Pré – Requisitos:
Graduação completa.

Certificação:
Os participantes que concluírem o curso receberão um Certificado assinado pelas instituições IBM e ENS.

Ambiente: 
Sala do Futuro

Carga horária: 24 horas

Turnos: quartas feiras, das 19h às 21:45


Apresentação do curso:

Este curso aborda uma experiência em gestão relacionada a sistemas de segurança que entendam, raciocinem, aprendam e reajam pró-ativamente às ameaças cibernéticas. As organizações de todos os setores enfrentam níveis incontroláveis de ameaças cibernéticas provocadas pelo cenário global em constante mudança. A estratégia ideal para responder a essas ameaças é tornar a segurança parte integrante da cultura e da estrutura geral das organizações, de forma a ajudá-las a se prepararem melhor para sua transformação digital na era da quarta revolução industrial.

Composto por uma parte teórica e uma parte prática, fomentando a constante interação dos alunos, o curso compreende uma combinação única de habilidades técnicas e do mundo real da segurança cibernética, proporcionando a conscientização sobre o impacto das ameaças à segurança cibernética nos principais setores e regiões geográficas.

Por que fazer esse curso?

O curso vai despertar e conscientizar gestores sobre o tema, desenvolvendo suas habilidades de análise das vulnerabilidades e participação das ações de segurança, que depende de todos, além dos responsáveis técnicos de Segurança da Informação.
O volume de negócios perdidos em ataques cibernéticos: Empresas que não preparam suas culturas e estruturas para a construção de resiliência cibernética podem perder, segundo a consultoria americana Gartner (2020), um total de 8 trilhões de dólares. Além do custo financeiro, há o risco legal por brechas de cyber segurança, devido à implantação da LGPD no Brasil e o seu equivalente europeu, o GDPR. A maior lacuna neste mercado se deve à falta de profissionais qualificados para a construção de uma cultura de cyber segurança em seus respectivos negócios.
Investimento das áreas de TI no tema nos últimos anos: Segundo o IDC Brasil (International Data Corporation Pesquisa de Mercado e Consultoria Ltda), o mercado de TI deve crescer 5,8% no Brasil, impulsionado pelo crescimento do mercado de nuvem e software, até 2021. A IDC prevê que os investimentos em TI aumentarão 10%, principalmente em hardware, software e serviços. Na América Latina, o software deve ser responsável por 18% dos investimentos, serviços de TI por 22% e hardware por 60%. Já o setor de nuvem pública deve registrar crescimento de 46,7% entre 2019 e 2023.

Objetivo:

• Analisar as principais indústrias e tendências.
• Descobrir por que os criminosos de Cyber Security estão mudando suas técnicas para obter lucros ilegais.
• Determinar quais etapas você pode executar para proteger sua organização contra essas ameaças: ferramentas e processos internos de conscientização.
• Conhecer as ferramentas indicadas para proteção da empresa quanto à Segurança da Informação.
• Conhecer as soluções corporativas de segurança de ponta em alta demanda.
• Conhecer práticas do mundo real em metodologias e estruturas críticas de modelagem de ameaças.
• Participar de cenários de representação de laboratórios de Cyber Security.
• Conhecer as alternativas de transferências de risco através de seguros ou de outras formas.
• Conhecer as legislações que afetam o mundo da SI: LGPD, GDPR etc.

Execução e metodologia do curso:

Com carga horária de 24 horas, o curso Cyber Security para Gestores será 100% online com aulas ao vivo. As aulas acontecerão nas quartas feiras, das 19h às 21h45.
As disciplinas serão ministradas através da plataforma de ensino da Sala do Futuro, somada a utilização de ferramentas de suporte à aprendizagem do ambiente virtual da ENS, principalmente por meio de atividades de fóruns de discussão e disponibilização de conteúdos e cases para resenhas e debates síncronos.
A metodologia e dinâmica do curso preveem as seguintes atividades na Sala do Futuro:
Palestras (vídeos e podcasts) com especialistas da área; • Utilização de Mapas Mentais: utilizando ferramentas de construção de mapas mentais, os alunos poderão organizar a estratégia de suas empresas/equipes de forma a comunicar os passos necessários para a construção de uma cultura voltada a Cyber security; • Ciclo de debates: permite que os alunos organizem suas ideias e estejam prontos a defendê-las de forma a criarem um clima de transformação digital importante para suas equipes; • Estudos de Casos reais com simulação de ataques e quebras de segurança, e com utilização de softwares específicos para construção de soluções; • Role Playing: os alunos terão a oportunidade de vivenciar os papeis de segurança desempenhados por analistas reais, de forma a detectar ameaças em seus negócios, com a ajuda dos professores, em dinâmicas durante as aulas. • Visitas técnicas (virtuais). • Prototipação: construção de um protótipo de gestão de segurança cibernética com o objetivo de melhorar a experiência do usuário (UX).

Material didático:

No início de cada módulo, o material didático produzido pelos docentes para cada disciplina será disponibilizado no ambiente EAD. O conjunto de slides e apostilas estará em formato PDF.
Caberá aos alunos, se assim desejarem, imprimirem o material de cada disciplina para acompanhamento das aulas.

Ambiente EAD:

O ambiente foi criado com o objetivo de disponibilizar diversas atividades de interação e comunicação, tais como:
Informações e referências importantes do curso (manual do aluno, regulamentos, horário etc.); • Encaminhamento e postagem de avisos; • Disponibilização dos conteúdos trabalhados pelo docente em sala de aula; e • Ferramentas de comunicação com a coordenação do curso.

Avaliação

Para ter direito à certificação, o aluno deverá cursar com assiduidade e obter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na carga horária total do curso. A frequência será apurada considerando o acesso e participação nos encontros ao vivo.