• Público-alvo: Economistas, Engenheiros, Arquitetos e Administradores.
• Local: em meio virtual, pelo sistema TEAMS.
• Avaliações e Material de Apoio: pelo AVA (Moodle).
• Formato: aulas remotas (presença síncrona de professor e alunos) e gravadas.
• Abordagem: aulas teóricas e práticas utilizando planilha eletrônica.
• Avaliação: prova conceitual (50%) e projeto ou trabalho (50%).
• Certificado: aos alunos que concluírem com mínimo de 75% de presença (aferida durante os horários agendados) e avaliação mínima 6,0.
Súmula: AS CONTAS DA EMPRESA: OS DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS: • Balanço patrimonial (BP) – Apresenta a posição patrimonial e financeira da empresa em uma determinada data. • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) – Apresenta o resultado das operações realizadas em um determinado período. • Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) – Apresenta as oscilações ano caixa, incluindo as entradas e saídas de recursos em um determinado período e o resultado dessas entradas e saídas. • EBITDA :Além dos números do Balanço, há um indicador fundamental para analisar o desempenho de uma empresa, além do faturamento (ou receita) e do lucro. • Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization (EBITDA) – ou Lucros Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. INDICADORES DE RENTABILIDADE DE UMA EMPRESA: • Retorno sobre Patrimônio Líquido (Return On Equity – ROE). • Retorno Sobre o Capital Investido (Return on Invested Capital – ROIC). INDICADORES DE EFICIÊNCIA DE UMA EMPRESA: • Margem Bruta = calculada dividindo-se o Lucro Bruto pela Receita Líquida. • Margem Líquida = calculada dividindo-se o Lucro Líquido pela Receita Líquida. • Margem EBITDA = calculada dividindo-se o EBITDA pela Receita Líquida. INDICADORES DE LIQUIDEZ DE UMA EMPRESA: • Liquidez corrente. • Liquidez seca. • Liquidez imediata. INDICADORES DE ENDIVIDAMENTO DE UMA EMPRESA: • Dívida Líquida. • Dívida Líquida/PL. • Dívida Líquida/EBITDA; CONCEITOS DE FINANÇAS CORPORATIVAS: CUSTO DE OPORTUNIDADE, PAYBACK, VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL); TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR). O CUSTO DE CAPITAL: O CAPITAL ASSET PRICING MODEL (CAPM); CUSTO DO CAPITAL PRÓPRIO; CUSTO DO CAPITAL DE TERCEIROS; Custo ponderado do capital (Weighted Average Capital Cost – WACC). MÉTODO DO VALUATION: • Valuation por fluxo de caixa, que analisa os resultados futuros da empresa. CENÁRIOS ECONÔMICOS (PREMISSAS). EXERCÍCIOS.
Objetivos: O objetivo desse curso é responder a pergunta: “Quanto vale uma empresa?” Este questionamento pode ser respondido por uma boa Valuation. O termo Valuation significa “Avaliação de Empresas”. Ele consiste no processo no qual se estima o valor real de uma empresa, também chamado de valor justo ou valor intrínseco.
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