35° Desfile do Projeto Integrado do Curso de Moda do Moura Lacerda reuniu de peças all size a calçados para drags e trans
Formandos e formandas do Curso de Moda do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), realizaram, no dia 24 de novembro, o lançamento de suas coleções experimentais, criadas ao longo de 2022 como requisito para a conclusão da graduação. Foram apresentadas peças e seus diferenciais, como o uso do tecido moletom e moletinho para maior conforto e versatilidade, além de uma marca voltada, exclusivamente, ao setor calçadista, com produtos focados no público drag queen, transexuale crossdresser.
“O projeto é esperado, todos os anos, por alunos, professores, coordenadores, famílias, amigos e profissionais da área. Ele marca a transição da universidade para a introdução dos estudantes no mercado de trabalho. As marcas Letom e Yukê, cada uma com conceitos e públicos diferentes, foram as protagonistas da noite”, ressalta Juliana Bononi, coordenadora do Curso de Moda do Moura Lacerda. O 35° Desfile do Projeto Integrado aconteceu no Garden Village.
Marcas e coleções
Representante da Letom, Thifany Victória diz que a coleção “Danxia: o poder das cores” foi inspirada nas montanhas arco-íris da China e produzida com tecidos em moletom e moletinho, que possibilitaram peças ideais para serem usadas em qualquer ocasião. “Nós queremos preencher essa carência no mercado de moda confortável, além de buscarmos quebrar esse conceito de que o moletom é uma roupa usada somente em casa”, salienta. Além da Thifany Victória, a marca foi idealizada e construída pelos alunos Yasmin Xavier, Júlia Escobar, Tainá Carneiro, Camila Galassi e Ramon Costa.
Inspirada em bordão da cantora Pabllo Vittar, a Yukê apresentou a coleção “Grita”, trabalhando uma linha de calçados com numeração estendida do 36 ao 44. “Nós customizamos sapatos para drag queens, crossdressers e transexuais. Notamos essa lacuna no mercado, principalmente quando falamos em números maiores, e trabalhamos para apresentar peças bonitas, adornadas, ousadas e sofisticadas para as pessoas que estão fora do que é considerado ‘padrão’ pela sociedade”, explica Carolina Marçal, representante da marca. Seus colegas de sala e parceiros na marca são Arieli Pelegrino, Laura Parizi, Gustavo Cerqueira e Rayssa Freitas.
Projeto Integrado
“O Projeto Integrado é uma atividade que reúne todas as disciplinas que os alunos estudaram ao longo do curso todo. O trabalho consiste em abrir uma empresa fictícia, fazendo desde a pesquisa de mercado até o lançamento da coleção em um desfile de moda. Esse também é um momento no qual os estudantes aprendem a conviver com as diferenças de cada um, a respeitar os limites e trabalhar em equipe”, ressalta Juliana Bononi.
“Saber ouvir a nova geração é muito importante. Na medida em que o tempo passa observamos que os jovens vêm com demandas novas que nós não podemos ignorar. Tudo faz parte do mercado da moda. Para quem tem criatividade e disciplina para viabilizar os projetos o céu é o limite. A cada ano ele se mostra mais dinâmico, apresentando coleções umas mais diferentes das outras”, conclui a professora Leda Braga, coordenadora do Projeto Integrado.
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