Moura Lacerda promoveu aula magna com Ethevaldo Siqueira

Encontro com o jornalista e escritor abordou a evolução da tecnologia e contou com apresentação do quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto

O Centro Universitário Moura Lacerda promoveu, no dia 06 de agosto (quinta-feira), no Auditório Ilka de Moura Lacerda, na Unidade I/Sede, uma aula magna com o escritor e jornalista Ethevaldo Siqueira, que abordou o tema: “Convergência Digital: Comunicação e Educação”.

O encontro, organizado para celebrar o início do segundo semestre, foi aberto por uma apresentação do quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, que encantou todos os presentes. A atividade contou com a presença de alunos dos cursos de Pedagogia, Publicidade e Propaganda, tecnólogos em Gestão Comercial, Processos Gerenciais e Gestão Financeira, graduações interessadas, da comunidade e de convidados.Com mais de 45 anos de experiência em coberturas jornalísticas na área de telecomunicação e tecnologia e autor de 11 livros do setor, Siqueira abordou seu conhecimento e a evolução tecnológica ao redor do mundo, aliados à comunicação e à educação.
“Vivemos em um mundo em que a tecnologia é a grande evolução, mas ela não nasceu agora. Foi criada na época das cavernas, com a invenção do arco, da flecha, da roda e do fogo. Resultou na mudança da humanidade. As três necessidades fundamentais do ser humano são: o alimento, o abrigo e a informação. A tecnologia é a responsável pela integração desses itens”, explicou Siqueira.
Segundo a aluna do segundo semestre de Pedagogia, Nathalia Bitencourt Mazali, a aula foi muito produtiva para a ampliação dos conhecimentos sobre a tecnologia. “É uma ciência muito ampla. Eu não conheço muito, porém não tem como viver sem ela. Com as novas ferramentas fica mais fácil a busca por alternativas em nosso cotidiano. Ela ajuda tanto os alunos como os professores. Temos o que queremos em qualquer momento, na palma de nossa mão”, comentou.
“Foi uma coversa muito interessante. Tecnologia é mais que essencial no nosso cotidiano. Como sou estudante de Publicidade e Propaganda foi muito interessante, pois minha futura profissão envolve mais de 80 por cento das ferramentas de comunicação”, disse Brayan Laurentis, do 6º semestre de Publicidade e Propaganda. 

 
Para saber mais, acesse www.mouralacerda.edu.br
 
 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brFelipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
 

Curso de Moda do Moura Lacerda promove palestra sobre história da arte

Encontro reuniu estudantes e na ocasião foram abordadas as principais referências históricas para os estilistas
O curso de Moda do Centro Universitário Moura Lacerda promoveu no dia 05 de agosto, no auditório da Unidade II/Campus, a palestra “O Vestuário na Obra de Arte como expressão artística”, ministrada pela Professora Doutora Maria de Fátima Mattos, responsável pela disciplina História da Arte. Durante o encontro, a docente apresentou imagens de obras de arte, quadros, elementos gráficos, mobiliários, adereços e prédios arquitetônicos. Maria de Fátima fez comparações e mostrou a influência dos itens no vestuário. “Apesar de existirem muitas diferenças entre um estilista e um arquiteto, eles têm em comum o fato de trabalharem com as necessidades básicas do ser humano, o vestir e o habitar, sempre aliados à estética”, explicou Maria de Fátima. Para a aluna Gabriela Benelli, do 6º semestre da graduação, é fundamental conhecer a história da arte. “Ela influencia bastante nas tendências das roupas, equipamentos e objetos da atualidade. É interessante a iniciativa, aprendemos mais sobre o surgimento de cada elemento”, comenta. “É muito curioso o tema escolhido, pelo fato de nós podermos trabalhar a história no segmento da moda. Temos que ter uma base para nossas criações”, diz o estudante do 6º semestre, João Pedro Conde Rizzo.
Segundo a coordenadora do curso, Leda Braga, o bate-papo aconteceu em um momento importante do semestre. “Foi uma volta às aulas especial, mais aquecida. Todos os alunos se integram em uma atividade única. A história da arte para quem estuda moda é fundamental. Não tem como ser estilista sem conhecer a disciplina”, finaliza.
 
 
Para saber mais, acesse www.mouralacerda.edu.br
 
 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brFelipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br

Vencedores Bolsa Mérito – Vestibular 2014

Pelo terceiro ano consecutivo o Centro Universitário Moura Lacerda contemplará calouros com o Bolsa Mérito. O benefício concederá bolsas de estudos por melhor desempenho aos três primeiros colocados na classificação geral no Vestibular 2014. Vamos conhecê-los: 
1º Lugar
Candidato: Talles Perez Macario SilvaÁrea de Interesse: Engenharia Civil – Diurno
2º Lugar 
Candidato: Ana Beatriz Duarte FirminoÁrea de Interesse: Arquitetura e Urbanismo – Noturno
 
3º Lugar
Candidato: Janaina Carla oliveira de LimaÁrea de Interesse: Letras – Noturno
 
Parabéns aos três primeiros colocados na classificação geral do Vestibular 2014! Os descontos serão de 75%, 50% e 25% respectivamente, e serão mantidos por todo o curso desde que não haja desistência e mais de três reprovações consecutivas ou não nas disciplinas cursadas. As bolsas são pessoais e intransferíveis e não valem para alunos e ex-alunos da Instituição.
 
Informações: 0800-707 1010Clique aqui para maiores informações sobre a matrícula!!Clique aqui e confira nossa política de descontos e bolsas de estudo 

Curso de Moda do Moura Lacerda promove aula inaugural

Encontro reuniu alunos e professores para comemorar o início do segundo semestre de 2015 e apresentar o calendário acadêmico
O curso de Moda do Centro Universitário Moura Lacerda realizou no último dia 03 de agosto, no auditório da Unidade II/Campus, uma aula inaugural para os estudantes da graduação.
O encontro reuniu alunos e professores para celebrar o início do segundo semestre de 2015. Na ocasião, os docentes apresentaram os calendários acadêmicos de suas disciplinas e os objetivos, para que os discentes tenham ciência da dimensão de cada proposta e se envolvam nas etapas.
Entre os planos, foi especificado o “Projeto Interdisciplinar”, que trabalha as questões étnico-raciais com três disciplinas envolvidas: Pesquisa e Criação I, Cultura Brasileira e Desenho de Moda, todas do segundo período.
Os estudantes do quinto e do sexto semestres desenvolverão o “Projeto Integrado” – que simula uma empresa de moda e percorre todas as fases, desde o planejamento de marketing, criação de coleção, confecção e organização de um desfile, até a execução de um catálogo de moda.
O Ilustroteca, blog que divulga as ilustrações dos alunos e os mantêm contato com grandes profissionais nacionais e internacionais, também foi lembrado durante o bate-papo.
Segundo a coordenadora do curso, Leda Braga, a aula inaugural é uma oportunidade para os estudantes conhecerem o planejamento da graduação. “Os discentes podem inteirar-se das ações anuais planejadas para eles, como viagens pedagógicas, os artigos científicos em moda, o Programa de Iniciação Científica e os cursos de Extensão que a Instituição oferece”, explica.
 
 
 
Para saber mais, acesse www.mouralacerda.edu.br
 
 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brFelipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br

Monitoria 2º Semestre/2015

O Centro Universitário Moura Lacerda possui Programas de Apoio ao Ensino em disciplinas de vários cursos. Dentre as atividades destacamos o Programa de Monitorias de disciplinas regulares semestrais e os Cursos de Nivelamento.
O Programa de Monitoria, regulamentado inicialmente pela Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968 – artigo 41, sendo ainda prevista na Lei nº. 9.394/1996 – artigo 84 estabelecendo que os “discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos” e ainda pelo Regimento institucional, existe desde os primeiros períodos após sua regulamentação. Os monitores são selecionados para o programa de Monitoria de disciplinas regulares assim como para os Cursos de Nivelamento.
O Programa de Monitorias consiste do apoio aos alunos na forma de plantões de dúvidas em horários alternativos ou no apoio durante os horários de aula, conforme a necessidade de cada disciplina, avaliada pelo professor responsável. Os plantões de dúvida ou os apoios presenciais em horários de aula têm como Monitores alunos previamente selecionados e professores disponibilizados para esta atividade. Os Monitores são selecionados a cada semestre, de acordo com a demanda de disciplinas, conforme seu desempenho na disciplina em questão e seleção através de entrevista e avaliação oral ou escrita. A cada novo semestre é divulgada a relação de disciplinas que fizeram a solicitação de apoio de Monitores, conforme a demanda divulgada pelas coordenações de cursos. Para participar dos plantões de dúvidas, os alunos poderão comparecer nos locais, dias e horários informados através do site institucional no início do semestre ou pela coordenação de curso, sempre que acharem necessário. A participação como aluno nos plantões de dúvidas não acarreta a obrigatoriedade da emissão de declaração de atividade complementar pela Instituição, cabendo ao Coordenador de cada Curso ou do Setor de Monitoria decidir se será ou não contabilizada a quantidade de horas como atividade complementar.
Os alunos Monitores recebem a declaração das horas disponibilizadas para a atividade, de acordo com a carga horária, que pode ser utilizada para comprovação de atividade complementar do curso e para o ingresso em cursos de pós-graduação, uma vez que a atividade de Monitoria possui bastante reconhecimento dentro da carreira acadêmica.
A participação nos plantões de dúvidas, tanto de alunos como de Monitores, não contabiliza nota de participação direta nas disciplinas regulares do semestre letivo, apenas auxilia o estudo e reforça conteúdos estudados em disciplinas regulares oferecidas semestralmente.
Ao final do período de monitoria o monitor apresenta um relatório ao coordenador de curso (oral ou escrito) sobre as atividades desenvolvidas no período. A cada semestre são oferecidas novas disciplinas que trabalharão com a atividade de Monitoria de Matérias Regulares.
HORÁRIOS DE MONITORIAS
Administração – Ciências Econômicas – Ciências Contábeis e Tecnológicos
Agronomia
Arquitetura e Urbanismo
Direito
Educação Física
Engenharia Civil – Engenharia de Produção
Letras
Medicina Veterinária
Publicidade e Propaganda
 
Maiores informações:Tel. (16) 2101- 1030E-mail: monitoria@mouralacerda.edu.brvcgelfuso@mouralacerda.edu.brProfa. Ma.Valéria C. Gelfuso

Moura Lacerda promove aula magna com Ethevaldo Siqueira

Escritor e jornalista vai abordar a comunicação e a educação com a evolução das novas tecnologias
O Centro Universitário Moura Lacerda promove, no dia 06 de agosto (quinta-feira), às 19h15, no Auditório Ilka de Moura Lacerda, na Unidade I/Sede, uma aula magna com o escritor e jornalista Ethevaldo Siqueira, que vai abordar o tema: “Convergência Digital: Comunicação e Educação”.
Durante a conversa com os estudantes da Instituição, Siqueira, autor de 11 livros da área de telecomunicação e tecnologia, vai contar um pouco de sua experiência de 45 anos em coberturas jornalísticas sobre o desenvolvimento tecnológico ao redor do mundo.
O encontro celebrará o início das aulas do segundo semestre. Participarão os estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda, Pedagogia e de outras graduações. Ex-alunos e o público em geral também podem participar mediante inscrição e confirmação pelo e-mail noticia@mouralacerda.edu.br, com o envio do nome completo e telefone de contato.
A mediação do bate-papo será realizada pelo Professor e Coordenador de Comunicação do Centro Universitário, Fernando Mello.
Ethevaldo Siqueira – é escritor e jornalista especializado em novas tecnologias dos segmentos de informação e comunicação. Desde 2006, é comentarista da Rádio CBN, com a coluna diária Mundo Digital. É o diretor responsável do TELEQUEST (Tendências do Mundo Digital), portal de jornalismo digital, independente, sem vínculo com as indústrias privadas ou estatais, criado e mantido por um grupo de jornalistas especializado. Como jornalista, trabalhou por 45 anos como colunista do jornal O Estado de S. Paulo. De 1979 a 2001, fundou e dirigiu as revistas RNT (Revista Nacional de Telecomunicações). De 2005 a 2013, foi colaborador especial das Revistas Veja e Época. Tem coberto, ao longo de mais de quatro décadas, os setores de telecomunicações e informática, ao visitar e participar de congressos, exposições, laboratórios e universidades, no Brasil e no mundo. Nesse período de trabalho profissional, realizou mais de 200 viagens internacionais, como enviado especial do jornal O Estado de S. Paulo, das Revistas RNT e Veja, para cobrir diversas edições da World Telecom, exposição e congresso de âmbito mundial, promovida em Genebra pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), bem como os eventos do CES (International Consumer Electronics Show), do NAB Show (promovido pela National Association of Broadcasters). De 1968 a 2012, tem coberto os projetos espaciais norte-americano (Apollo, Voyager e Space Shuttle, da NASA, e russo, incluindo lançamentos espaciais da antiga União Soviética, de 1977 a 1991, e da Rússia, de 1992 a 2010. Ganhou, entre outros prêmios profissionais, o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, do CNPq (1985); o Prêmio Telesp de Telecomunicações (1979); o Prêmio Ministério das Comunicações de Telecomunicações (1974); duas versões do Prêmio Esso de Jornalismo (1968 e 1978) e o Prêmio Comunique-se 2007, na categoria Jornalista de Tecnologia. Foi professor de Tecnologia da Informação e Telemática do Curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), de 1986 a 1996. Fundou e dirigiu a Revista Nacional de Telecomunicações (RNT), de 1979 até abril de 2001, e a revista TelePress Latinoamérica, de 1991 a abril de 2001. Livros:Para Compreender o Mundo Digital, Editora Globo/CBN – São Paulo, 2008 – seleção de artigos sobre Tecnologias da Informação e da Comunicação. Revolução Digital, edição conjunta da TeleQuest e Editora Saraiva – São Paulo, 2007. O livro fornece uma visão histórica do desenvolvimento das tecnologias digitais ao longo do século 20. Perspectivas da Sociedade da Informação no Brasil – Editora Telequest -Telefônica – São Paulo, 2006, obra que mostra o impacto econômico, social e cultural das novas tecnologias da comunicação e da informação. Tecnologias que Mudam Nossa Vida, Editora Saraiva – São Paulo, 2007; reedição especial do livro anterior, destinado a Faculdades de Comunicações do Brasil. 2015 – Como Viveremos – Editora Saraiva – São Paulo, 2004. Livro-reportagem sobre cenários mais prováveis da vida humana na próxima década, com o impacto das tecnologias da comunicação e da informação (TICs) na visão de 50 famosos cientistas do Brasil e do mundo. Grandes Personalidades das Comunicações – Dezembro Editorial – São Paulo, 2001. Coletânea de biografias de líderes e profissionais das telecomunicações no Brasil. Brasil: 500 Anos de Comunicações – A Eterna Busca da Liberdade – Dezembro Editorial – São Paulo, 2000. Uma visão histórica de cinco séculos de desenvolvimento cultural e político do Brasil. Três Momentos da História das Telecomunicações no Brasil – Dezembro Editorial – São Paulo,1997.Síntese histórica do desenvolvimento das telecomunicações no Brasil.Telecomunicações: Um Monopólio Contra o Brasil – TelePress Editora – São Paulo, 1993. Análise da decadência do modelo monopolista das Telecomunicações no Brasil. Telecomunicações: Privatização ou Caos – TelePress Editora – São Paulo, 1992. Balanço de 20 anos de desenvolvimento e crise das telecomunicações no Brasil. A Sociedade Inteligente: Sobre a Revolução das Telecomunicações, dos Computadores e dos Robôs –Editora Bandeirante – São Paulo, 1987. Uma viagem pelo mundo das Novas Tecnologias da Informação, em especial sobre o impacto das comunicações digitais, do computador e do robô.
ServiçoAula magna com Ethevaldo SiqueiraData: 06 de agosto (quinta-feira)Horário: às 19h15Local: Auditório Ilka de Moura Lacerda – Unidade I/Sede (Rua Padre Euclides, 995)Informações: (16) 2101 1076 ou noticia@mouralacerda.edu.br
 
Para saber mais, acesse www.mouralacerda.edu.br
 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.brFelipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.brVanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.brAndré Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br