Engenheiro Civil, professor, palestrante e escritor. As múltiplas funções descrevem José Roberto Romero, diretor Superintendente da Neomix Concreto, de Ribeirão Preto, e Superintendente da Ultratech Concreto, de São Paulo. A energia para dar conta de todas as tarefas vem do instinto visionário e da determinação pessoal. “Sempre agarrei todas as oportunidades da vida. Já fui cobrador, feirante, frentista de posto de gasolina. Sei que todos esses momentos me tornaram o que sou hoje. A partir deles conheci pessoas, tive inúmeras experiências e me realizei profissionalmente”, diz.

Romero é formado em Engenharia Civil, em 1977, pela Instituição Moura Lacerda. A inspiração para a escolha do curso teve uma ajuda familiar. “Com 17 ou 18 anos, é muito difícil saber o que pretendemos seguir como carreira. Felizmente, não tive essa dificuldade por causa do meu primo, Reinaldo Setti. Também engenheiro civil, ele me ensinou muito e me despertou esse olhar para a área”, ressalta. O profissional iniciou a graduação na FEB (Fundação Educacional de Barretos), mas voltou a Ribeirão Preto para permanecer próximo à família.

Sua história com o Moura Lacerda vai além da graduação. Durante todo o curso, ele atuou como monitor da disciplina de Materiais de Construção, ministrada pelo professor Marcos Agnesini. A função fez com que ele conquistasse o título de professor-assistente, concedido, na época, pelo MEC (Ministério da Educação). Em 1978, tornou-se Engenheiro de Segurança do Trabalho, também pela instituição. Atualmente, é professor da primeira turma de Pós-graduação em Gestão de Edificações e Novas Tecnologias na Construção Civil do Centro Universitário.

 

Carreira

 

Apreciador das áreas de tecnologia e pesquisa, Romero foi estagiário do Laboratório EPT (Engenharia e Pesquisas Tecnológicas), de São Paulo, durante o último ano de curso. “Trabalhava nos meses de férias e, no período letivo, ia para a Capital nos finais de semana. Viajava muito, mas foi um grande aprendizado”, conta. No currículo, o engenheiro se destaca por atuações em empresas referências no ramo, como a Pentágono Serviços de Engenharia Civil e Consultoria; Engemix, negócio de concreto da Votorantim Cimentos; Leão e Leão Ltda, entre outras. Nelas, ocupou cargos de gerência e diretoria.

O início da carreira como tecnologista de concreto e de solos fez com que Romero abrisse seu próprio negócio. Em 2010, junto ao sócio Luiz Cláudio Leão, montou a Neomix, companhia especializada em serviços de concretagem. Recentemente, terminou o processo de criação da segunda empresa, a Ultratech – Dosagem Tecnológica de Concreto, com sede em São Paulo.

 

Atividades complementares

 

A área acadêmica também conquistou o engenheiro. Além do Moura Lacerda, ele atua, ainda, em pós-graduações de outras instituições de ensino de Ribeirão Preto, participa de bancas examinadoras, ministra palestras em universidades e congressos e possui publicações em livros técnicos do setor. “Vejo todas essas funções como algo bom para minha formação pessoal e para a empresa, pois estou constantemente em contato com novidades, tecnologias e inovações do mercado”, afirma. Para Romero, o conhecimento é uma das ferramentas mais valiosas que um profissional pode ter. “É preciso ir além da graduação e procurar por extensões, especializações, pós ou minicursos. É um diferencial de destaque no currículo”, conta.

José Roberto Romero foi escolhido pela Aeaarp (Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto), Engenheiro do Ano de 1994. Também possui o título de Cidadão Emérito, outorgado pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto. Atualmente, escreve um livro sobre propriedades do concreto. Amante da fotografia, ele conta que deseja, no futuro, realizar uma mostra. “É um hobby que adotei. Gosto de registrar imagens relacionadas à engenharia e que me chamam a atenção pela particularidade”, conclui. Já o gosto pela música o levou a fazer aulas de saxofone, ministradas pelo saxofonista, arranjador, compositor e produtor ribeirão-pretano, Jorge Nascimento.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3941-6921   |   3443-3443   |   3236-6249   |   9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. – Snapchat: milagredoverbo