A Instituição Universitária Moura Lacerda , com pesar, rende homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, falecido nesta quarta feira (05), aos 104 anos, no Rio de Janeiro.
A história da Instituição com o arquiteto remonta à década de 1970, quando o fundador, Dr. Oscar de Moura Lacerda fez o convite para que Niemeyer, do seu recém inaugurado escritório em Paris, realizasse o projeto arquitetônico da Unidade II – Campus, na cidade de Ribeirão Preto. À época, Niemeyer já vislumbrava todas as possibilidades daquela área de mais de 100 hectares por onde já passaram milhares de alunos, docentes e visitantes que, com olhar fascinado, sempre externam a sensação de beleza e harmonia que os arcos, característica marcante da obra, despertam aos que se dão ao prazer de, por alguns instantes, parar e observar o projeto.
“O problema da Universidade Moura Lacerda nos atrai pelas características de simplicidade e economia que apresenta. Encontrar a forma compacta e econômica, o detalhe simples, os acabamentos apropriados e, no caso, a tarefa principal do arquiteto. É isso nosso interesse particularmente, pois sentimos que a convicção e o idealismo também estão presentes. Oscar Niemeyer. Paris, 20/02/72.”
Mais do que o projeto arquitetônico, Oscar Niemeyer e sua equipe contribuíram para o desenvolvimento e elaboração de uma filosofia de trabalho e ensino da Arquitetura para tradicional curso de Arquitetura e Urbanismo do Moura Lacerda.
A grandiosidade da sua obra é tamanha que, ainda que de proporções modestas, se comparado a Brasília ou ao Memorial da América Latina, em São Paulo, o seu projeto e sua contribuição nos faz sentir orgulho de poder dizer que nossa história levará, para sempre, um pouco da história de Oscar Niemeyer! Abaixo, um dos croquis de Niemeyer, parte do projeto do Campus:
Os arcos são características marcantes do projeto. Abaixo, um croqui e uma foto atual de um dos blocos da Unidade II – Campus: