Alunos do curso de Publicidade e Propaganda do Moura Lacerda são premiados no Festin 2014
O trabalho “Gotas”, da Agência Groove, ficou em terceiro lugar; ao todo, quatro trabalhos do Centro Universitário integraram o shortlist do concurso
Os alunos do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda conquistaram o terceiro lugar no 13º Festival Universitário de Propaganda do Interior (Festin), promovido pela Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto (APP Ribeirão). A divulgação do resultado aconteceu no Centro de Convenções Ribeirão Preto, no último sábado (31/05).
Com o tema “Água: conscientizar para não faltar”, o trabalho “Gota”, da Agência Groove C&D, formada pelos alunos Jorge Oliveira, Gabriel Zanco Sibin, Ricardo Cefali, Marcela Evangelista, Samuel Fernandes e Lucas Barreira ficou entre os campeões. A mesma agência ganhou em primeiro lugar nas edições do evento de 2013 e de 2012.
Segundo a coordenadora da graduação, a professora Carmen Silvia Porto Brunialti Justo, o projeto foi orientado dentro das disciplinas Criação e Direção de Arte e Criação e Redação. “A vitória é o “feedback” do mercado e indica que estamos no caminho certo. As peças publicitárias são avaliadas por profissionais de grandes agências e isso valoriza ainda mais a premiação”, destacou.
O Moura Lacerda também concorreu com as produções:
“Água é vida”, da agência Eagle Vision, formada pelos alunos do terceiro período Johnata Silva do Nascimento, Marcelo Alves Felipe Junior e Thiago Palombo Felicíssimo.
“Água, o soro da vida” e “Fecha a torneira”, produzidos pelos alunos do terceiro período, Brayan Laurentis, Cássio Piotto, Davi Arduino, Rodrigo Carvalho e Yhury Nukui.
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Rodrigo Martins – (16) 9233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Moura Lacerda realiza palestra com a coordenadora do Núcleo Regional do Instituto Brasileiro de Direito de Família
A advogada Daniela Caspani Garieri ministrou o tema “Afeto como valor jurídico? Da parentalidade socioafetiva à responsabilização civil por abandono afetivo”, na Unidade I/Sede, na última quarta-feira (04/06)
O Centro Universitário Moura Lacerda contemplou os seus alunos com a palestra “Afeto como valor jurídico? Da parentalidade socioafetiva à responsabilização civil por Abandono Afetivo”, que foi ministrada pela advogada, coordenadora do Núcleo Regional do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM e professora do curso de extensão da Instituição “Famílias in Vitro – Os aspectos jurídicos da reprodução humana assistida”, Daniela Caspani Garieri. O encontro aconteceu na Unidade I/Sede, no auditório Ilka de Moura Lacerda, na última quarta-feira (04/06).
Segundo a coordenadora geral de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão do Moura Lacerda, Flávia Meziara, a reunião representou uma grande oportunidade de troca de experiências. “Daniela Garieri é uma profissional atuante, que estuda outras áreas para melhorar o Direito. Sua presença acrescenta conhecimento ao meio acadêmico”, destacou.
O debate proporcionou a reflexão sobre a evolução da relação parental, a mudança dos valores da sociedade e também foi exemplificado com os conflitos que chegam aos escritórios. “O afeto é uma manifestação antiga, ele nos une e está em constante discussão. A atualidade vive um período de famílias “mosaico” – nas quais estruturas são constituídas com filhos de outros casamentos”, afirmou Daniela Garieri.
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Rodrigo Martins – (16) 9233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Curso de Direito do Moura Lacerda oferece orientação jurídica gratuita à população durante a 8ª Edição da Ação Cidadania
Sob a coordenação dos membros do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Instituição, os estudantes prestaram serviços voluntários a toda comunidade participante do evento, que foi realizado em escola do Jardim Paiva, no sábado (24/05)
Os alunos do curso de Direito do Centro Universitário Moura Lacerda, sob a coordenação de membros do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Instituição, prestaram, gratuitamente, orientações e encaminhamentos jurídicos durante a 8ª Edição da Ação Cidadania – evento que ofereceu diversos serviços essenciais à população, realizada na EMEI Carmen Aparecida Carvalhos Ramos, no Jardim Paiva, em Ribeirão Preto, no sábado (24/05).
Segundo a supervisora de estágio e docente do Moura Lacerda, Sandra Helena Marcon, a atividade voluntária permite aos futuros advogados a sintonia com o mercado de trabalho. “Os discentes sentem na pele as necessidades da comunidade e do indivíduo. Tradicionalmente o Centro Universitário fomenta ações semelhantes com aspectos sociais e os estudantes são contemplados com a vivência da realidade”, destacou.
De acordo com a secretária municipal de assistência social, Maria Sodré, a participação do curso de Direito do Centro Universitário na Ação Social é de extrema importância. “Os formandos possibilitam o acesso à informação e ao direito, beneficiando uma grande parcela da sociedade que às vezes não pode se deslocar até os órgãos competentes”, ressaltou.
O trabalhador Sebastião Corrêa aproveitou a ocasião para sanar dúvidas sobre a aposentadoria. “Eu já busquei ajuda o ano passado com esta equipe e agora retornei porque desejo saber se posso adicionar tempo de trabalho ao meu processo, é muito mais fácil vir aqui”, afirmou.
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Rodrigo Martins – (16) 9233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Alunos do Moura Lacerda comemoram 91 anos da Instituição ao som de banda de blues
O grupo Going Home apresentou canções dançantes das décadas de 50, 60 e 70 na Unidade I/Sede e animou a noite da sexta-feira (23/05)
O Centro Universitário Moura Lacerda completou 91 anos de tradição e excelência na educação do ensino superior com muita classe musical. Os alunos foram contemplados com a apresentação da banda de blues Going Home, que preparou um repertório dançante ao interpretar sucessos das décadas de 50, 60 e 70, na Unidade I/Sede, na noite da sexta-feira (23/04).
Com o palco montado em frente ao pátio central, os estudantes, enquanto aguardavam o início da exibição, puderam se deliciar com pipoca e algodão doce.
Depois do início do show, foi impossível ficar parado. Os discentes acompanharam a um verdadeiro espetáculo, ao som de guitarras fortes, baixo bem marcado, bateria palpitante e melodias de gaita e de teclado.
Aluna do curso de Pedagogia, Priscila Nascimento ficou até o final do último acorde. “Foi uma bela surpresa preparada pelo Moura Lacerda. Eu adorei a voz do cantor”, destacou.
A estudante Thaís Alves também aprovou a festa. “Não sou muito fã de rock ou do estilo musical, mas adorei a oportunidade de ouvir ao som”, ressaltou.
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Rodrigo Martins – (16) 9233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Moura Lacerda celebra com palestra o Dia Internacional do Administrador de Pessoal
A atividade contou com a presença do advogado trabalhista João dos Reis Oliveira, que conversou com os alunos do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na Unidade I/Sede, na última segunda-feira (02/06)
O Centro Universitário Moura Lacerda apresentou aos alunos do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos uma palestra com o advogado trabalhista João dos Reis Oliveira, realizada na Unidade I/Sede, no auditório Ilka de Moura Lacerda, na última segunda-feira (02/06). A atividade, promovida pela Coordenação do Curso e conduzida pelo docente da Instituição, Antonio Marcelo Brandão, celebrou o Dia Internacional do Administrador de Pessoal, que é comemorada em três de junho.
Segundo Brandão, o objetivo do encontro foi o de abordar um diálogo aberto sobre a profissão com o campo acadêmico. “Com esse debate proporcionamos uma reflexão da atuação no mercado de trabalho, com exemplos práticos de tudo o que pode ocorrer nas mais diversas situações da gestão”, destacou.
Com mais de trinta anos de experiência, o advogado trabalhista João dos Reis Oliveira mostrou os mais variados temas relacionados ao administrador de pessoal, como por exemplo, as responsabilidades diante de processos e de conflitos, além da ascensão dos processos tecnológicos e das redes sociais. “Em cada momento os valores da sociedade mudam e é preciso estar atento às estas demandas”, explicou.
O estudante Felipe Martins acompanhou a palestra e afirmou ter aprovado a interação com os alunos. “Foi bom porque acrescentou com vivências reais. É ótimo para o nosso aprendizado”, ressaltou.
Ainda na ocasião, o advogado João dos Reis Oliveira foi presenteado com uma placa de agradecimento por sua participação no evento do Moura Lacerda.
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Rodrigo Martins – (16) 9233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Aluna do curso de Moda vence etapa regional do concurso Moda Inclusiva
A estudante do terceiro ano, Anna Carolina Lemos, produziu peças inspiradas na obra “O pequeno príncipe”; o resultado foi divulgado na Unidade I/Sede, na última segunda-feira (26/05)
Emocionante. Talvez esta seja a palavra correta para exemplificar o evento que divulgou o resultado da etapa regional do 6º Concurso Moda Inclusiva – Edição Internacional. A produção vitoriosa partiu das mãos da estudante do curso de Moda do Centro Universitário Moura Lacerda, Anna Carolina Lemos, apresentada na Unidade I/Sede, no auditório Ilka de Moura Lacerda, na última segunda-feira (26/05).
Na abertura do encontro, crianças e adolescentes especiais promoveram uma belíssima exibição de dança, acompanhada de perto pelas palmas da plateia.
Segundo a coordenadora do curso de Moda da Instituição, Leda Maria Braga Jorge, a atividade foi importante por fomentar uma visão crítica aos discentes. “O Moda Inclusiva despertou no estudante uma reflexão, o repensar sobre a indústria da moda e os seus padrões”, destacou.
Durante o julgamento dos trabalhos, o presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência Física (CEAPcD), Ronilson Silva, argumentou sobre todos os concorrentes. “O deficiente físico também possui o direito de estar bem vestido, com roupas que o façam se sentir bem. Todos os projetos divulgados hoje merecem o nosso mérito e a nossa atenção”, afirmou.
Antes da revelação do nome campeão, um desfile com as roupas do último concurso preencheu o auditório com sorrisos. Jovens portadores de deficiências arrancaram aplausos e também lágrimas do público.
A discente Anna Carolina Lemos explicou ter tido um insight para os looks quando assistiu ao filme brasileiro “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, que conta a história de um adolescente cego que redescobre uma nova maneira de enxergar o mundo. “Minha inspiração veio do livro “Pequeno Príncipe” com a observação da obra cinematográfica. Estou muito feliz com o resultado e acredito que o objetivo da nossa moda inclusiva seja o de fornecer autonomia ao deficiente”, explicou.
O concurso Moda Inclusiva é realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo. A etapa final será promovida em agosto, em local ainda a ser definido pelo departamento estadual.
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa (16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brRodrigo Martins – (16) 9233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Semana de Letras promove reflexões sobre a profissão e as questões sociais
Os encontros, realizados na Unidade I/Sede, entre os dias 17 e 22 de maio, contemplaram debates, música e apresentações teatrais
O Centro Universitário Moura Lacerda promoveu entre os dias 17 e 22 de maio a XXV Semana de Letras nas Malhas Digitais. Os encontros provocaram reflexões sobre a atuação da profissão conectada aos recursos digitais e também compreenderam debates e discussões de aspectos sociais como, por exemplo, do meio ambiente, dos direitos humanos e as questões etnorraciais.
A abertura das reuniões contou com a palestra “Discurso e contemporaneidade: sentidos em movimento”, ministrada pela professora doutora Lucília Maria Abrahão Souza (USP). “A Semana Acadêmica auxilia e incentiva os alunos a conhecerem autores; é um momento propício para a circulação dos projetos”, ressaltou Lucília Souza.
Em seguida, foi colocada em pauta “A lousa digital e o trabalho docente”, tema conduzido pelo professor mestre José Roberto Machado (PCNP TEC DER/Barretos).
A terceira etapa das atividades abordou “A música nas malhas do digital”, com o professor Piero Gomes, do Grupo Carpe Diem. “É possível explorar a música com as crianças. Precisamos, constantemente, repensar a qualidade do som que estamos ouvindo”, destacou o profissional.
Todos os dias os participantes puderam vivenciar às instalações idealizadas e criadas pelos estudantes, além de apresentações teatrais que emocionaram a todos. “Foram trabalhos imperdíveis aos olhos e inesquecíveis. Os alunos mereceram as palmas que receberam”, destacou a coordenadora do curso de Letras do Moura Lacerda, Naide Aparecida Lucif.
O discente Lucas Souza, do primeiro ano do curso de Letras, fez uma análise sobre as interações promovidas pelo circuito. “Montar os espaços e estar inserido neles tornou as reuniões mais interessante. É a melhor data para usarmos a nossa criatividade como futuros professores”, afirmou.
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa (16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brRodrigo Martins – (16) 9233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
16º Semana de Moda aborda estilo sustentável e alunos confeccionam acessórios para entidade social
As atividades integraram a décima sexta Semana Acadêmica da graduação, realizada entre os dias 19 e 23 de maio, na Unidade II/Campus
A tradicional Semana de Moda do Centro Universitário Moura Lacerda despertou assuntos importantes no meio acadêmico. Realizada na Unidade II/Campus, entre os dias 19 e 23 de maio, a atividade, que neste ano atingiu a sua décima sexta edição, levou palestrantes sintonizados com as principais tendências da profissão e destacou a necessidade do amparo às entidades sociais.
Segundo a coordenadora e professora do curso de Moda da Instituição, Leda Maria Braga Jorge, os encontros promovidos ressaltam a qualidade da graduação. “É mais um momento para aproximar o aluno do mercado de trabalho e também de estampar a nossa preocupação com a responsabilidade social”, afirmou.
Na abertura das reuniões, os discentes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o projeto “Lencinho com Carinho” – que recebe doação de tecidos para a produção de lenços de cabelo para pacientes com câncer. Recentemente lançada na internet, a organização já conta com filiais.
Em seguida, os alunos acompanharam uma explanação sobre a consultoria de moda, conduzida pela profissional Bernadete Simão. “O que a gente veste vai muito além do nosso estado de espírito, quando não estamos bem é preciso se esforçar mais ainda. A consultoria é entender a vida da pessoa e fazer com que ela se sinta bem com o que está usando”, destacou Bernadete.
O “Mapa da Moda – Moura Lacerda” foi apresentado a todos os participantes. A plataforma digital é um levantamento produzido pelos estudantes do Centro Universitário e que engloba todos os produtores de moda em Ribeirão Preto, com uma forma de acesso colaborativo.
A proprietária da loja VerDeFatto Estilo Sustentável, Carolina Kotchetkoff, provocou uma reflexão sobre o consumo responsável e ético, além de exemplificar o impacto da indústria têxtil para o planeta. “O que nos falta é informação. Se a possuímos, com certeza vamos exigir mais das marcas”, ressaltou.
A Semana de Moda abordou, ainda, o coworking e os escritórios virtuais e discorreu, também, sobre o jornalismo de moda com a docente do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e editora da World Fashion Varejo, Eleni Kronka.
No encerramento, durante uma oficina, os estudantes confeccionaram lenços que posteriormente serão doados ao projeto “Lencinho com Carinho.
De acordo com a aluna Victoria Braidotti de Mesquita, todos os dias foram interessantes, cada qual com a sua peculiaridade. “Gostei muito do jornalismo de moda. Todas as palestras acrescentaram ao campo acadêmico e profissional”, afirmou.
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa (16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brRodrigo Martins – (16) 9233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Ganhadores – Eu levo meu amigo ao João Rock
Curso de Direito do Moura Lacerda promove tribunal do júri simulado
Sob a coordenação do professor Antônio Carlos Oliveira, a atividade será realizada na Unidade I/Sede, no auditório Ilka de Moura Lacerda, na próxima quarta-feira (28/05), às 19h15
O curso de Direito, do Centro Universitário Moura Lacerda, realizará para os seus estudantes a simulação de um tribunal do júri, com um caso de homicídio consumado. A atividade, coordenada pelo professor Antônio Carlos de Oliveira, será realizada na Unidade I/Sede, no auditório Ilka de Moura Lacerda, na próxima quarta-feira (28/05), às 19h15.
O objetivo das exibições é fazer com que os alunos possam colocar em prática, mesmo que de maneira fictícia, todas as teorias aprendidas dentro de sala de aula, ressaltando, assim, a preocupação do Centro Universitário em fomentar a prática jurídica e a troca de experiência entre os discentes.
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Rodrigo Martins – (16) 9233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br