O curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” – Especialização em Psicopedagogia- é oferecido a graduados em nível superior em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Letras e áreas afins. Este curso contribui para o aperfeiçoamento dos discentes, capacitando-os também para o exercício de uma nova modalidade profissional.
Objetivos
O curso de especialização em psicopedagogia tem como objetivo capacitar profissionais especializados na área, promover sua atualização pedagógica e propiciar uma reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida nas escolas, identificando o papel da psicopedagogia no processo de aprendizagem dentro da instituição escolar. O curso também visa à formação de profissionais que sejam aptos a avaliar e intervir junto às questões do processo de ensino-aprendizagem, sobretudo das dificuldades de aprendizagem na área clínica aplicada a Neuroaprendizagem. Assim, o futuro profissional será capacitado a reconhecer e atuar nas sucessivas etapas de construção do conhecimento, considerando o papel da escola e da interação social neste processo. Como:
- Identificar o objeto de estudo da Psicopedagogia;
- Apreender o significado da aprendizagem em suas dimensões cognitiva, afetiva e social;
- Identificar o âmbito de atuação do psicopedagogo;
- Caracterizar a atuação preventiva e terapêutica do psicopedagogo;
- Caracterizar as teorias envolvidas no processo da aprendizagem e relação professor-aluno;
- Caracterizar os distúrbios de aprendizagem mais comumente encontrados no contexto escolar;
- Identificar a problemática referente ao fracasso escolar em relação ao aluno à escola;
- Capacitar o aluno a planejar, executar e avaliar eticamente sua atuação enquanto
Público Alvo
O Curso é destinado, principalmente, a profissionais da área da saúde e educação – pedagogia e licenciaturas, psicologia, serviço social, fonoaudiologia e terapia ocupacional – podendo ainda atender pessoas ligadas à prática educativa em geral.
Módulos
MÓDULO I
- Atuação do Psicopedagogo clínico e institucional e os Fundamentos de Psicopedagogia: Da educação infantil ao ensino superior
- Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
- Alfabetização e Letramento: Aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita
- Oficina de jogos e brincadeiras de alfabetização e letramento.
- Processos de raciocínio e pensamento lógico matemático
- Oficina de jogos e brincadeiras de matemática
- Desenvolvimento socioafetivo e implicações na aprendizagem
- Psicopedagogia na Inclusão: Deficiências, transtornos, distúrbios e síndromes.
- O uso das tecnologias aplicadas a educação : A TIC como aliada ao trabalho docente
- Diagnostico, Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Institucional
- Estagio supervisionado Institucional – Prático
MÓDULO II
- Fundamentos da neurociência, processos cognitivos e aprendizagem
- Bases Neuropsicopedagogicas da Aprendizagem : Didática
- Neuropsicopatologias e Neurociências
- Aplicadas à Educação
- Neuropsicomotricidade: desenvolvimento e aprendizagem
- Instrumentos avaliativos e neuropsicológicos
- Diagnostico, Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Clínica
- Estagio Supervisionado Clinico – Prático
Coordenador: Profa. Ma. Carla Damasceno
Informações:
Telefone: (16) 2101-1096.
E-mail: informacoespos@mouralacerda.edu.br