Apresentação:
A avaliação institucional do Centro Universitário proporciona um acompanhamento permanente das várias esferas da vida acadêmica, como: ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativa.
Em consonância com a realidade atual, este projeto entende a avaliação como um instrumento de natureza democrática e participativa, capaz de auxiliar a Instituição e os indivíduos a concretizarem seus objetivos, garantindo um caráter de confiabilidade aos projetos propostos e em desenvolvimento.
Objetivos:
O Programa de Avaliação Continuada do Centro Universitário Moura Lacerda tem como objetivo mais amplo oferecer instrumentos de acompanhamento, análise e avaliação de todas as funções e atividades de apoio técnico e administrativo que subsidiem o processo de desenvolvimento institucional e o estabelecimento de práticas, diretrizes e estratégias para o cumprimento da missão desta Instituição, ou seja, ser uma organização de ensino, pesquisa e extensão voltada para a realidade local e regional.
De forma mais específica, a avaliação no Centro Universitário Moura Lacerda se propõe a:
- sensibilizar constantemente a comunidade acadêmica para a construção de uma cultura avaliativa visando à melhoria da qualidade na Instituição e à prestação de contas aos alunos, seus pais e à sociedade em que a Instituição Moura Lacerda está inserida;
- elaborar um diagnóstico permanente das atividades curriculares e extracurriculares (funções de ensino, pesquisa, extensão e suas formas de gestão), objetivando a orientação pedagógica dos cursos e a definição de uma concepção de excelência acadêmica a ser alcançada;
- propor mudanças no projeto pedagógico, ouvindo os alunos, professores e funcionários técnico-administrativos, incentivando-os a participar ativamente do processo avaliativo;
- estruturar um Banco de Dados Acadêmico-Institucional para socializar o fluxo de informações relevantes do Centro Universitário Moura Lacerda.
Procedimentos metodológicos:
Considerando-se que a Avaliação Institucional no Centro Universitário Moura Lacerda é tanto interna quanto externa, o universo da pesquisa, em sua dimensão interna, é composto por docentes, corpo técnico-administrativo e discentes. Já o universo da avaliação externa é constituído por egressos do ensino superior (graduação e seqüenciais), pós-graduandos e pós-graduados, elementos da sociedade, representados pelos usuários das atividades de pesquisa e extensão, e representantes do mercado de trabalho.
Avaliação Interna:
A avaliação interna, no Centro Universitário Moura Lacerda, consistirá em momentos de reflexão da Instituição sobre suas diversas dimensões e cursos, desencadeando um processo de auto-avaliação que envolverá a realização de diversos subprojetos de avaliação. A perspectiva é que, considerando-se um conjunto de indicadores e inferências, a Instituição possa analisar os vários dados de forma a qualificá-los, gerando relatórios que reflitam a percepção de si mesma.
Considerando-se que a Avaliação Institucional envolve diferentes dimensões, o Centro Universitário Moura Lacerda optou por iniciar o processo de avaliação pelo ensino de graduação, incluindo, nos instrumentos e indicadores, aspectos relativos ao conjunto da Instituição.
Tal etapa deverá abordar:
Avaliação qualitativa dos Cursos:
- Auto-avaliação;
- Avaliação do desempenho do curso;
- Pontos positivos e negativos;
- Relatório de Avaliação.
Avaliação do corpo docente e discente.
Avaliação do projeto pedagógico do curso:
- Interdisciplinaridade;
- Enfoques curriculares. Interação teórico-prática: integração das atividades de pesquisa e extensão às práticas curriculares;
- Indicadores como: índices de evasão, repetência, tempo médio de integralização do curso, índices de ocupação, etc;
- Resultados: capacidade dos concluintes, qualidade do curso e análise comparativa.
Avaliação das disciplinas:
- Objetivos das disciplinas;
- Plano de ensino;
- Bibliografia;
- Atividades práticas;
- Recursos humanos e infra-estrutura (condições técnicas);
- Avaliação (instrumentos e conteúdos).
Avaliação da infra-estrutura e do desempenho técnico-administrativo.
Avaliação da Gestão universitária:
- Colegiados – CEPEX – CONSU – Câmaras de Graduação – Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão;
- Coordenação – Reitoria – Mantenedora.
Os procedimentos metodológicos adotados para o desenvolvimento da Avaliação Institucional compreenderão, para todos os projetos propostos na avaliação interna, as seguintes etapas:
- Preparação/ Sensibilização;
- Aplicação;
- Diagnóstico/Análise;
- Discussão;
- Divulgação;
- Reavaliação;
- Realimentação e Difusão.
Avaliação Externa:
O Centro Universitário tem passado e continuará passando por constantes avaliações externas, realizadas pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC e por outros agentes externos. Serão de fundamental importância para a Instituição os resultados do Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes – ENADE que delineou o desempenho dos estudantes, das visitas das comissões designadas pelo MEC para análise das condições de oferta de cursos, reconhecimento de cursos e recredenciamento do Centro Universitário.
A avaliação externa do Centro Universitário, realizada por outros agentes externos que não o MEC, deverá compor uma comissão (externa) formada por especialistas de outras universidades, empregadores, ex-alunos e representantes de associações de classe. A comissão externa fará uma análise dos resultados da avaliação interna da Instituição, nos seguintes aspectos:
- Corpo docente;
- Corpo técnico-administrativo;
- Corpo discente;
- Infra-estrutura;
- Análise dos currículos dos cursos de graduação;
- Mercado de trabalho;
- Acompanhamento dos egressos.
Avaliação do Processo de Avaliação:
Durante todo o processo de avaliação institucional será realizado um acompanhamento contínuo com o objetivo de identificar os elementos que possibilitarão reformulações do próprio Projeto de Avaliação Institucional. Isso envolverá a necessidade de estudos conceituais e empíricos sobre avaliação, estudos sobre o impacto da avaliação, estudos descritivos da prática de avaliação e estudos empíricos sobre a metodologia de avaliação, constituindo-se em uma área de pesquisa.
Contribuirão para essa avaliação os indicadores obtidos por meio de instrumentos (questionários) apresentados aos participantes do processo com o objetivo de avaliação da avaliação institucional.
Conclusão:
Consideramos que uma avaliação institucional ampla e consistente pode colaborar significativamente na reestruturação do capital cultural e formação de uma cultura de avaliação na comunidade envolvida.
Nesse contexto, torna-se necessário um trabalho contínuo de sensibilização e análise de dados embasada na confiabilidade do processo, visando aumentar a participação da comunidade acadêmica no processo de avaliação, consolidando o Processo de Avaliação Institucional do Centro Universitário Moura Lacerda.
CPA – COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
FALE CONOSCO: cpa@mouralacerda.edu.br