenciatura em Psicologia e Pedagogia. Possui Pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia e Mestrado em Educação. Atualmente é doutoranda em Educação pela UNESP (Araraquara), com pesquisa focada em Estudos Culturais em Educação, abordando sobre a Infância, Pedofilização e Educação sexual.
Com experiência significativa na área educacional, atua como Coordenadora e docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Moura Lacerda.
Experiência como docente em cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância (EAD), nas áreas de Administração, Psicologia, Pedagogia, Ciências Contábeis e Letras. Dedica-se também à produção de conteúdos e materiais pedagógicos para cursos de pós-graduação, com ênfase em Psicologia e Pedagogia. Possui vivência na Educação Básica, com destaque para a Educação Infantil e para a Educação Especial no contexto escolar, atuando com foco em desenvolvimento humano e aprendizagem.
3 de outubro
“Psicologia e Bournout: desafios do trabalho contemporâneo”
Cristina Di Primio Gonçalves
Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo – RS, 1997, com sólida trajetória acadêmica e profissional na área de Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional. É especialista em Gestão Estratégica Empresarial (2000) e em Consultoria de Recursos Humanos (ABRH, 2003). Concluiu o Mestrado em Administração de Organizações pela FEA/USP – Ribeirão Preto (2008), com ênfase em Clima e Cultura Organizacionais. Recentemente, finalizou a Pós-Graduação em Psicanálise Clínica (2025) e possui capacitação em Mediação e Conciliação de Conflitos, com foco em equipes (2016).Atua no ensino superior desde 2000, com experiência como docente presencial e, atualmente, como professora tutora da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, nos cursos de graduação a distância, ministrando disciplinas como Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Cultura Organizacional, Diagnóstico e Consultoria Organizacional, entre outras. Soma mais de 160 orientações de trabalhos de conclusão de curso.Na pós-graduação, leciona e orienta nos programas de Neuropsicologia, Neuroaprendizagem, MBA em Gestão Hospitalar, Psicologia e Psicanálise, Psicologia e Desenvolvimento Infantil, Psicologia do Trânsito, Psicologia e Coaching e Psicanálise Clínica.Possui mais de 12 anos de experiência em Administração de Recursos Humanos em empresas de pequeno e médio porte, além de atuação como consultora organizacional. Publicou artigos em anais de eventos, contribuiu com capítulo de livro e recebeu três prêmios na área de Gestão de Pessoas.
Também colaborou com consultorias junto ao Prof. Gilberto Shinyashiki (USP) e participou como tutora da Fundace.
Lucas Manfredo
Psicólogo graduado pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), mestre e doutorando em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP).
Integra o Laboratório de Estudos Básicos e Aplicados em Análise do Comportamento, desenvolvendo pesquisas voltadas à população idosa, com foco nos efeitos do envelhecimento sobre o controle de estímulos e a flexibilidade comportamental. Também atua em investigações sobre vulnerabilidade e resiliência em adultos mais velhos, bem como na caracterização de idosos em instituições de longa permanência.
Lucila Roza
Formação em Enfermagem e Administração de Empresas, Especialização em Gestão de Pessoas. Formação em Coaching (ICI). Atuação na área de Recursos Humanos há mais de 15 anos e carreira dinâmica em empresas de Consultoria de Recursos Humanos (In.Prego e Kienbaum), atuação empresas nacionais e multinacionais, de diversos segmentos e portes. Há 7 anos é Sócia Fundadora da In.Prego, atuação na condução de projetos na área de Carreira – Mentoria de Carreira, Jobhunter, Headhunter, Treinamentos e Palestras. Responsável pela prospecção comercial. Atuação na Kienbaum durante 6 anos e meio, como Sócia e Consultora de Recursos Humanos Sr, atuação com todos os produtos comercializados, como: Executive Search e Especialistas, Assessment, Cultura Organizacional, Coaching, Mentoria, Outplacement e Treinamento. Atuação em grandes projetos na área de Recursos Humanos. Forte experiência na realização de projetos na área de Executive Search, Assessment, Coaching, Mentoria de Carreira, Treinamentos e Cultura Organizacional. Mentora Voluntária no Mentoria Colaborativa – IVG. Habilidade de comunicação e capacidade / resiliência para navegar em ambientes de incerteza e alta complexidade, capaz de extrair os melhores resultados. Experiência com empresas familiares. Mentora Voluntária no Programa Nós por Elas – IVG. Amplo networking.
Priscila Alves Costa (mediadora)
Psicóloga formada pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), com Licenciatura em Psicologia e Pedagogia. Possui Pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia e Mestrado em Educação. Atualmente é doutoranda em Educação pela UNESP (Araraquara), com pesquisa focada em Estudos Culturais em Educação, abordando sobre a Infância, Pedofilização e Educação sexual.
Com experiência significativa na área educacional, atua como Coordenadora e docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Moura Lacerda.
Experiência como docente em cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância (EAD), nas áreas de Administração, Psicologia, Pedagogia, Ciências Contábeis e Letras. Dedica-se também à produção de conteúdos e materiais pedagógicos para cursos de pós-graduação, com ênfase em Psicologia e Pedagogia. Possui vivência na Educação Básica, com destaque para a Educação Infantil e para a Educação Especial no contexto escolar, atuando com foco em desenvolvimento humano e aprendizagem.