1 – Formule e reformule a ideia inicial
Muitos negócios vieram de ideias de sucesso que já existiam, assim como muitos empreendimentos inovadores deram errado. Para identificar uma ideia promissora são necessárias intensa pesquisa e análise.
2 – Busque ajuda de setores especializados
Procure profissionais e entidades públicas e privadas, com experiência e especialização, que poderão auxiliar você e seu negócio com dados e informações importantes. Isso será fundamental para criar uma base e aprender soluções para os problemas e maneiras de não causá-los.
3 – Faça perguntas sempre
Questione sua ideia. Perguntas como “Qual o meu mercado?”, “As pessoas precisam do meu produto ou serviço?”, “Quais diferenciais eu posso oferecer?” “Quais os riscos do mercado?”, “Meu negócio tem potencial de crescimento?” e “Esta ideia terá valor diante da concorrência?” são muito importantes.
4 – Não espere a perfeição
Falhas e dificuldades são partes do processo de criação de um negócio. Prepare-se pare os obstáculos e use seus recursos, tanto financeiros como mentais, primeiramente, para testar sua ideia.
5 – Conheça seu público-alvo
É necessário conhecer a fundo o consumidor do seu produto ou serviço para que investimentos como localização e pontos de venda, Marketing e Publicidade tenham eficácia e não sejam dinheiro desperdiçado.
(Dicas do Curso de Administração do Centro Universitário Moura Lacerda – Ribeirão Preto-SP)