“Publicitários Solidários” criam Campanhas para Hemocentro e entidades assistenciais

Alunos do Curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda produziram, voluntariamente, uma campanha para o Hemocentro de Ribeirão Preto (SP), referente à divulgação do Dia Nacional do Doador de Sangue. Além desta ação, o grupo chamado “Publicitários Solidários”, envolvido no projeto de extensão, desenvolveu propostas para a Creche Lar Irmã Izolina, a AVA (Associação Vida Animal) e o Gaama (Grupo de Apoio aos Animais e ao Meio Ambiente), todos da cidade.
Os trabalhos resultaram da participação do curso na 11ª edição da Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, promovida pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior). As propostas já foram apresentadas a todas as instituições. Agora, estão em processo de reformulação para veiculação. Para Carmen Justo, coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda, o projeto de extensão enriquece a formação dos alunos. “Além de aplicarem conhecimentos acadêmicos, eles têm a oportunidade de vivenciar um despertar social”, enfatizou.
“Dia Nacional da Coleta de Alimentos”
As campanhas foram mostradas aos colegas de curso, que lotaram a Sala B-26, na sede do centro universitário (rua Padre Euclides, 995 – Campos Elíseos), nesta semana. Na ocasião, também foi apresentado o“Dia Nacional da Coleta de Alimentos 2015”, iniciativa apoiada há seis anos pela Publicidade e Propaganda e que neste ano ocorrerá em 7 de novembro.Interessados em contribuir poderão fazer doações entre os dias 2 e 6 de novembro, em pontos estratégicos nas três unidades do Moura Lacerda – sede, Campus Ribeirão Preto e Campus Jaboticabal. Além disso, poderão voluntariar-se para participar da arrecadação de alimentos em supermercados da cidade e da região.Para sensibilizar os jovens quanto à importância deste tipo de ação e trabalho em benefício de outras pessoas, sobretudo, as que mais precisam de ajuda, Breno Resende, do CVU (Centro de Voluntariado Universitário), compartilhou experiências sobre a atuação da ONG (Organização Não Governamental) na cidade e exibiu depoimentos sobre o quanto as ações sociais podem ser gratificantes.
 
Milagre do Verbo Agência de Comunicação.Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887Atendimento:Maísa Oliveira (37 – 9803-1139) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).E-mails:maisa.oliveira@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br.Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverboSite: www.milagredoverbo.com.br – Skype: maisa.oliveira7

Semana de Engenharia de Produção terá oficinas com foco em ferramentas para resolver problemas industriais

Os participantes da Semana de Engenharia de Produção, do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), terão à disposição seis oficinas cujas dinâmicas envolverão problemas cotidianos em ambientes industriais e o uso de ferramentas e conceitos necessários para resolvê-los. “O objetivo é mostrar o quanto a aplicação destes instrumentos e métodos podem contribuir para o aumento da produtividade no processo fabril”, afirma o coordenador do Curso de Engenharia de Produção, José Aurélio Resende.As atividades da semana acontecerão, entre os dias 19 e 23 de outubro, sempre no Campus da instituição, localizado à avenida Oscar de Moura Lacerda, 1520, bairro Jardim Independência (próximo ao Parque de Exposições). O tema principal é “A simulação como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem”. O evento terá início, na próxima segunda-feira (19/10), às 19h15, com a palestra “Reduzir ciclos e os custos de atendimentos de clientes – Como fazer?”, ministrada por GeceRenó, professor e gerente de Administração de Materiais da 3M do Brasil.
Aplicar para aprender
Nas oficinas haverá aplicações de conceitos de Lean Manufacturing, sistemas produtivos, pesquisa operacional e modelagem matemática e de análise de custos e preços. As atividades serão abertas a toda a comunidade. As inscrições poderão ser feitas no endereço www.epmouralacerda.blogspot.com.br. Confira a programação completa:
Semana de Engenharia de Produção 2015 – Programação
Segunda-feira – 19/1019h15: Palestra “Reduzir ciclos e os custos de atendimentos a clientes – Como fazer?” – Gece Renó, professor e gerente de Administração de Materiais da 3M do Brasil.20h30: Oficina “Eliminar desperdícios e adicionar valor – Como uma dinâmica com dobraduras pode transformar conceitos” (Parte 1) – GeceRenó – 3M do Brasil.
Terça-feira – 20/1019h15: Oficina “Simulações dos diversos sistemas de produção com peças de montar” – Antônio Jacomini Neto, gerente de Produção da Doce Sabor de Ribeirão Preto (SP).
Quarta-feira – 21/1019h15: Oficina “Eliminar desperdícios e adicionar valor – Como uma dinâmica com dobraduras pode transformar conceitos” (Parte 2) – GeceRenó – 3M do Brasil.
Quinta-feira – 22/1019h15: Oficina “Pesquisa operacional como auxílio no processo de tomadas de decisão” – RandalFargo, professor e pesquisador.19h15: Oficina “Fábrica de blocos de montar – Integrando abordagens e ferramentas” – Antônio Jacomini Neto – Doce Sabor.22 horas: Apresentações de trabalhos pelos alunos Darlei e Whigor.
Sexta-feira – 23/1019h15: Oficina “O impacto do ganho de produtividade no custo e na margem dos produtos e serviços” – José Aurélio Resende, coordenador do Curso de Engenharia de Produção.
 
Contatos:Milagre do Verbo Agência de Comunicação.Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887Maísa Oliveira (37 – 9803-1139) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).E-mails: maisa.oliveira@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br.Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverboSite: www.milagredoverbo.com.br – Skype: maisa.oliveira7
 

Alunos de Pedagogia doaram 250 brinquedos para a Creche Santo Antônio

Em comemoração ao Dia das Crianças, alunos do 2º período diurno do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto, promoveram uma campanha de arrecadação de brinquedos junto a pais e alunos do Liceu Samuel Pfromm Netto. Os 250 itens obtidos foram doados, no último dia 9, em visita dos graduandos à Creche Santo Antônio, que atende crianças em idade pré-escolar.
Na ocasião, os pequenos também puderam apreciar a peça teatral “Pandolfo Bereba”, uma adaptação da obra homônima de Eva Furnari. A apresentação foi realizada por integrantes do programa Ribeirão em Cena, dentre os quais Flávia Tostes, aluna do Curso de Letras, e Victor Rezende, do Curso de Ciências Contábeis, ambos do Moura Lacerda.
Responsabilidade social
Para o professor Osvaldo Tadeu Lopes, coordenador do Curso de Pedagogia, o engajamento com este tipo de iniciativa faz toda a diferença, não só para as crianças beneficiadas pela creche, mas também para os futuros pedagogos.“É importante desenvolver a responsabilidade social desde o início da formação do estudante”, pontuou.Campanhas como esta são realizadas pelos alunos com frequência e têm alcançado resultados significativos. Em 2012, por exemplo, foram arrecadados 1.000 brinquedos, distribuídos entre sete ONGs (Organizações Não Governamentais) que desenvolvem atividades com crianças e adolescentes, no município de Ribeirão Preto.
 
Contatos:Milagre do Verbo Agência de Comunicação.Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887Maísa Oliveira (37 – 9803-1139) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).E-mails: maisa.oliveira@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.brFacebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverboSite: www.milagredoverbo.com.br – Skype: maisa.oliveira7

Show da banda Only Tone marca a estreia do “Núcleo de Traje de Cena” do Curso de Moda

O galpão de eventos do Sesc-Ribeirão foi, na noite da última quinta-feira (09/10), palco para a estreia do “Núcleo de Traje de Cena”, integrado por alunos do Curso de Moda do Centro Universitário Moura Lacerda. Na ocasião, o público pode conhecer os resultados iniciais do trabalho do grupo, que prestou consultoria na criação dos figurinos usados no primeiro show da banda Only Tone. Para a coordenadora do Curso de Moda, Leda Ferraz, a participação no Núcleo, que é voluntária e aberta a alunos de todos os períodos, agrega muito à formação dos estudantes. “Eles têm a oportunidade de experimentar novas possibilidades de atuação. A criação de figurino é, sem dúvida, uma área importante para o profissional de moda. Hoje, o look foi de Rock, mas existem inúmeras possibilidades com o teatro, a dança”, destacou. Interessados em participar podem entrar em contato com a professora Leda ou comparecer às reuniões, que acontecem semanalmente, no Núcleo de Moda.

Aprendizado
O aluno João Pedro Rizzo, que cursa o 6º período de Moda e integra o Núcleo, encarou a produção para a Only Tone como um grande aprendizado. “Foi um trabalho muito interessante de pesquisa sobre a banda. Procuramos entender o estilo deles e criar os looks respeitando sua identidade”, frisou. Mais do que aprendizado, a experiência trouxe um desafio gratificante para os alunos integrantes do Núcleo. “Com certeza o trabalho para a Only Tone ficará marcado em nós. Criar para eles, escolher as peças de acordo com a personalidade de cada um, foi muito prazeroso. A banda têm muita sintonia e tudo ficou perfeito”, comemorou Vitória Braidotti, do 4° período de Moda.O resultado também agradou muito à Only Tone, que, com muito estilo, embalou o público ao som de canções autorais e músicas de Jimi Hendrix, Eric Clapton, John Mayer, Peter Gabriel e Raul Seixas. “A contribuição do Núcleo acrescentou muito ao trabalho da banda. Aprendemos sobre moda com eles e somos muito gratos”, comentou o vocalista Paulinho Zambianchi.
 
Contatos: Milagre do Verbo Agência de Comunicação. Fones corporativos: (16) 3941-6921|   3443-3443   |   3236-6249   |   9-9201-7887 Maisa Oliveira (37 – 9803-1139) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326). E-mail: marisoliveirafrazao@gmail.com Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: isagrocelli
 

Fotografia que retrata índios Guarani na capital vence 1º Concurso sobre Direitos Humanos

Ana Caroline de Lima, de Santo André (SP), foi a vencedora do 1º Concurso de Fotografia do Núcleo de Direitos Humanos do Centro Universitário Moura Lacerda. Ela retratou uma família de índios Guarani em uma aldeia na cidade de São Paulo.

O segundo lugar foi para Kátia Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), que mostrou a resistência de moradores de Vila Autódromo contra as remoções das casas para a instalação da Vila Olímpica na cidade visando 2016.

O terceiro colocado foi João de Almendra Freitas Filho, de Teresina (PI), com a imagem de um andarilho à beira de uma rodovia. Eles receberão prêmios, respectivamente, de R$ 1.000,00, R$ 600,00 e R$ 400,00.

Foi oferecida uma Menção Honrosa a Mateus Záccaro, de Ribeirão Preto, pela foto “O lar se foi, agora choro”.
Os vencedores foram conhecidos no último dia do II Colóquio de Direitos Humanos da instituição de ensino, na última quinta-feira (08/10), às 21 horas, depois de uma palestra com o tema “A fotografia e os Direitos Humanos: diante da dor dos outros”, ministrada pelo professor Denis Santos. O concurso teve 78 imagens inscritas vindas de todo o Brasil. O júri foi composto pelos professores Fábio Marques e Silas Nogueira e pelo fotógrafo Thor Amêndola.
 
Contatos:Milagre do Verbo Agência de Comunicação.Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887Maísa Oliveira (37 9803-1139) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)E-mails: marisoliveirafrazao@gmail.com e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br.Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao Twitter: @milagredoverbo –Site: www.milagredoverbo.com.br

Resultado – A Fotografia e os Direitos Humanos: diante da dor dos outros.

3º lugar – À beira do caminhoJOÃO DE ALMENDRA FREITAS FILHOTeresina/PI

2º lugar – Resistência na Vila Autódromo contra remoções para as Olimpíadas Rio-2016KÁTIA CARVALHORio de Janeiro/RJ

1º lugar – Índios Guarani em uma aldeia na cidade de São Paulo, onde vivem sem condições básicas de saneamentoANA CAROLINE DE LIMASanto André/SP

Menção Honrosa – O lar se foi, agora choro.MATEUS ZÁCCARORibeirão Preto/SP

Crise dos refugiados na Europa é tema de debate no II Colóquio Regional de Direitos Humanos

Os refugiados e a crise humanitária na Europa serão temas de debate no II Colóquio Regional de Direitos Humanos do Centro Universitário Moura Lacerda. Realizado pelo Núcleo de Direitos Humanos da instituição de ensino, o evento acontece na sede da instituição, de terça até quinta-feira desta semana (6, 7 e 8/10), e terá como uma das palestrantes a internacionalista Laís Azeredo, que desenvolve pesquisas sobre a securitização da imigração.
De acordo com a coordenadora do Núcleo, Flávia Meziara, é importante sensibilizar os alunos e o corpo docente, além da sociedade como um todo, sobre os problemas atuais e criar um debate sobre o assunto. “Nosso objetivo com esse colóquio é despertar os estudantes para um olhar humanista sobre tais questões”, comenta.
Programação
Abordando problemas atuais da sociedade, o II Colóquio Regional de Direitos Humanos começará, nesta terça-feira (6/10), às 19h30, com a palestra “Crise humanitária na Europa: entre contradição e hipocrisia”, da palestrante Laís Azeredo, com a mediação do professor Bruno Lotério, do Curso de Relações Internacionais do centro universitário.Laís Azeredo é internacionalista pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba). Atua na Cáritas Arquidiocesana de São Paulo (Centro de Referência para Refugiados). Ela coordena a área temática “Direitos Humanos, Migrações e novas subjetividades do Neai (Núcleo de Estudos e Análises Internacionais da Unesp – Universidade Estadual Paulista).Já na quarta-feira (7/10), às 19h15, o evento será iniciado com o Sarau Preto, com declamação de poesias escritas por participantes do Centro Cultural Quintino II. Também haverá uma mesa redonda, das 19h35 às 22h30, com o tema “O sistema de cotas raciais: conhecer para debater”, com a participação dos palestrantes Ana Almeida, vice-presidente estadual e presidente regional da Unegro (União de Negros pela Igualdade); e Claudio Luiz da Silva, filósofo, professor de Filosofia e de Sociologia, ex-interno da antiga Febem (Fundação do Bem-Estar do Menor), hoje Fundação Casa, de 1978 a 1993; e mediação de Mônica Agda Alário, professora do Moura Lacerda.Denis Santos, ex-professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo e membro do Cine Foto Clube de Ribeirão Preto, abordará os direitos e os deveres da sociedade na palestra “A fotografia e os Direitos Humanos: diante da dor dos outros”, na quinta-feira (8/10), das 19h30 às 21 horas. Em seguida serão anunciados os vencedores do 1º Concurso de Fotografia do núcleo, que tem o mesmo tema da palestra de Santos.
Sobre o Núcleo de Direitos Humanos
O Núcleo de Direitos Humanos do Centro Universitário Moura Lacerda foi inaugurado em 27 de outubro de 2014 e é coordenado por Flávia Meziara. Entre seus objetivos estão desenvolver programas e projetos na área de ensino, pesquisa e extensão, receber denúncias e fazer encaminhamentos, todas observando o devido sigilo de informações e dados e contribuir para a formação e a capacitação em cidadania e direitos dos cidadãos. O Núcleo tem seus docentes e estudantes como foco de suas atividades. Ele também amplia suas atividades para a sociedade, em geral, especialmente para as vítimas de discriminação e da violação dos direitos de membros da sociedade.
SERVIÇOEvento: II Colóquio Regional de Direitos Humanos do Centro Universitário Moura Lacerda.Datas: 6, 7 e 8 de outubro (terça a quinta-feira).Local: Auditório “Ilka de Moura Lacerda” – Sede do Centro Universitário Moura Lacerda.Endereço: Rua Padre Euclides, 995, Campos Elíseos – Ribeirão Preto (SP).
 
Contatos: Milagre do Verbo Agência de Comunicação.Fones corporativos: (16) 3941-6921   |   3443-3443   |   3236-6249   |   9-9201-7887Isabella Grocelli (16 – 9-9767-2004) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).E-mails: isabella.grocelli@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br.Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: isagrocelli