III Semana de Tecnologia do Moura Lacerda

Com duração de três dias, evento acontece de 9 a 11 de outubro e contará com palestras sobre diversos temas que vão desde as áreas de gestão até novas tecnologias.
O Centro Universitário Moura Lacerda promoverá de 9 a 11 de outubro a terceira edição da Semana de Tecnologia do Moura Lacerda. Destinado para os alunos de todas as graduações tecnológicas, o evento contará com um cronograma interativo que irá abordar assuntos atuais e de interesse do público.
Para iniciar a programação, na quarta-feira (9/10), às 8h30, o professor José Eduardo Fernandes fará a palestra Gestão de Carreiras.  No mesmo dia, a partir das 19h30, o consultor Flávio Vicari, o consultor de desenvolvimento da empresa Brasoftware Nelson Simões, o consultor de investimentos Marcos Vinicius L. L. Oliveira, a gerente de negócios Paola Miorim e o desenvolvedor sênior da WBA Informática Cristiano Andrade abordarão os temas Clusters, Softwares Colaborativos, Cenários Econômicos, Marketing Digital e Benefícios da Computação em Nuvem, respectivamente.
Na noite de 10 de outubro (quinta-feira), os olhares estarão voltados para as pequenas médias e grandes organizações com os assuntos Finanças, Comunicação Corporativa, Redes Sociais, Sistema Brasileiro Ferroviário,Estratégia Lean Seis Sigma, Gestão de Recursos Humanos Em Usinas de Cana de Açúcar e Segurança da Informação. Os convidados da vez serão Cláudio Miranda da USP Ribeirão Preto, o jornalista André Luis Rezende diretor da Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa, novamente Paola Miorim da Rebellion Comunicação, o docente da casa Sérgio Torggler e os consultores Juliano Sordan e Beatriz Rossi de Oliveira Medeiros.
Já no dia 11 de outubro (sexta-feira) os palestrantes José Eduardo Fernandes, Paola Miorim e Cristiano Andrade retornam à Instituição para explanarem sobre Gestão de Carreiras, Publicidade Online: ferramentas e estratégias e Segurança em Sistemas Web,respectivamente. Na mesma data, Mateus Bernardo Delbon, fará, às 8h30 e 19h30, uma apresentação sobre o Conselho Regional de Administração (CRA). Para encerrar, o consultor Roberto Diniz dará uma verdadeira aula sobre Marketing Pessoal.
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa (16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brAna Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br 

Moura Lacerda promove Semana de Engenharia Civil. Participe!

Evento acontece de 15 a 17 de outubro e contará com diversas palestras com o objetivo de promover conhecimentos para os futuros profissionais da área
Dando continuidade ao cronograma de atividades pedagógicas, o Centro Universitário Moura Lacerda, promove, nos dias 15, 16 e 17 de outubro, na Unidade II Campus / Ribeirão Preto, a Semana de Engenharia Civil. Voltada para os alunos, o evento tem como objetivo contribuir para a promoção de conhecimentos aos futuros engenheiros. No cronograma estão incluídas conferências com profissionais renomados, minicurso e a integração entre os participantes.
Para iniciar, na terça-feira (15/10), a palestra “Aprenda a comparar antes de investir” com o gestor Ronaldo Viana que falará sobre a melhor forma de aplicar dinheiro, além de comparar os recursos tradicionais: CDB, Poupança, Títulos Públicos e Previdência Privada. Já a apresentação do engenheiro José Roberto Hortêncio Romero que tem como título “Concreto e suas aplicações e demonstração de equipamentos” também terá atividade prática com diversos equipamentos que serão expostos na Instituição. Na sequência, o engenheiro civil Anderson Manzoli abordará um dos fatores de risco para o meio ambiente a partir da explanação “Poluição dos Veículos Automotores”. Já a apresentação “Liderança e Profissionalismo” de Gustavo Carvalho e o Minicurso: Software Livre para Cálculo Estrutural, do professor Lucas Miranda, encerram o primeiro dia.
Na quarta-feira (16/10) o presidente da ABESC (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem ) Arcindo Vasques e o engenheiro civil Nilton Bonagama ministrarão “Concretos Especiais de Alto Desempenho” e “Aprovação de projetos: documentos, tramitação e legislação LC 2158 (código de Obras) e LC 2305 (Uso do Solo)”, respectivamente. O dia contará novamente com o minicurso de Software e com a presença da engenheria civil Mirella Lonzoulo de Paula que falará sobre ações corporativas voltadas para a comunidade a partir do tema “SGI – Sistema de Gestão Integrado – Qualidade, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Saúde ocupacional e Responsabilidade Social em Grandes Obras”.
No encerramento, quinta-feira (17/10), Arcindo Vasques da ABESC retorna à Instituição para novo encontro com os estudantes. Na ocasião, a coordenadora de suprimentos em construtoras, Carla Cristina Ferreira Lima Oliveira discorrerá sobre “Cadeia de Suprimentos”. Na parte da noite, o arquiteto José Antonio Lanchoti e os engenheiros  Fred Borges e Hebert Rosseto fecham o ciclo de atividades com as palestras “Acessibilidade”, “Gestão de Projetos” e “Tecnologia do Gesso”, respectivamente.Clique aqui e inscreva-se! 
 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa (16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brAna Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br 

Semana de Engenharia de Produção 2013. Inscreva-se!

Evento acontece de 14 a 18 de outubro, e contará com diversas palestras e visitas técnicas à empresas da região
Os alunos do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Moura Lacerda, participarão, de 14 a 18 de outubro, na Unidade II Campus/Ribeirão Preto, da Semana de Engenharia de Produção 2013. No cronograma estão incluídos um bate-papo com os formandos da graduação, além de palestras sobre diversos temas da área e visitas técnicas às empresas International Paper Papel e celulose (em Luiz Antônio), Rodonaves e Correios, em Ribeirão Preto.
Iniciando as atividades, na segunda-feira (14/10), o professor e coordenador José Aurélio Resende dará as boas-vindas aos participantes e introduzirá a explanação do professor José Orlando Souza, que tem como título “Equipes de alto desempenho e empowerment – casos de sucesso”. O profissional é especialista em gestão empresarial e atualmente é gerente de Recursos Humanos da Sachs Embreagens, em Araraquara. A sequência ficará por conta dos formandos, que apresentarão aos colegas todas as experiências vivenciadas durante o curso e comentarão sobre os painéis didáticos que estarão expostos no Campus.
A terça-feira (15/10) será focada em ações em prol da comunidade e da boa gestão das empresas com as palestras: “AS 8000 – norma internacional sobre Responsabilidade Social” e “Casos de sucesso em consultoria na área de Gestão da Produção”. Os convidados serão o professor e colaborador da Dedini STZ, Antônio Jacomini, e o docente especializado em Gestão de Produção, Lincoln Morikoshi Ciosaki, respectivamente.
O terceiro dia (16/10) será voltado para a conduta do profissional da engenharia. Na ocasião, os presentes assistirão a palestra da consultora de Recursos Humanos Isabel Kilson, que abordará o tema “Liderança para engenheiros”, e do consultor em segurança do trabalho Cássio Palma, que ficará por conta do assunto “O papel do Engenheiro de Produção na redução dos desvios de comportamento e de acidentes de trabalho”.
O dia 17 de outubro, quinta-feira, será um acréscimo de conteúdo nas áreas práticas. Os alunos do curso farão duas visitas técnicas simultâneas, divididos em duas turmas: uma turma visitará o CTC da Rodonaves Transportes e Cargas, e a outra visitará o centro de distribuição dos Correios, ambas no bairro Lagoinha, em Ribeirão Preto. Na ocasião, eles conhecerão o funcionamento de uma empresa que possui turno da noite e assistirão a uma palestra in loco.
O encerramento na sexta-feira (18/10) terá a presença do docente da casa, coordenador dos cursos de pós-graduação e também engenheiro de produção, José Luis Garcia Hermosilla, que falará sobre os desafios da profissão, com o título “O mercado de trabalho e suas exigências para o Engenheiro de Produção – casos de trajetórias vitoriosas”. Todos terão direito a certificado.Clique aqui e inscreva-se!!! 
 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa (16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brAna Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br 

Curso de agronomia participa da XIII Reunião sobre Pragas de Solo

Encontro aconteceu nos dias 24 e 25 de setembro e contou com a participação de docente e alunos do curso de Agronomia
O docente Alexandre de Sene Pinto e alunos do curso de Agronomia do Centro Universitário participaram nos dias 24 e 25 de setembro da XIII Reunião Sobre Pragas de Solo,  em Rondonópolis (MT). Na ocasião, os estudantes fizeram uma apresentação oral de um trabalho sobre o tema central do evento. No total foram 41 projetos inscritos e seis escolhidos para explanação. Já o docente Alexandre de Sene Pinto foi um dos palestrantes do encontro que reuniu discentes, estudiosos e profissionais dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás e técnicos da Bolívia.
Realizada a cada dois anos, a Reunião aconteceu pela primeira vez na cidade matogrossense e teve mais de 120 presentes. O objetivo foi debater e divulgar os materiais com a linha de pesquisa voltada para pragas de solo e plantas, principalmente a larva coró e o percevejo-castanho-da-raiz. Para as corós foi relatada a importância da identificação das espécies presentes nos diferentes estados que apresentam problemas de ataques da larva e se instalam especialmente na cultura da soja.
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa (16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brAna Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br 

II Encontro de Educação Ambiental CBH-Pardo. Participe!

Evento acontece a partir da próxima quinta-feira (3/10) a partir das 8h e tem como objetivo discutir melhorias sustentáveis
O Centro Universitário Moura Lacerda sedia nos próximos dias 3 e 4 de outubro (quinta e sexta-feira) o “II Encontro de Educação Ambiental do CBH-PARDO Água e Sustentabilidade: ações e políticas públicas”. A atividade reunirá professores, especialistas e interessados para troca de experiências e serão realizadas discussão sobre melhorias para o meio ambiente e apresentação de trabalhos sobre o tema.
A composição dos projetos foi criada por diversas instituições atuantes nos 27 municípios que compõem a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos/UGRHI 4 – Pardo, entre eles estão Ribeirão Preto, Altinópolis, Brodowski, Caconde, Cajuru, Casa Branca, entre outros. O complexo de águas possui uma área de 8991,02 km² .
Para saber mais basta acessar: www.aeapardo.blogspot.com.br
O encontro terá início às 8h e acontecerá do auditório do Moura Lacerda, localizado à rua Padre Euclides, 995.
 
Serviço:“II Encontro de Educação Ambiental do CBH-PARDO Água e Sustentabilidade: ações e políticas públicas”Data: 03 e 04 de outubro de 2013 (quinta e sexta-feira)Horário: das 08h30 às 17 horasLocal: Centro Universitário Moura LacerdaRua Padre Euclides, 995 – Campos Elíseos – Ribeirão Preto – SP
Informações e Inscrições:Telefones: (16) 3623-3940 / 3636-2123Email: comitepardo@yahoo.com.brBlog: www.aeapardo.blogspot.com.br
 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa (16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brAna Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br 

Docente do Moura Lacerda participa de simpósio sobre violência contra a mulher

A docente e coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas do Centro Universitário Moura Lacerda, Flávia Meziara, participou, na última sexta-feira (27/9), do simpósio A Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher: a implementação da Atuação Integrada, organizado pela Coordenadoria Municipal da Mulher de Ribeirão Preto.
O evento, direcionado para trabalhadores da assistência social, da saúde, operadores de Direito e gestores de políticas públicas no enfrentamento à violência doméstica e familiar e comunidade em geral, aconteceu na sede da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP).
O encontro contou também com a presença de diversas autoridades que discutiram os vários aspectos da violência, ciclos da mesma, medidas de urgência e a Lei Maria da Penha. Entre elas, esteve presente, Rose Corrêa, presidente do Conselho Estadual de Conciliação. A reunião também faz parte de importante parceria da Coordenadoria com o NPJ do Centro Universitário. O objetivo será o auxílio na resolução de causas jurídicas. A reunião que definirá a parceria será agendada em breve.
 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa (16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brAna Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br 

III Semana de Tecnologia do Moura Lacerda. Participe!!!

Com duração de três dias, evento acontece de 9 a 11 de outubro e contará com palestras sobre diversos temas que vão desde as áreas de gestão até novas tecnologias.
O Centro Universitário Moura Lacerda promoverá de 9 a 11 de outubro a terceira edição da Semana de Tecnologia do Moura Lacerda. Destinado para os alunos de todas as graduações tecnológicas, o evento contará com um cronograma interativo que irá abordar assuntos atuais e de interesse do público.
Para iniciar a programação, na quarta-feira (9/10), às 8h30, o professor José Eduardo Fernandes fará a palestra Gestão de Carreiras.  No mesmo dia, a partir das 19h30, o consultor Flávio Vicari, o consultor de desenvolvimento da empresa Brasoftware Nelson Simões, o consultor de investimentos Marcos Vinicius L. L. Oliveira, a gerente de negócios Paola Miorim e o desenvolvedor sênior da WBA Informática Cristiano Andrade abordarão os temas Clusters, Softwares Colaborativos, Cenários Econômicos, Marketing Digital e Benefícios da Computação em Nuvem, respectivamente.
Na noite de 10 de outubro (quinta-feira), os olhares estarão voltados para as pequenas médias e grandes organizações com os assuntos Finanças, Comunicação Corporativa, Redes Sociais, Sistema Brasileiro Ferroviário,Estratégia Lean Seis Sigma, Gestão de Recursos Humanos Em Usinas de Cana de Açúcar e Segurança da Informação. Os convidados da vez serão Cláudio Miranda da USP Ribeirão Preto, o jornalista André Luis Rezende diretor da Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa, novamente Paola Miorim da Rebellion Comunicação, o docente da casa Sérgio Torggler e os consultores Juliano Sordan e Beatriz Rossi de Oliveira Medeiros.
Já no dia 11 de outubro (sexta-feira) os palestrantes José Eduardo Fernandes, Paola Miorim e Cristiano Andrade retornam à Instituição para explanarem sobre Gestão de Carreiras, Publicidade Online: ferramentas e estratégias e Segurança em Sistemas Web,respectivamente. Na mesma data, Mateus Bernardo Delbon, fará, às 8h30 e 19h30, uma apresentação sobre o Conselho Regional de Administração (CRA). Para encerrar, o consultor Roberto Diniz dará uma verdadeira aula sobre Marketing Pessoal.
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa (16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brAna Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br 

Docentes do PPGE/Mestrado participam de reunião nacional em educação

Docentes do Programa de Pós-graduação em Educação/Mestrado, do Centro Universitário Moura Lacerda, participam entre os dias 29/09 a 02/10, da 36ª Reunião Nacional da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), na Universidade Federal de Goiânia, em Goiânia/GO. O tema da 36ª Reunião Nacional é Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as políticas educacionais.
No dia 01/10, a reunião contará com o lançamento do livro “As Interfaces da Profissão Docente: Formação, Trabalho, Práticas, Currículo e Avaliação” que propõe a discussão da profissão de educador sobre diferentes perspectivas. A obra é de autoria das docentes do programa de pós-graduação em educação do Moura Lacerda, Maria Auxiliadora Marques e Alessandra David.
Para maiores informações acesse: http://36reuniao.anped.org.br/
Sobre a ANPEdA Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) é uma sociedade civil sem fins lucrativos que reúne sócios institucionais (os Programas de Pós-Graduação em Educação) e sócios individuais (professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação em Educação). A finalidade da ANPEd é o fortalecimento da pós-graduação e da pesquisa na área da Educação no Brasil. 

Moura Lacerda marca presença na exposição itinerante da Fundação SOS Mata Atlântica em RP

Representação aconteceu por meio da participação do docente da Instituição, Osvaldo Rodrigues Lopes, que ministrou a palestra ‘Mudanças Climáticas e Tempo Geológico
Dando continuidade ao apoio às ações em prol do meio ambiente, o Centro Universitário Moura Lacerda marcou presença na exposição itinerante “A Mata Atlântica é Aqui: Exposição Itinerante do Cidadão Atuante” da Fundação SOS Mata Atlântica. A representação aconteceu com a participação do docente e coordenador da pós-graduação em Engenharia Ambiental, Osvaldo Rodrigues Lopes que ministrou a palestra ‘Mudanças Climáticas e Tempo Geológico’ na última sexta-feira (27/9). O evento foi realizado de 20 a 27 de setembro no Parque Ecológico Maurílio Biagi.
Em forma de bate-papo, o profissional apresentou os principais métodos de determinação da idade da Terra e as escalas de tempo para diferentes fenômenos naturais, desde ciclos de duração extremamente longa (formação de continentes) até processos de duração extremamente curtos, como tsunamis e terremotos. Neste sentido, os diferentes tipos de rochas são as únicas fontes de informações disponíveis, que guardam os registros das mudanças climáticas no planeta. Outro destaque ficou por conta dos grandes eventos de transformação ambiental já ocorridos na Terra, que determinaram os parâmetros para divisão da tabela do tempo geológico. Esses eventos marcam, por exemplo, a extinção ou origem de espécies.
Lopes esclareceu ainda  as mais variadas modificações no meio ambiente, a partir das ações humanas e as consequência que isso pode ter. “O papel do homem é insignificante quando comparado com as grandes mudanças ambientais ao longo das eras geológicas. No entanto tais atos podem comprometer sua permanência na Terra”, conclui.
Para saber mais sobre o projeto acesse: http://www.sosma.org.br/projeto/a-mata-atlantica-e-aqui-exposicao-itinerante-do-cidadao-atuante/  
 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa (16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brAna Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br 

Alunos do curso de Agronomia participam do XIII Sincobiol/2013

Simpósio de Controle Biológico contou com ciclo de palestras e apresentações de trabalhos sobre diversos temas ligados à preservação do meio ambiente.
Alunos do curso de Agronomia do Centro Universitário Moura Lacerda participaram de 15 a 18 de setembro do XIII Sincobiol – 2013 (Simpósio de Controle Biológico), realizado em Bonito (MS). Na ocasião, os estudantes apresentaram 24 trabalhos, sendo 23 pôsteres e um no formato oral. Ao todo, foram inscritos 830 projetos de todo o país e selecionados 67. O encontro também contou com diversas palestras, sendo três ministradas pelo professor Alexandre de Sene Pinto – docente da Instituição.
O fórum é um dos principais eventos sobre controle biológico da América do Sul e reúne cientistas, pesquisadores, educadores, estudantes o público interessado com o intuito de oferecer interação, discussão e atualização sobre as novidades da área..
Para a professora e coordenadora da graduação, Marta Maria Rossi, a integração dos futuros agrônomos no seminário agregou conhecimentos que serão utilizados por toda a vida. “Com certeza este foi um grande marco na área de controle biológico, além de ser muito importante para nosso curso e alunos que voltaram para casa ainda mais conscientes da missão de trabalhar respeitando o meio ambiente”, finaliza.
 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa (16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brAna Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br