Semana Juridica_Diurno noturno (7)

A tradicional Semana Jurídica do Centro Universitário Moura Lacerda chegou à sua 13ª edição em 2016. A atividade aconteceu no auditório da instituição entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro. Um dos palestrantes foi André Menezes, procurador da República em Ribeirão Preto. Ele compartilhou com os participantes alguns casos do Ministério Público Federal no combate à corrupção na cidade. “Não sou habilitado a falar de questões acadêmicas, por isso conto sobre minhas experiências cotidianas. Penso que o processo de aprendizagem se constrói com base em ganchos mentais, dessa forma, acho interessante que o universitário tenha contato com a prática. Sempre acreditei que esse casamento entre prática e teoria deve ser estimulado e é fundamental para a formação profissional”, disse.

Semana Juridica_Diurno noturno (10)

A semana também reuniu especialistas de diversas áreas que abordaram tópicos como o dano existencial na perspectiva labor-ambiental, aspectos dos Direitos Humanos segundo as estratégias de desenvolvimento nacional e internacional, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, ética na advocacia, processo penal como instrumento de política criminal, tendência expansionista dos modelos negociais e a busca da verdade no processo penal.

Semana Juridica_Diurno noturno (16)

Participante ativo de todas as palestras, André Iossi Pessini, do 6º período, disse que “não gosta de deixar dúvidas para depois”. “É uma oportunidade única ter contato com tantos especialistas. Aproveito para perguntar, discutir e expor minha opinião. A Semana Jurídica é muito produtiva para os alunos. Eu, particularmente, venho pelo ‘algo a mais’ que adicionarei ao meu conhecimento’”, salienta. Segundo a coordenadora do curso, Carolina Assed, o foco principal do evento foi abordar e refletir sobre temas que são discutidos na atualidade. “Buscamos profissionais do mercado que possuem experiência e competência para dialogar sobre os pontos escolhidos e aprofundar o conteúdo que discutimos em sala de aula”, afirmou.

Semana Juridica_Diurno noturno (24)

Seminários

A programação da Semana Jurídica do período diurno do Curso de Direito, que possui formato diferente do realizado no noturno, também trouxe uma pluralidade de temas a serem explorados pelos estudantes. Os alunos apresentaram trabalhos conectados ao conteúdo programático das disciplinas, sob a supervisão dos docentes da instituição. Divididos em grupos, eles discutiram pautas como as causas e origens da violência e criminalidade, análise da obrigação de indenização nos casos de abandono afetivo nas relações matrimoniais e paterno-filiais, cultura do estupro, o impeachment de Dilma Rousseff, entre outras. A atividade aconteceu nos dias 31, 1º e 2 de setembro, no Auditório “Ilka de Moura Lacerda”.

Semana Juridica_Diurno noturno (22)
Maria Helena Dias, do 6º período, acompanhou as apresentações de trabalhos pela manhã e as palestras no período da noite. Para ela, o evento é uma ótima oportunidade para quem gosta de buscar o conhecimento. “Com os trabalhos, os alunos desenvolvem pesquisas e se aprofundam em determinados temas. Já com os especialistas, podemos ouvir experiências e ficar ainda mais instruídos”, ressaltou. Além da participação de professores e funcionários, as atividades também contaram com o auxílio da coordenadora do NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas), Soraia Achicar, que elogiou o desempenho dos estudantes. “Percebemos um profundo comprometimento de todos. Queremos parabenizá-los”, concluiu.

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. – Snapchat: milagredoverbo