O curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em pós-graduação em AEE – Atendimento Educacional Especializado é oferecido a graduados em nível superior extensivo a diversas modalidades de formação. Além de contribuir para o aperfeiçoamento profissional dos Graduados, o curso visa também capacitar os alunos para atuarem como profissionais na área de educação especial/inclusiva.
Objetivo
- Formar profissionais das várias áreas do conhecimento capacitados para o desempenho das atividades docentes no século 21. Atuar de forma competente com ética e consciência política reconhecendo a importância da educação no processo de transformação social e inclusivo;
- Reconhecer as dimensões do Trabalho Docente a partir da análise crítica do contexto de suas práticas educativas, de modo a ampliar sua competência no âmbito ensino aprendizagem, metodológica e reflexiva na ação de ser professor em atendimento educacional especializado;
- Refletir sobre a profissão docente e sobre os pressupostos filosóficos, sociólogos e pedagógicos que a norteiam. Identificar e analisar as condições técnico-pedagógicas que favorecem a atuação docente, incluindo as novas tecnologias de informação e comunicação na área de educação inclusiva;
- Desenvolver atividades de planejamento, adaptação curricular e avaliação processual no cotidiano da docência dando ênfase ao desenvolvimento de competências;
- Participar da gestão educacional através da elaboração de Projetos, avaliação institucional e colegiados acadêmicos;
- Compreender a sala de aula como um espaço dinâmico de ensino e pesquisa, sob a ótica contemporânea da educação inclusiva;
Ao final desta etapa o aluno terá adquirido habilidades para desenvolver um plano docente voltado para sua área de formação inclusiva.
Público Alvo
Graduados em geral, Pedagogos e profissionais com formação acadêmica em nível superior que pretendam desempenhar atividades docentes, Profissionais e/ou técnico ou atuar como coordenadores a assessores educacionais na modalidade de educação especial/inclusiva.
Conteúdo programático
-Panorama histórico das pessoas com deficiência
– Educação Especial na perspectiva da educação Inclusiva
– Bases legais da inclusão internacional e brasileira
– Profissionalização e lei de cotas
– A Formação de Professores para a Educação Inclusiva e AEE
– Alunos com Deficiência Intelectual
– A inclusão de alunos com deficiência visual na escola
– Deficiência auditiva e LIBRAS
– Alunos com deficiência Física: características e conceitos
– Altas Habilidades e Superdotação
– TEA – Transtorno do Espectro Autista
– Diversidade na Aprendizagem: Alunos com Transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositivo Desafiador (TOD)
– A Sexualidade do Indivíduo com Necessidades Especificas
– Salas e modalidades de ensino: Recursos e Atividades para o AEE em Salas de Recursos Multifuncionais e Centros de Atendimento Especializados
– Adaptações curriculares para alunos com deficiência e/ou necessidades especificas
– O Papel da Escola na inclusão, socialização e na construção da cidadania
– Tecnologias Assistivas: A Adaptação do Material Tecnológico às Necessidades Especificas
– Comunicação Alternativa: da teoria á pratica
– A intervenção da psicologia no processo de formação dos profissionais que atuam na educação inclusiva
– Medicalização escolar: A interface entre saúde e educação
– Recreação adaptada para alunos com deficiência ou necessidades especificas
Coordenação: Profa. Ma. Carla Damasceno
Informações:
Telefone: (16) 2101-1096.
E-mail: informacoes@mouralacerda.edu.br